Adaptação escolar: dicas para acompanhar o seu filho

Seja no início do ano letivo ou em uma mudança de escola, a adaptação escolar pode ser um processo mais complexo do que você imagina. É preciso levar em consideração muitos aspectos, principalmente relacionados aos sentimentos e pensamentos do seu filho.

Para que a adaptação escolar não tenha um impacto negativo no desenvolvimento infantil, é preciso tomar alguns cuidados e estar atenta para os sinais que o seu filho pode dar se, em algum momento, ele se sentir desconfortável.

Entenda o que é a adaptação escolar e como ajudar o seu filho nesse período cheio de emoções e novidades.

O que é a adaptação escolar?

A adaptação escolar é o processo pelo qual uma criança passa quando é matriculada em uma nova escola ou inicia um novo ano letivo. Algumas crianças não encontram tanta dificuldade nas mudanças, mas a grande maioria sofre com a separação dos pais e do ambiente ao qual estão acostumadas.

Essa dificuldade é maior nas crianças menores. Elas ainda têm uma relação muito estreita com o pai e a mãe e ficam muito inseguras com a separação. Aos dois anos, por exemplo, idade conhecida como o terrible two, as crianças tendem a ter mudanças de comportamento repentinas e fazer muita birra.

É preciso estar atenta aos mínimos detalhes para conseguir distinguir o que de fato é um sofrimento pela mudança e o que é apenas manha.

pai agaixado na autura que a filha com mochila com cara de aflito

Como ajudar meu filho na adaptação escolar?

Para passar por esse processo com o seu filho da maneira mais tranquila possível, é preciso fazer com que ele sinta as mudanças minimamente. Ter uma rotina infantil antes e depois do horário da escola pode ajudar na adaptação.

Porém, uma rotina muito regrada pode acabar fazendo com que qualquer mudança mínima cause um verdadeiro alvoroço na vida e na mente da criança.

Conversar, incluir a criança no processo e se fazer presente são alguns dos pontos que você deve considerar. Acompanhe algumas dicas para passar pela adaptação escolar sem grandes problemas.

1. Converse bastante com o seu filho

Se o seu filho já está em idade de falar, procure ter um diálogo aberto com ele sobre as mudanças. Aborde o assunto sempre de maneira leve e positiva, fazendo com que a criança perceba que isso pode ser uma coisa boa para ela.

uma mãe, agaixada e conversando com os seus dois filhos um menino de bolsa azul e uma menina de bolsa rosa

Um bom caminho para saber como está indo o processo é fazer algumas atividades sobre sentimentos e emoções para entender como seu filho está se sentindo em relação à adaptação.

Você pode fazer essas atividades antes e durante a adaptação para ir “avaliando” o emocional do seu filho durante todo o processo.

2. Deixe o seu filho participar ativamente do processo de mudança

Na hora de começar de fato a adaptação e levar a criança até a escola, é fundamental que ela se sinta parte do processo. Estimular o protagonismo infantil faz com que ela entenda que as mudanças estão acontecendo para ela e por ela.

menina de aproximadamente 5 anos colocando o caderno e materiais na mochila

Esse ponto de vista pode ajudar a fazer com que ela encare o processo de maneira mais positiva e sem tanta resistência, principalmente quando for deixada sozinha na escola.

3. Envie uma lembrança de casa na mochila

Fazer com que o seu filho ainda sinta uma ligação com você ou com algo relacionado à segurança do lar pode facilitar a adaptação quando ele precisar ficar sozinho na escola. Pode ser uma naninha, um brinquedo ou qualquer outro objeto que a criança tenha um apreço e um apego grande. Dessa maneira, ela se sentirá mais segura e tranquila.

Outra maneira de fazer com que ela se sinta mais confortável longe de casa e dos pais é levar um cheiro familiar. Um perfume que você usa rotineiramente, por exemplo, pode ser uma maneira de fazer com que ela sinta que você está sempre por perto.

menino feliz sentado em frente a uma lousa escolar

4. Seja consistente com suas palavras e atitudes

As crianças registram as promessas e atitudes dos adultos com muita facilidade. Durante a adaptação escolar, é fundamental que você cumpra com a sua palavra e demonstre sempre o comprometimento em suas atitudes.

Se você prometer para o seu filho que no final do dia estará esperando por ele no pátio, esteja lá. Dessa maneira, você estará trabalhando a inteligência emocional dele de maneira positiva, fortalecendo a relação entre vocês e dando mais confiança para que ele encare as mudanças.

