Faça você mesmo: avião com caixa de papelão

Brincar com as crianças é sempre um momento único, para eles e também para nós. Mas, e se você ampliar a experiência e, além de brincar, também ajudar o seu filho a construir o próprio brinquedo? O avião com caixa de papelão é uma dessas ideias, e pode ser feito de um jeito bem fácil, divertido e sustentável.

Antigamente, era comum encontrar brinquedos feitos pelas mãos das próprias crianças com materiais de reaproveitamento, em uma relação muito diferente das que temos hoje com o brincar. A confecção do objeto, feita à mão, traz novo sentido à brincadeira.

Se essa tarefa for realizada na companhia dos pais, avós ou algum familiar querido, melhor ainda! Para a formação da criança, esse momento representa muito: reforça os laços e transforma a diversão em um momento de afeto e proximidade.

Agora, conheça o passo a passo e prepare-se, pois construir um avião com caixa de papelão vai ser mais fácil do que você pensa.

Como fazer um avião com caixa de papelão?

Antes de mais nada, é preciso deixar a imaginação voar (estamos falando de um avião, afinal). A montagem do brinquedo é simples. Confira a lista dos materiais utilizados:

  • Caixa de papelão (prefira um papelão mais fino, como o da caixa de cereal matinal)
  • Rolo de papel higiênico
  • Tesoura
  • Fita adesiva
  • Estilete
  • Lápis e borracha

 

itens para fazer avião papelão

 

  1. Na caixa de papelão desmontada, desenhe com o lápis as principais estruturas do avião: asas dianteiras (mais largas), asas traseiras (menores) e a hélice.
  1. Use a tesoura para recortar as peças do avião.
  1. Com o rolo de papel higiênico posicionado na vertical, use o estilete para fazer cortes com a mesma largura das asas. O objetivo é encaixar as asas dianteira e traseira, transpassando-as pelo rolo de papel. Calcule a distância entre elas, lembrando que ambas as asas devem estar entre o centro e a extremidade do rolo.
  1. Encaixe as asas. Caso estejam soltas demais, use a fita adesiva para deixá-las mais firmes.
  1. É a vez da hélice. Use a fita adesiva para fixá-la à ponta do rolo de papel higiênico, na parte da frente do avião (logo antes das asas dianteiras).
  1. Montagem finalizada, agora é com as crianças. Use canetinhas e tinta para decorar o avião como preferir. Para deixar a brincadeira mais legal, vocês podem pesquisar modelos de aviões antes de começar a montagem, e criar à vontade.
  1. Terminou de decorar o brinquedo? Coloque-o para voar e divirta-se!

Outros brinquedos de sucata para você fazer com as crianças

Assim como o avião com caixa de papelão, outros brinquedos também podem ser feitos de sucata. Em geral, os processos de criação são rápidos e podem ser feitos quase integralmente pelas crianças.

Ao incentivar a montagem de brinquedos de sucata, você ensina ao seu filho ou filha a importância dos 3 R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar o lixo. Com isso, aquilo que poderia ser lixo ganha vida nova e a oportunidade de divertir as crianças por muito e muito tempo.

Quer mais ideias? Confira um passo a passo rápido de alguns brinquedos que podem ser feitos com embalagens de produtos que você sempre tem em casa.

  • Telefone sem fio

Um clássico das brincadeiras, o telefone sem fio é fácil e muito rápido de ser feito. Você só precisa de dois potes de iogurte e barbante. A montagem é simples: fure os dois potes de iogurte no centro e fixe cada ponta do barbante (que pode ter o tamanho que você preferir) no furo dos potes. Está pronto!

duas crianças brincando de telefone sem fio

  • Boliche

Algumas garrafas pet vazias se transformam em um divertido boliche para as crianças. Numere as garrafas (são necessárias pelo menos cinco, mas o ideal são nove) para ajudar na identificação dos pinos e contagem dos pontos. Decore como preferir com fita adesiva colorida ou canetas permanentes. Na hora do jogo, lembre-se de providenciar uma bola pequena (pode ser uma bolinha de plástico ou até mesmo de tênis).

boliche para crianças com garrafas pets

  • Robô

O robô de sucata é mais um clássico dos brinquedos sustentáveis. A graça da brincadeira está na criação. Separe algumas embalagens, como garrafas pet, rolos de papel higiênico ou papel toalha, caixas de pasta de dente e bandejas de isopor. Para a confecção e decoração, use tesoura sem ponta, canetinhas, papel colorido e fita adesiva.

robôs-de-garrafa-pet

  • Pé de lata

Com apenas duas latas, você monta um brinquedo que encanta e deixa as crianças cheias de energia. Separe duas latas grandes (prefira as de leite em pó ou achocolatado), faça dois furos com a ajuda de martelo e um prego, e amarre barbante em cada uma delas para formar os suportes.

Importante: ao definir o tamanho do barbante, leve em conta a altura da criança em relação ao brinquedo. Assim, você não deixa barbante sobrando e evita quedas durante a brincadeira.

Tanto o avião com caixa de papelão quanto os outros brinquedos são ideias sustentáveis e, principalmente, divertidas. Quer outra vantagem? Os brinquedos de sucata divertem também na hora de fazer, aproximando você ainda mais do seu filho ou filha. Prepare os materiais e mãos à obra!

Gostou das dicas? Continue no blog e aproveite todos os nossos conteúdos!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Segurança e conforto para o seu bebê, saiba como utilizar os kits berço!

4 ideias de playground infantil para ter em casa

Próximo