O que fazer nas férias: 15 ideias para curtir com crianças

O período de férias escolares é sempre um desafio para os responsáveis. Isso porque, às vezes, não é possível conciliar o calendário com o da criança.

Dessa forma, fica difícil realizar uma viagem em família. Aí entra a dúvida: o que fazer para evitar o tédio da criançada?!

Para não deixá-las o dia inteiro em frente aos aparelhos eletrônicos, o blog da Casatema elaborou um guia com 15 ideias para deixar as férias das crianças mais divertidas!

Curiosos para saber todas elas? Vamos lá!

1. Colocar a mão na massa na cozinha

Os dotes culinários sempre podem ser aprimorados – mesmo que você não saiba cozinhar nada! E o mesmo vale para os pequenos.

Além de aprimorar uma habilidade, cozinhar também está relacionado ao aprendizado de vida! Ao cozinhar, o pequeno também pode entender detalhes sobre alimentos, como a origem e, principalmente, o porquê de não desperdiçá-los.

Para iniciar o desenvolvimento culinário do pequeno, você pode começar por bolos, biscoitinhos, sanduíches, pizzas e saladas de fruta! Aproveite também para ensinar os cuidados com objetos cortantes e com o manuseio do fogão.

Para te ajudar, veja uma sugestão de receita simples, mas muito saborosa para fazer com os pequenos ajudantes: o biscoitinho que derrete na boca!

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 ovo;
  • Amido de milho, o suficiente para dar o ponto.

Modo de preparo

1. Deixe a manteiga por um tempo fora da geladeira para que amoleça em temperatura ambiente. Misture o açúcar, o ovo e a manteiga e vá adicionando o amido de milho aos poucos até que a massa fique bem lisinha.

2. Enrole a massa no formato que quiser, coloque em uma assadeira e, em seguida, coloque no forno preaquecido a 200°. Dependendo do seu forno, a massa ficará pronta entre 12 e 20 minutos, fique de olho para não queimar!

3. Assim que a massa começar a dourar na parte de baixo já é hora de tirar do forno e colocar para esfriar. Depois, é só partir para a degustação!

Se deu certo, você pode continuar aprimorando o seu repertório na cozinha com 3 receitas para crianças.

2. Acampamento dentro de casa

Que tal fazer uma noite de pijama e transformar a sala em um acampamento? Colchões e lençóis são uma ótima maneira para construir uma cabaninha e brincar com as crianças dentro de casa.

Para deixar a noite muito mais animada, desligue as luzes e use apenas lanternas para iluminar! Esse momento pede por uma boa contação de história, não acha?!

Aproveite para conferir o post “Aprendendo a ler? Veja quando começar e como ensinar a ler“!

3. Pegue um cineminha em casa

Seja por meio dos DVDs ou por meio dos serviços de streaming, separe um dia para fazer um cinema em casa. Escolha o filme, faça a pipoca e convide toda a família para uma sessão divertida.

Veja algumas opções de filmes para assistir em família:

  • Frozen;
  • Matilda;
  • Extraordinário;
  • Divertidamente;
  • Fuga das Galinhas;
  • E.T o Extraterrestre;
  • Viva, a vida é uma festa;
  • Turma da Mônica: Laços;
  • James e o pêssego gigante;
  • Querida, encolhi as crianças.

4. Desenvolva a criatividade dos pequenos

As crianças são naturalmente criativas, certo? Estão sempre com uma ideia em mente, prontas para testá-las, então, nada mais justo do que aflorar esses talentos!

Uma tarde de pintura, dobraduras e colagens são ótimas opções, não só para passar o tempo, mas também como estímulo à sensibilidade, coordenação e aos dons artísticos dos pequenos.

Saiba o que é e como desenvolver a criatividade infantil!

5. Dê banhos nos brinquedos

Sabe aquele ursinho encardido ou aquela boneca descuidada e antiga? Aproveite para dar um banho nos brinquedos e transforme esse momento em uma brincadeira.

Essa é uma ótima maneira de fazer com que as crianças aprendam a exercitar o senso de responsabilidade e também a boa prática da organização!

Veja também uma lista imperdível de 9 brinquedos montessorianos!

6. Piquenique: comida e diversão ao mesmo tempo

Para fazer um piquenique não tem hora e nem lugar! Qualquer ambiente pode ser o local certo para receber um café da tarde.

Além das delícias, esse momento é perfeito para reunir a família, pois todos estão reunidos bem próximos. É fantástico! Portanto, adquira – ou faça – as comidas favoritas de cada um e partiu comer!

Ah, sabe aquela receita de biscoitinho que as crianças aprenderam? Não tem hora melhor para servi-lo.

Confira também algumas brincadeiras para serem realizadas ao ar livre!

7. Karaokê, deixando a criança soltar a voz

Dizem que quem canta seus males espanta, então, aproveite para fazer um karaokê com toda a família. Com certeza, esse será um momento muito divertido e as crianças vão adorar soltar a voz.