5. Não esqueça de se despedir

Na hora de efetivamente deixar o seu filho na escola, não esqueça de se despedir de maneira carinhosa e calorosa, sempre lembrando ao seu filho de que você voltará para buscá-lo.

Dessa maneira ele poderá ficar mais tranquilo e seguir com a professora e os coleguinhas sabendo que, se ele precisar, terá o seu apoio quando voltar.

Após se despedir, vire as costas e vá embora, mesmo que ouça choro e birra ao fundo. Pode doer no seu coração, mas o desapego é necessário para que ele comece a se acostumar com o novo ambiente e principalmente com a sua ausência.

pai e mãe se despedindo dos seus dois filhos que estão felizes para ir a escola

6. Busque um equilíbrio na adaptação

A mudança é algo que muitas vezes incomoda até os adultos, quanto mais as crianças. Para elas, a adaptação escolar pode ser muito estressante, amedrontadora e frustrante, afinal o desconforto é grande.

Nos primeiros dias, quando seu filho chegar em casa, perceba se ele está confortável e disposto a conversar sobre o dia na escola. Se houver resistência, deixe o assunto de lado e faça alguns exercícios de relaxamento com as crianças, para dispersar a mente e acalmar o coração.

Conforme os dias forem passando, seja um pouco mais firme, mas sem ser insistente demais. É importante que a adaptação seja um assunto recorrente entre vocês para torná-lo cada vez mais familiar e costumeiro.

7. Enalteça o lado bom de estar na escola

Estar na escola é um dos momentos mais importantes e divertidos da infância. Sempre que for tocar no assunto da adaptação com a criança, estimule-a com argumentos positivos sobre a escola, contando inclusive como foi a sua experiência quando criança.

Aos poucos, comece a estimular ideias sobre os pontos positivos de estar na escola, como é legal para o seu filho estar lá com os amigos brincando, como o ambiente é acolhedor e super divertido.

Com o tempo, você vai perceber aumentar a autonomia dele, querendo ir para a escola ao invés de oferecer resistência. Quando isso acontecer, a adaptação estará praticamente concluída.

8. Mantenha um contato frequente com a escola

Esteja sempre em contato com a escola durante o período de adaptação para saber como está indo o comportamento do seu filho. Nesse primeiro momento, não tenha pressa e tente estabelecer uma relação de confiança com a professora e com a coordenação da escola.

Dessa maneira, você ficará muito mais tranquila e poderá seguir com a sua rotina normalmente, sabendo que, se algo acontecer, a escola entrará em contato imediatamente.

reunião escolar com mães, pais, alunos e professores

9. Demonstre interesse sobre o que aconteceu na escola

Demonstrar interesse genuíno pelas atividades que o seu filho fez no dia pode ser um grande estímulo para ele encarar a adaptação com um ponto de vista mais positivo e motivador.

Não converse com ele apenas no trajeto da escola para a casa dentro do carro, mas tire um tempo depois da escola para sentar e conversar longamente sobre tudo o que ele fez no dia.

No começo, as crianças podem ser resistentes, mas com um pouco de insistência, elas podem até começar a soltar a criatividade, aumentando e inventando coisas tamanha a confiança que estão no processo.

10. Seja paciente e compreensivo com as mudanças de comportamento

Durante a adaptação, podem ocorrer mudanças repentinas de comportamento, alterações na rotina, terror noturno e birras. Tudo isso acontece por conta da quantidade imensa de novas informações que as crianças precisam assimilar diariamente, e, em alguns casos, isso pode ser um peso grande.

Ser paciente e compreender esse momento da criança é muito importante. O acolhimento trará muito mais resultados do que a repreensão, afinal a criança está passando por um processo extremamente estressante.

menina triste sentada com a cabeça pra baixo sofrendo bullyng por dois meninos no fundo

11. Esteja presente

Por último, deixamos o ponto mais importante de todos. Esteja sempre presente para acalentar, aconselhar e acolher o seu filho quando for necessário. As mudanças são processos difíceis para qualquer pessoa, e para as crianças isso se evidencia ainda mais.

Pratique a parentalidade consciente e fique atento aos sinais que o seu filho está dando para poder orientá-lo da melhor forma sem causar traumas, mas também sem mimá-lo demais.

Seguindo todas essas dicas o processo de adaptação escolar será bem menos conturbado e logo seu filho estará acostumado com o novo ambiente e pronto para viver novas aventuras, aprender e se desenvolver.

Continue acompanhando o blog da Casatema para mais dicas sobre infância, maternidade e móveis infantis, é claro.

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Torre de aprendizagem: o que é, como funciona e os melhores modelos

Dia das Crianças 2023: 17 ideias de presentes criativos

Próximo