Como incentivar a leitura infantil: 6 dicas para formar novos leitores

Ao ler um livro é possível entrar em um novo universo e viajar sem precisar sair de casa. Sabia que mesmo sem saber ler os pequenos podem ser apresentados ao universo dos livros e da literatura? Quanto mais cedo esse contato, melhor será o seu desenvolvimento. Mas como incentivar a leitura infantil?

Por meio dos livros e da leitura, os pequenos podem aprender um novo vocabulário e expandir a sua oralidade, além de desenvolver outros aspectos cognitivos e sociais como: a concentração, a interpretação de texto, a criatividade e também a imaginação.

criança e livros

Mais que uma obrigação, um hábito

Antes de qualquer coisa, o incentivo à leitura deve ser um hábito e não uma obrigação para a criança. Quando fazemos qualquer coisa contra a nossa vontade ela tende a não ser prazerosa justamente pela obrigação e o mesmo vale quando falamos dos livros.

Seja para ler uma historinha para os pequenos antes de dormir ou para que eles sozinhos escolham o livro que querem ler é indispensável que isso seja feito espontaneamente. Mas se desde os primeiros meses de vida do filho você pouco se dedicou a sentar com ele para contar uma história, dificilmente ele criará esse hábito na escola durante a fase de alfabetização.

Por isso, mesmo que eles iniciem a aprendizagem pela escrita e leitura após os cinco anos de idade, antes disso é muito importante que eles tenham o contato com livros em casa, nem que seja para olhar as figuras e inventar a sua própria estória.

Ler para os filhos antes de dormir, além de ser uma excelente oportunidade para dar atenção e ficar um tempo a mais com eles, também amplia o vocabulário e a oralidade. Esse momento com os pequenos é uma excelente oportunidade de criar e fortalecer as relações. Saiba mais sobre o vínculo entre mãe e filho e como fortalecê-lo com esse nosso outro post completo!

criança lendo sobre peixes

O brasileiro e o hábito de ler

Estudos mostram que o povo brasileiro não tem o hábito da leitura. E muito disso pode ser o reflexo de uma falta de estímulo durante a infância.

A 5ª e mais recente edição do Estudo Retratos da Leitura no Brasil, realizado em parceria pelo Itaú Cultural e o Instituto Pró Livro, entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, mostra que em nosso país 48% da população alega que não tem o hábito de ler, essa número representa cerca de 93 milhões de brasileiros.

Outros dados coletados também no estudo indicam que pelo menos 28% alegaram não gostar de ler e que 66% não tiveram incentivo algum para começar a ler ou criar o hábito.

Outro dado que tem um forte impacto no estudo é a crise econômica, a alteração dos preços faz com que os livros tenham um valor elevado o que dificulta a compra e o acesso à leitura.

A melhor maneira de mudar esses dados no futuro é incentivar os pequenos durante a infância e fazer com que eles se tornem futuros leitores.

Dicas para incentivar a leitura durante a infância

Quanto mais cedo as crianças têm acesso aos livros e ao universo da literatura as chances delas tornarem-se leitores no futuro são muito maiores de uma criança que não é estimulada. Por isso, veja algumas dicas de como incentivá-las:

1- Leia para os pequenos

A leitura pode e deve ser feita desde os primeiros meses de vida. Além de estreitar os laços entre mamães e papais e o neném, também é possível estimular a concentração ao ouvir a voz do leitor. Futuramente essa leitura contribuirá para o aumento do vocabulário e da oralidade, principalmente na fase em que elas começam a falar as primeiras palavras.

Quando as crianças começam a ficar maiorzinhas, durante a leitura você também pode começar a fazer perguntas para que elas tenham uma maior interação e comecem a desenvolver a interpretação de texto.

pai lendo ao filho bebê

2 – Seja exemplo

Sabe quando os pais querem que os filhos comam mais frutas e verduras, mas eles mesmos não comem? O mesmo vale para os livros. Não adianta querer que o seu filho seja um leitor se você não tem o costume de ler em casa.

Por isso, você deve ser o exemplo, afinal de contas, durante a infância os pequenos costumam reproduzir os hábitos dos pais e outros familiares que ele convive diariamente.

3 – Deixe os livros acessíveis

Outra ótima maneira de fazer com que as crianças comecem a ter um contato maior com a leitura é deixar os livros em local de fácil acesso. Mas calma, não precisa ter uma biblioteca ou uma grande coleção de títulos em casa.

Prateleiras baixas, um baú ou uma estante que a criança alcance são ótimos modelos de móveis para colocar os livros. Para quem é adepto dos quartos montessorianos, em que os móveis e prateleiras são todos na altura dos pequenos, essa missão pode ser mais fácil ainda.

Se ainda não conhece, leia o nosso post sobre quartos montessorianos e saiba como montar um. Temos um conteúdo completo sobre o assunto aqui no blog.

Outra dica é criar um espaço no quarto da criança ou na sala de casa com uma cadeira confortável para que o pequeno possa sentar e ler o livro tranquilamente.

4 – Rotina de leitura

Criar uma rotina de leitura em casa é um dos primeiros passos para ter futuros leitores. Essa rotina pode começar toda noite antes de dormir lendo uma historinha e com o passar do tempo eles mesmos pedirão por isso e começarão a ler sozinhos.

5 – Associe a leitura a diversão

Lembra que falamos que a leitura não deve ser uma obrigação? A melhor maneira de fazer com que ela seja prazerosa é aliar a diversão. Ao invés de somente ler para o seu filho ou querer que ele leia, transforme o livro em uma encenação com personagens e figurinos feitos em casa.

Uma outra forma muito divertida de tornar a leitura um hábito em sua casa, é fazer dela uma super brincadeira naqueles dias de chuva, com as histórias contadas e muita imaginação!

Passeios também são outra maneira de agregar diversão. Se seu filho está lendo um livro sobre animais, levá-lo a um passeio no zoológico pode ser uma ótima alternativa para dar vida às páginas do livro.

familia lendo à criança

6 – Passeios literários

Outra boa dica para que os pequenos criem o gosto pelos livros é levá-los em passeios literários. Tirar um tempo para uma ida a uma livraria para conhecer os títulos sem pressa pode ser uma ótima alternativa.

Um passeio na biblioteca além de diferente também será super importante para o incentivo à leitura. O mesmo vale para idas em feiras literárias e eventos com contação de histórias.

Viu só como fazer com que as crianças criem o hábito da leitura desde cedo não é difícil? São dicas simples, mas que no futuro terão um grande impacto no desenvolvimento dos pequenos, fazendo com que eles tenham uma maior concentração, compreensão e também uma visão de mundo ampliada. Nosso texto foi escolhido para recomendação na campanha sobre a importância da leitura na infância da editora educativa Twinkl.

Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas de atividades sensoriais inspiradas no método montessori para fazer com os pequenos!

 

Avalie este post

1 comentário em “Como incentivar a leitura infantil: 6 dicas para formar novos leitores”

Deixe um comentário

Anterior

10 dicas para acertar na decoração de quarto de adolescente

4 dicas de como organizar o guarda roupa do bebê de maneira prática!

Próximo