A torre de aprendizagem, ou torre montessoriana, tem ficado cada vez mais popular entre as mamães e papais. Afinal, ela pode ajudar — e muito — no desenvolvimento do seu filho. Interessante, né? Se você ficou curiosa, continue a leitura para descobrir tudo sobre o assunto.
Vamos explicar o que é a torre de aprendizagem, qual a função dela no desenvolvimento da criança, os benefícios, como você pode usá-la e aplicá-la em conjunto com conceitos como a parentalidade consciente, além de dar dicas de como escolher o melhor modelo.
Boa leitura!
O que é a torre de aprendizagem?
A torre de aprendizagem é um móvel inspirado nos princípios do método Montessori, que auxilia os pequenos a realizarem tarefas do dia a dia. Maria Montessori acreditava que, para as crianças desenvolverem sua autonomia, é necessário um ambiente preparado, dando segurança para que as crianças possam se desenvolver e fazer as coisas sem a intervenção de um adulto, mas com segurança.
Como isso não é plenamente possível na casa toda, a torre de aprendizagem auxilia nesse processo. Ao invés de rebaixar os móveis, eleva a criança.
A versatilidade da torre de aprendizagem é incrível. Feita em madeira com proteções laterais, ela é muito segura e ajuda a envolver as crianças nas atividades rotineiras da casa.
Para que serve a torre de aprendizagem?
O principal objetivo da torre de aprendizagem é fazer com que as crianças participem ativamente das atividades domésticas casa. Principalmente na cozinha, no preparo de alimentos, cuidados com a louça, receitas de massinha, etc — isso é claro, sempre com supervisão de um adulto.
Além disso, a torre também auxilia de outras formas, podendo ser muito estimulante para a imaginação, pois pode ser transformada em uma mesinha, trazendo outras infinitas possibilidades.
O móvel permite isso e muitas outras ideias que você acabará descobrindo conforme for precisando.
Quais os benefícios da torre Montessori no desenvolvimento da criança?
A torre de aprendizagem Montessori traz muitos benefícios para o desenvolvimento da criança. De modo geral, ela é ideal para os mais novos que já conseguem ficar de pé, possuem o sentido da visão mais desenvolvido e apresentam interesses pelas coisas ao seu redor.
Chega um momento em que a curiosidade é tanta que você, mamãe, não vai ter escolha a não ser compartilhar as suas atividades com seu filho(a). Esse é um ótimo momento para começar a organizar a rotina das crianças com a ajuda desse móvel sensacional.
Na hora de preparar o almoço, por exemplo, você pode deixar a torre ao seu lado, para que o pequenos(a) possa observar e matar a curiosidade de saber o que tem em cima da bancada, acontecendo no fogão, dentro da pia e por aí vai.
Momentos como esses geram o interesse dos mais novos com a alimentação. Dessa forma, eles aproveitam a oportunidade para experimentar novos sabores e participar ativamente do processo, interagindo com liberdade, autonomia e segurança.
Mamãe, temos uma observação muito importante: nunca deixem as crianças sozinhas na torre de aprendizagem. Os móveis são um recurso incrível para o desenvolvimento delas, mas precisam de supervisão constante.
Como usar a torre de aprendizagem?
A ideia do móvel é tão incrível que existem diferentes modelos de torres de aprendizagem. A maioria tem duas funções básicas. Uma torre em patamar alto com proteção lateral para a criança ficar em pé, e uma mesa com banquinho para o pequeno poder se alimentar e fazer atividades sozinho.
Você pode usar a torre de aprendizagem para facilitar o acesso da criança a lugares como:
- A bancada da cozinha para ajudar com a louça e com receitas;
- A pia do banheiro para lavar as mãos e escovar os dentes;
- Os armários do quarto para escolher e trocar as roupas.
Aproveite essas oportunidades para interagir com a criança e explicar sobre os processos de alimentação, higiene e cuidados pessoais. Quanto mais você conversar com ela sobre as atividades diárias, mais fácil ela vai se adaptar, aprender e trabalhar o desenvolvimento da autoconfiança, inteligência emocional e do sentido de pertencimento.
Modelos de torres de aprendizagem
As torres de aprendizagem são incríveis e os modelos mais comuns possuem dois ou três níveis de altura. Aqui na Casatema você encontra três opções de modelo de torre de aprendizagem. Vamos te contar mais sobre cada modelo:
Torre de Aprendizagem Montessoriano (simples)
A torre de aprendizagem montessoriano, é o modelo mais tradicional do mercado. Ela possui três níveis de altura, que se adequa melhor a altura da criança, pode também ser usada como cadeirão de alimentação ou como mesinha, facilitando nas horas das refeições. Esse modelo é indicado a partir de 18 meses ou quando as mamães e papais se sentirem seguros em começar a utilizar o móvel.
Torre de Aprendizagem Autônoma
Temos a torre de aprendizagem autônoma, que é um pouco diferente do outro modelo, pois ela possui um degrau, que auxilia a criança a subir sozinha na torre e pode também ser usado como banquinho. Esse modelo foi projetado pensando em crianças maiores, indicamos acima de 2 anos, suporta até 40kg e é ideal para quem tem mais espaço.
Esse modelo também possui a opção com a mesa sensorial trazendo mais diversão para todas as tarefas do dia a dia e incluindo as crianças nas rotinas do lar.
Por isso, quando pensar em segurança, autonomia e desenvolvimento é só pensar na Casatema.
Não vá embora! Aproveite que está em nosso blog e conheça boas atividades para melhorar a coordenação motora dos mais novos. Te esperamos por lá! Até logo!