7 atividades para crianças autistas: sensoriais, sonoros e mais

As atividades para crianças autistas ajudam no desenvolvimento físico e motor, na comunicação social, na autoestima e na regulação da rotina dos pequenos. Não à toa, esses exercícios ajudam a melhorar o bem-estar e proporcionam uma vida saudável para as crianças.

De modo geral, essas brincadeiras podem ser feitas por meio de brinquedos sensoriais para crianças autistas, jogos de imitação, atividades físicas, peças de quebra-cabeça, exercícios de escrita e outras alternativas que estimulam o raciocínio dos mais novos — interessante, não acha?

Menino autista sentado brincando com brinquedos sensoriais

No conteúdo de hoje, iremos apresentar 8 atividades para crianças autistas de qualquer idade. Continue rolando a tela e acompanhe!

Atividades sensoriais

A intenção dessas brincadeiras é que as crianças do espectro autista possam associar os momentos prazerosos, divertidos e interessantes com a interação interpessoal. Dessa maneira, entenderão que conectar-se com as outras pessoas não é apenas necessário, mas muito gostoso e divertido.

Confira a seguir algumas brincadeiras sensoriais que podem ajudar a desenvolver a coordenação motora e a interação interpessoal de crianças com autismo:

1. Bolinhas de sabão

Nessa brincadeira, as crianças ficam fascinadas com as esferas flutuantes e, por conta disso, se torna fácil chamar a atenção delas.

A nossa sugestão é que você brinque de criar as bolinhas devagar, usando expressões faciais elaboradas e tons de voz interessantes. Nesse processo, atraia o olhar da criança para seu rosto, aproximando-se das bolinhas. Deixe que ela repita os movimentos e reaja às suas ações.

Menina autista com cabelo enrolado fazendo bolhas de sabão em um campo aberto

2. Pular

Essa alternativa é um sucesso. Afinal, toda criança ama pular! Para a atividade ser tranquila, estabeleça alguns limites de segurança e ajude o seu filho a se sentir seguro, independentemente do ambiente que vocês resolvam brincar.

Com a ajuda da atividade, você ficará mais próximo para interagir com suas expressões faciais.

Atividades Lúdicas

Crianças autistas podem ter diferenças na forma de compreender e expressar as emoções — afinal, cada indivíduo é único e especial. Por isso, existem atividades sobre sentimentos que podem ajudá-los a compreender melhor as emoções que, muitas vezes, podem ser difíceis para eles.

3. Contação de histórias

Em resumo, a contação de histórias oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças autistas, ajudando-as a crescer em várias áreas, incluindo linguagem, comunicação, socialização e cognição.

Nesse caso, você pode contar histórias de livros infantis, desenhos com lápis de cor ou qualquer outra atividade que envolva uma narrativa que prenda a atenção da criança.

pai e filho brincando de fazer sombras com papéis de formatos lúdicos

4. Jogos de adivinhação

Os jogos de adivinhação são mais uma atividade para crianças autistas que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais. Eles atuam na capacidade da criança se expressar, de se comunicar e de interagir com outras pessoas de forma criativa e divertida.

Nessa brincadeira, você pode utilizar diferentes tipos de comidas com cheiros diferentes para a criança cheirar. Pode ser frutas, legumes ou qualquer outro tipo de alimento.

5. Jogos de imitação

Os Jogos e as brincadeiras de imitação são ótimos exercícios para se realizar em família, sendo indicados para aprofundar a conexão entre pais e filhos.

Em crianças do espectro, essa habilidade deve ser construída de maneira voluntária, com muito estímulo e incentivo. Por que não fazer isso de maneira divertida? Essas atividades podem ser essencialmente simples — como imitar um som, um movimento, a maneira de bater em uma almofada — ou mais elaboradas, como aquele velho joguinho de “morto ou vivo”.

Atividades físicas

As atividades físicas para crianças autistas desempenham papel importante para a compreensão social, foco e atenção, estimulação sensorial, estímulo à imaginação, entre outros.

Os esportes podem ser grandes aliados para que as crianças comecem a criar independência e aumentem a sua noção de espaço. Confira os mais indicados:

6. Caminhada

A caminhada é um exercício bem simples e pode ser feito em parques ou, até mesmo, na rua da sua casa. Escolha um tênis adequado para o pequeno ou pequena e comece optando por ambientes mais silenciosos, sem a presença de muitas pessoas ou carros.

7. Natação

A natação, de uma forma geral, além de ser benéfica para as crianças com autismo ao nível dos vários fatores psicomotores, perceptivo-motor, afetivo e social, revela-se também como um importante elemento facilitador da aprendizagem da criança autista.

criança autista com um óculos vermelho nadando na piscina

Leia também: Os três graus de suporte do Transtorno do Espectro Autista.

Dicas gerais para interação com crianças autistas

É comum que crianças autistas sintam dificuldades para gostar de contato físico, normalmente não gostem de compartilhar e possam, muitas vezes, expressar suas emoções em momentos errados. Confira algumas dicas para interagir de maneira adequada com as crianças:

Busque estabelecer um contato visual com o pequeno

No momento de mostrar brinquedos, livros e imagens, aproxime-os do seu rosto e explique tudo com olhos nos olhos, explorando expressões faciais e tons de voz variados.

Seja flexível com as brincadeiras

Não imponha uma forma única de brincar! Brincadeira só é de verdade se for livre, multifacetada e mutável. Permita que a criança te conduza por suas preferências e embarque na fantasia dela, imitando-a e reagindo ao que ela faz — isso incentiva a autonomia e mostra à criança que brincar e interagir é prazeroso. Não coloque ideias próprias sobre a brincadeira o tempo todo!

pai brincando com uma criança autista no chão de uma brinquedoteca

Cuidado com estímulos excessivos

Crianças autistas costumam apresentar menor tolerância aos sons, toques e imagens. Por isso, evite sons muito altos, texturas desagradáveis e imagens muito impactantes. Respeite os limites da criança.

Confira: Desenvolvimento infantil: o que é, tipos e como incentivar.

Não use palavras demais

A atenção dividida dos indivíduos no espectro autista costuma ser menos desenvolvida. Isso significa que é mais difícil para a criança autista ouvir alguém falando enquanto brinca. Por isso, falar muitas coisas em uma só frase também pode ser um pouco chato para o pequeno, fazendo com que ele deixe de prestar atenção em você.

Para aliviar os estímulos verbais e permitir que a criança absorva uma informação por vez, utilize poucas palavras por frase. Para saber quanto dizer, acompanhe o nível de verbalização da criança: para indivíduos que falam apenas uma palavra, use apenas uma palavra em cada momento; se a criança diz duas palavras, use duas palavras também.


Anote todas as dicas e atividades para crianças autistas que você aprendeu no conteúdo de hoje e comece a aplicá-las no cotidiano dos pequenos. No nosso blog, você encontra diversos posts que podem ser do seu interesse, continue navegando e confira os melhores livros para crianças de 3 a 5 anos.

menina com uma blusa verde sorrindo e segurando um coração com as cores do autismo

Até a próxima!

Avalie este post

13 comentários em “7 atividades para crianças autistas: sensoriais, sonoros e mais”

  1. Bom dia.
    Estou começando com um aluno autista, ele tem 3 aninhos. Me sinto insegura, nas quero estabelecer vínculo com ele, sem ser desagradável, e, as dicas são ótimas. Obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

Anterior

Cada coisa em seu lugar! Como manter o quarto das crianças organizado

Mesa montessoriana infantil: 7 modelos para escolher

Próximo