Atividade física infantil: família saudável durante a quarentena

Como está sendo manter a criançada ativa dentro de casa durante a quarentena? Nós sabemos que não é uma tarefa fácil, afinal, as crianças têm muita energia para gastar e nem sempre é tranquilo mantê-las entretidas dentro de um ambiente. Por isso, hoje você vai conhecer algumas atividades físicas infantis para fazer a diversão dos pequenos.

Afinal, sem ir para a creche ou escola, as crianças acabam praticando menos esportes e atividades que fazem muito bem para a saúde delas. É claro que você quer ver seu pequeno cada vez mais forte e saudável, não é mesmo? Então, uma ótima opção é substituir o uso exagerado de celular, tablets e computadores por brincadeiras ao vivo.

No entanto, nem todo tipo de atividade que exige exercício físico pode ser feito dentro de casa. Jogar futebol na sala de estar, por exemplo, causaria muita bagunça e ainda poderia resultar em acidentes – o que queremos evitar.

Para ajudar você, mamãe, com a missão de trazer mais saúde aos seus filhotes, trouxemos algumas dicas de exercícios para crianças que podem ser feitos por diferentes idades. Assim, a família toda entra na brincadeira e fica saudável junta. Boa leitura e que se inicie uma vida mais saudável e feliz!

Agachamento para crianças de 5 a 7 aninhos

Uma brincadeira muito comum nas festinhas de aniversário é a dança das cadeiras. Mas, que tal adaptar essa brincadeira super divertida no chão da sala e ainda se exercitar bastante?

Para a brincadeira acontecer, posicione algumas almofadas em formato de círculo sobre um tapete – sempre uma a menos do que a quantidade de pessoas que estão no ambiente –, em seguida, coloque uma música super divertida para tocar no celular e mantenha o aparelho em mãos para que você conseguir dar play e pause.

Por fim, o papai, a mamãe e as crianças se posicionam ao redor das almofadas e então, quem está coordenando a música dá play. Aí a diversão começa! Enquanto vocês dançam, façam agachamentos para estimular as crianças a repetirem os movimentos.

Assim, quando a pessoa que está no controle do celular pausa a música, todo mundo tem que sentar em uma almofada e, quem ficar de fora, sai da brincadeira. Quem ficar por último, ganha, e, quem perder, faz 10 polichinelos!

crianca fazendo agachamento

Corrida para a criançada de 8 a 11 anos

As melhores brincadeiras que unem exercícios físicos com diversão para crianças com 8 a 11 anos de idade são aquelas que permitem gastar muita energia, afinal eles tem muita. Por isso, a nossa dica de brincadeira é a corrida ao varal.

Primeiramente, amarre as extremidades de um barbante entre dois pilares no quintal ou, se a casa tiver um espaço dentro de casa que dê para correr, amarre-o entre dois móveis e, por fim, deixe pregadores disponíveis perto do barbante.

Em seguida, coloque fitas coloridas no lado oposto do fio. A brincadeira consiste em pegar a fita, correr até o pregador e prendê-la no barbante, mas tudo isso tem que ser cronometrado para dar ainda mais emoção.

A nossa sugestão é cronometrar o tempo de 30 segundos, quem conseguir prender mais fitas, ganha a etapa e pode eliminar um dos seus concorrentes. Quando todas as etapas terminarem, o vencedor tem uma vantagem na hora de começar a próxima fase, que é sempre dar a largada um tempo antes do cronômetro começar.

criancas correndo

Aula de educação física para os maiores

Agora essa é para as crianças que estão com muita saudade das aulas de Educação Física! Nessa brincadeira, um adulto vira o próprio professor e tudo o que vocês precisam é de uma bola.

Nesta brincadeira o adulto pede sugestões para as crianças sobre quais brincadeiras elas querem jogar primeiro: futebol, vôlei, queimada, entre outras. Depois da brincadeira escolhida, é hora de definir os times! Porém, se não tiver mais do que três pessoas na sua casa, cada um joga por si.

Agora partiu brincar! O que vale nesse tipo de brincadeira é se divertir para valer sem precisar de grandes ambientes ao ar livre ou quadras esportivas. Ao brincar com bola, crianças e adultos se exercitam sem ao menos perceber, pois é tão divertido que os minutos passam voando.

criancas-jogando-futebol

A importância do exercício físico na infância

Com as dicas de exercícios físicos e brincadeiras saudáveis que você conferiu neste post, ficou muito mais fácil de animar a criançada dentro de casa durante a quarentena, certo? Mas você conhece mesmo a importância do exercício físico na infância?

Um dos maiores benefícios dos exercícios físicos na infância é que as crianças melhoram sua habilidade motora, e, assim, previne contra lesões e evita que ela se torne sedentária. Além disso, é nesta fase que ela encontra afinidade com alguns esportes e podem levá-los para toda a vida.

No entanto, saiba que não é recomendável impor um esporte para as crianças, isso porque elas não serão completamente felizes e dedicadas à prática. Vale muito a pena indicar algumas modalidades de esportes para que ela tenha novas experiências, estimulando também a criatividade, o que ajuda muito nas tarefas da escola e nas resoluções de problemas.

Então, o que achou deste post? Você acha que agora a criançada vai se interessar pelos exercícios físicos mesmo durante a quarentena? Deixe aqui embaixo um comentário com a sua opinião ou pergunta. Nós da equipe Casatema vamos adorar saber.

Além disso, compartilhe esta publicação nas suas redes sociais e envie também aos papais e mamães que têm crianças em casa que, assim como você, querem introduzir atividades físicas na vida dos pequenos. Afinal, uma criança ativa e feliz é uma criança mais habilidosa e centrada, o que acaba afetando todos os outros aspectos de vida.

Se você gostou deste artigo, então vale a pena conferir o nosso post sobre 8 dicas para brincar no quintal que produzimos para também ajudar você a garantir mais diversão dentro de casa. Te vemos lá!

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