,

Os melhores livros infantis para crianças de 3 a 5 anos

A literatura é e continuará sendo uma excelente ferramenta para o aprendizado e o desenvolvimento infantil. Mesmo quando as crianças ainda não estão alfabetizadas, é possível encontrar livros que ensinam e transmitam mensagens importantes para ampliar a noção e o conhecimento de mundo da galerinha. Adote a parentalidade consciente e inclua a leitura na rotina da família.

A gente sentou, pensou, conversou e debateu com esse assunto em mente. O resultado é este post super descontraído com uma lista dos melhores livros infantis para crianças de 3 a 5 anos, segundo a equipe da Casatema. São inspirações baseadas em memórias afetivas com a família, lembranças de infância, experiências pedagógicas e gostos pessoais.

Confira o conteúdo preparado com muito carinho para descobrir novos livros e usá-los com as crianças, sabendo que são materiais ricos em conteúdo, que podem ensinar muitas lições valiosas sobre a vida. E não deixe de ler até o final, pois a última dica é mais do que especial. Se você acompanha e gosta dos conteúdos da Casatema, vai se apaixonar pelas nossas sugestões. Boa leitura!

mãe e filha lendo juntas no sofá

1. Adivinha o quanto eu te amo

O livro “Adivinha o quanto eu te amo” é uma linda lição de amor entre pais e filhos. Com uma narrativa simples, fácil de ser contada para as crianças menores, é possível transmitir a mensagem com clareza.

O conto trata-se de uma conversa entre dois coelhos — pai e filho — que disputam quem ama mais o outro. O amor só aumenta, resultando em uma “viagem” surpreendente para manifestar o carinho entre familiares.

Uma história comovente para incentivar a leitura infantil, que, sempre que é contada, pode terminar em um abraço delicioso. Aproveite o momento para expressar e manifestar o amor pelas crianças. Uma situação que acontece muito é tornar a última frase do livro “Eu te amo daqui até a lua… ida e volta” em um gesto pessoal de carinho entre pais e filhos. Uma história singela para sentimentos genuínos.

2. O gato xadrez

Era uma vez um gato xadrez… Uma linda obra da autora Bia Vilela, uma escritora que preza por livros lúdicos e divertidos. Eles estão sempre repletos de desenhos geométricos, leves e descontraídos que incentivam a interação e despertam o interesse das crianças em explorar o mundo e a refletir sobre os novos aprendizados.

A narrativa é um pouco complexa, mas perfeita para ler com as crianças que estão aprendendo a ler e a estimular a prática. O livro brinca com texturas e cores e um texto em formato de rima, que estimula a comunicação verbal e diverte as crianças pela semelhança sonora das palavras. Um ótimo recurso inclusive para fixar e ensinar novas cores para as crianças mais novas.

3. Aaaaaaaaaah!

Quem nunca sofreu com um machucado quando era pequeno? É disso que se trata esse livro. Com um ar de mistério que dura até a última página, vamos descobrir de onde vem esse grito que ecoou pela cidade toda e movimentou todo mundo.

O que será que pode ter causado tanto sofrimento? Quem é que está sentindo essa dor horrível? Passeando por diferentes cenários repletos de informações, quase sem palavras, o livro é uma verdadeira aventura sensorial.

No final da história, vocês irão descobrir se a birra era realmente necessária ou se era muito mais manha. Outro ponto divertido é a identificação que esse livro gera nas crianças. Em algum momento do desenvolvimento infantil, todas elas passaram ou irão passar por situações parecidas.

4. O livro da com-fusão: animais

Crianças entre 3 e 5 anos estão em uma fase de muitas descobertas, pois, ao adquirir a habilidade da fala, que acontece geralmente a partir dos três anos, a sua comunicação com o mundo fica muito mais prática.

Porém, existem muitas coisas que ainda não fazem sentido, e o sentimento de confusão é muito comum e corriqueiro. Em uma divertida brincadeira com esse tema, o autor Ilan Brenman criou uma série de livros intitulada “Com-fusão”, onde, a cada página, surgem novas misturas malucas que resultam em palavras inventadas.

Nessa edição, diferentes animais passam por uma “fusão” e se transformam em criaturas completamente novas nas páginas interativas. Estimule a criatividade e a imaginação das crianças com essa obra incrivelmente divertida.

É um excelente recurso para trabalhar a oralidade com as crianças e dar boas risadas. Vale a pena pesquisar os outros livros da série e também outros títulos do autor.

5. Casa dos sentimentos

Essa linda e delicada obra, de Nana Toledo, além de ser uma linda história para ler com as crianças, é um excelente recurso para conversar e refletir sobre os sentimentos justamente quando eles são sentidos.

O livro aborda o medo a partir da perspectiva infantil, com vários relatos de meninas e meninos e os dilemas que as crianças encontram na rotina, como o terror noturno. A narrativa ajuda a entender que muitos medos são comuns e que existe uma maneira de superá-los.

