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Exercícios de relaxamento — 4 dicas para descansar a mente

Tempo de leitura: 5 minutos

Nós sabemos muito bem que a rotina de uma mãe não é tão simples quanto parece ser, não é mesmo? Tem dias que são super tranquilos, mas em compensação, tem outros dias que são difíceis e parecem que não têm fim, e bem no fundo, tudo que queremos é descansar um pouco e relaxar, esquecer de todos os problemas por uns minutinhos e sentir leveza, na mente e no corpo. Para te ajudar nisso, nós da Casatema trouxemos alguns exercícios de relaxamento que vão te ajudar a aliviar o estresse e acalmar a mente. Continue lendo para saber:

Mantenha todo a atenção em sua respiração

Ter o controle da respiração é um ponto fundamental para manter a calma em todos os momentos. Às vezes, quando estamos agitadas, eufóricas ou ansiosas, a nossa respiração tende a crescer, nos deixando ofegantes, e isso leva a mensagem para o nosso cérebro de que estamos em perigo, ou algo ruim está prestes a acontecer, e isso não é verdade!

Então, quando respiramos profundamente, o coração desacelera e o corpo e a mente ficam relaxados. Para isso, existe uma técnica chamada respiração quadrada, que consiste em um ciclo de respiração com quatro momentos diferentes, esses momentos possuem o mesmo tempo, assim como os lados do quadrado que são todos iguais.

Todas as etapas são desenvolvidas em 4 segundos, entre elas estão: inspirar, reter o ar nos pulmões, exalar, e manter o ar fora dos pulmões. Cada uma dessas é muito importante para que o coração envie a mensagem para o nosso corpo de que está tudo bem, e estamos fora de uma zona de perigo, desacelerando e trazendo a nossa atenção para o momento presente.

Encontre um lugar tranquilo dentro da sua mente

Dentro dos exercícios de relaxamento, visualizar imagens mentalmente é um ótimo exercício para se sentir relaxada, pois acalma não só a mente, mas também todo o seu corpo. Quando a ansiedade e o estresse começam a bater na porta, sente-se em um lugar que tenha tranquilidade e mentalize o lugar ideal para relaxar, isso vai te ajudar muito a manter a calma e paz interior.

O fato de visualizar um lugar, podendo ser real ou mesmo imaginário, pode ser muito bom, uma vez que nós temos a tendência de imaginar lugares que nos trazem paz, segurança e calmaria. Você pode usar esse lugar escolhido com um refúgio todas as vezes que você se sentir sobrecarregada ou cansada, voltando a pensar nele no futuro para acalmar a mente.

Você pode ser bem detalhista, escolha cada coisa que estará presente nesse lugar. Use os seus sentidos: defina o cheiro, a sensação, os sons, e a textura de cada um dos elementos, isso vai fazer com que você visualize com mais facilidade, não somente o lugar, mas você presente nele, e depois que já tiver em mente como será, é só fechar os olhos e se imaginar nesse lugar, controlando a sua respiração, até se sentir completamente relaxada.

Pratique o exercício de contar para se sentir relaxada

Como mamães, sabemos que tem vezes que nos sentimos sufocadas pela ansiedade e pelo estresse, a tendência é colocar tudo para fora e querermos descontar nas pessoas que estão ao nosso redor, mas isso não é justo com os outros, não é? Quando acontece isso, o melhor jeito de relaxar é canalizar toda essa energia acumulada em uma outra atividade, nem que seja contar números!

O exercício de contar os números pode ajudar muito a acalmar e descarregar as energias, já que quando ficamos assim, nossa cabeça enche de pensamentos e precisamos liberar tudo e focar em nós mesmas. Sendo assim, você pode contar até 10, respire fundo e conte de trás para frente.

E assim você vai fazendo, até perceber que está mais relaxada, e se ver que não está funcionando, comece a contar até números maiores, com isso você vai ficando mais calma gradativamente, e liberando aquela mesma mensagem de que vai ficar tudo bem para o seu cérebro.

Tenha o hábito de distrair a sua própria mente

Todas nós temos aquele momento em que nossa mente está saturada de informações, e o que precisamos é urgentemente de um exercício de relaxamento, e nessas horas é preciso respirar fundo, não só simplesmente respirar como também fazer uma respiração consciente, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões e a sua mente se acalmando a cada respiração, como um exercício de relaxamento profundo.

Nos momentos em que estamos prestes a explodir, por causa da quantidade de informações que estamos expostas, distrair a nossa mente pode ser a chave para sair desse ciclo vicioso. Interrompa os seus pensamentos para que você consiga ignorar tudo o que está acontecendo à sua volta, e pense em coisas que não tem relação com o contexto em que está vivendo.

Assim você fará o processo de reiniciar a sua mente, forçando-a a sair daquele estado de estresse, fazendo com que você foque em outras coisas. Experimente fazer algumas perguntas a si mesma, cantar uma música, ou até mesmo ler algum livro.

E então, o que achou das dicas? Esperamos ter te ajudado a aliviar o estresse e descansar a sua mente. E não se esqueça de conferir os outros posts do nosso blog, lá você encontra muitas outras dicas de diversos assuntos! Confira também o nosso post sobre Saúde mental: conheça 5 dicas para aliviar o peso da rotina das mães.

 

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