Além do medo, durante a leitura, você também pode identificar outros sentimentos como a saudade, o amor e a tristeza.

6. Esses bichos maluquinhos

Essa obra, de um dos maiores autores de literatura infantil do Brasil, Pedro Bandeira, é um livro muito divertido com versinhos sobre bichos que falam como gente. Os versos trazem a cadência e a musicalidade da língua falada, recurso fundamental para desenvolver o processo de alfabetização das crianças. Alguns trechos são verdadeiros trava-línguas que vão garantir muitas gargalhadas em família ou na escola.

Elefante que gosta de cheirar, um camelo gripado, um concurso de pescoços e muitas outras aventuras na floresta vão divertir a criançada com uma leitura ritmada e super divertida. Essa obra faz parte do PNLD, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do Governo Federal.

7. Famílias

Outro livro do premiado autor Ilan Brenman que apresenta uma nova família a cada virada de página. São personagens muito divertidos em cenários cheios de informação que se relacionam com o título de cada família.

A cada nova descoberta, as crianças irão se encantar com famílias submarinas, que vivem no meio da floresta, no centro da cidade com muito rock’n roll, em casas com muitas plantas e animais e muito mais!

Apesar de ser um livro com poucas palavras, é uma experiência com muitas informações que podem entreter as crianças por horas com muita diversão e abrir espaço para o diálogo sobre a família, principalmente se você tem irmãos que brigam muito em casa.

8. Rimas animais

Um livro maravilhoso para trabalhar a oralidade das crianças e ajudar no processo de alfabetização. Rimas animais é composto por uma coletânea de poemas sobre os animais da floresta em situações completamente inusitadas.

Além do belíssimo texto rimado em cordel, é preciso destacar a magia das ilustrações feitas por Andreia Vieira em recortes e colagens com diversas texturas, que tornam o livro ainda mais divertido e interessante. É um ótimo estímulo para o desenvolvimento cognitivo infantil.

Segundo relato do próprio autor em vídeo no YouTube, a ideia do livro surgiu a partir de uma pergunta que ele recebeu e não soube responder: qual a diferença entre o jacaré e o crocodilo? Isso despertou o interesse pelo mundo animal, tão natural e comum entre os 3 e 5 anos, já que muitos dos personagens favoritos das crianças são animais.

9. A menor fazedora de mágicas do mundo

A história de Camila começa com um passeio no circo de Pindamonhangaba com o vovô. Impressionada com os truques do mágico, ela volta para casa e conta tudo para a sua boneca de pano, Genoveva. Tão empolgada, ela resolve fazer alguns truques e envolve a boneca em suas mágicas, mas alguma coisa sai errado.

Para ter a boneca de volta, Camila e o vovô vão precisar descobrir a palavra mágica que desfaz o truque que não deu certo. Até lá, muitas aventuras e desventuras irão acontecer.

Apesar de ter uma narrativa um pouco mais complexa, é uma história cheia de magia que enaltece a relação das crianças com pessoas mais velhas e ainda usa como tema de fundo a arte do circo. Perfeito para crianças que já estão no processo de alfabetização para um desenvolvimento autônomo e independente da leitura.

mãe feliz lendo para a filha em uma cabaninha

10. E se eu sentir… ansiedade

Esse é outro título que faz parte de uma coleção desenvolvida pela autora Paloma Blanca. Além do livro que trata sobre a ansiedade, há também outros que falam de outros sentimentos, como:

  • Amor;
  • Inveja;
  • Saudade;
  • Tristeza;
  • Medo;
  • Raiva;
  • Felicidade.

O personagem principal, um gatinho super fofo, compartilha suas experiências e estratégias para lidar com os diferentes sentimentos. Outro ótimo recurso para usar com as crianças quando elas se sentirem confusas em relação aos próprios sentimentos. Não há maneira melhor de falar sobre a inteligência emocional com as crianças do que de uma maneira lúdica e divertida.

11. O nascimento de uma andorinha

A nossa última dica é super especial. Afinal, esse é um livro montessoriano, criado sob a perspectiva do método montessoriano, que inspirou as linhas de móveis infantis da Casatema. Escrita pela psicóloga especialista em terapia cognitiva evolutiva infantil e juvenil Chiara Piroddi, a obra apresenta de uma forma muito simples e singela o processo de nascimento de uma andorinha.

Desde a saga da mãe para cuidar e chocar os ovos até o período de alimentação dos filhotes, o livro apresenta o mundo de uma maneira direta e ainda assim muito lúdica e divertida para as crianças.

Esse volume também faz parte de uma coleção maior de livros que contam sobre o nascimento de diversos outros animais, além de ter opções de livros de atividades também.


Com tantas dicas, já dá para montar uma estante na brinquedoteca para colocar a coleção de livros das crianças e deixar que elas folheiem e interpretem as histórias à sua maneira. Se divirtam com a leitura!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Pedagogia montessoriana: como funciona e como aplicar em sala de aula

Anúncio de gravidez: criatividade e diversão

Próximo