Com essas ideias simples, os dias de férias da criançada vão ser muito mais animados e vai ser muito mais fácil conciliar a rotina de trabalho com as tarefas domiciliares!

8. Jardinagem – sujando a unha de terra

A jardinagem é a maneira perfeita para deixar as crianças mais próximas da natureza.

Durante o processo de plantio, certamente, a criança desenvolverá uma consciência ambiental e naturalmente crescerá com mais responsabilidade e com visão crítica às práticas insustentáveis.

Então, se a sua criança mora em apartamento ou em um ambiente que não viabiliza o contato com a terra, as férias podem ser o período perfeito para aproximá-los.

Não é necessário criar uma horta na sua varanda, uma plantinha pequena pode ser o suficiente!

9. Desmanche um equipamento antigo

Podemos dizer que as crianças são curiosas, mas os adultos não são tão diferentes – vai dizer que você não tem vontade de abrir uma televisão para ver o que tem lá dentro?! Com certeza, sim – até porque a curiosidade é inerente ao ser humano.

Se você tem um equipamento velho e quebrado em algum canto da sua casa, agora é hora de dar uso a ele! É claro que ela não vai tacar o acessório no chão para espatifá-lo, certo?!

Esse momento pode ser didático, ensinando algumas funções essenciais ao pequeno, como o uso de ferramentas, funções de cabos de energia, parafusos etc.

Se for possível, marque o passo a passo da desmontagem, assim ela conseguirá também remontar o dispositivo.

10. Faça uma árvore genealógica

Já pensou em mapear os membros da sua família? Adivinha quem vai adorar fazer isso? As crianças!

Essa atividade pode ser ótima para desenvolver habilidades de desenho, pois a árvore precisará sair de algum lugar, certo?!

Nomes, fotos, figuras ou desenhos são opções viáveis para ajudar a contar a história da sua família! Deixe ela usar a criatividade!

11. Organize (ou repagine) o quarto das crianças

A criança está com o quarto igual desde pequena? Uma boa opção talvez seja mudar a posição ou a ambientação do dormitório.

Pintar é sempre uma opção viável, pois, além de ser uma atividade muito divertida, pode dar uma nova cara ao ambiente. Sem contar que cria uma relação ainda mais forte entre os membros da família, pois estão realizando uma tarefa juntos.

No fim, você terá ocupado boa parte do tempo da criança e também otimizado um novo ambiente na sua casa.

 

Aproveite o momento para saber como criar um quarto aconchegante!

12. Realize quizzes dos desenhos favoritos

Assistir desenho é sempre uma tarefa divertida, certo? Mas ela pode ser ainda melhor.

Ao assistir o programa favorito do pequeno, vá anotando algumas coisas básicas, como:

  • A cor das roupas do personagem;
  • O nome da cidade onde ocorre o desenho;
  • Uma placa que apareceu em certo ponto do episódio;
  • O que o protagonista fez durante o capítulo.

Você pode anotar tudo e criar um jogo de perguntas e respostas com premiação. Assim, você conseguirá saber se ela realmente prestou atenção no desenho!

É uma atividade simples, mas muito bacana de ser feita – especialmente se estiver mais de uma criança na casa.

Outra brincadeira muito legal é o trava-língua! Você pode conferir uma lista incrível clicando aqui.

13. Mostre brinquedos e atividades da sua época

Hoje em dia, até os brinquedos mais simples estão repletos de tecnologias. Porém, isso não era muito comum antigamente.

Pensando nisso, você pode adquirir os dispositivos que você utilizava para se divertir na época. Uma coisa bem legal de ser feita é simplesmente dar o item para a criança para saber se ela sabe como utilizar o brinquedo.

Assim, além de ser um momento repleto de histórias, é também um período de descobertas – sem contar que a criança terá brinquedos novos, mas “tecnicamente velhos”, se é que isso é possível.

Já que estamos falando de brincadeiras antigas, veja 6 delas que eram sinônimo de diversão há uns anos atrás.

14. Possibilite que ela aprenda um instrumento musical

Desde sempre sabemos que estudar um instrumento musical é uma tarefa que só traz benefícios, certo? Além de ser uma prática muito bacana socialmente, ela pode atuar em diversos aspectos no desenvolvimento da criança, veja só:

  • Melhora a memória: diversos estudos na área mostram que tocar um instrumento musical aprimora a memorização. Ao tocar, o cérebro dos músculos são estimulados em áreas específicas, como nas regiões responsáveis pela memorização de informações.
  • Aprimora a determinação: desenvolver uma habilidade não é um processo simples. É necessário disciplina para evoluir! Consequentemente, a melhora vem com o tempo e com a prática, para isso a criança precisa se esforçar.
  • Desenvolve a coordenação motora: não tem como tocar instrumentos musicais sem coordenação motora. Porém, a própria prática ajuda a desenvolver essa capacidade. Então, quanto mais prática melhor será o desempenho da criança para com o equipamento.

Hoje em dia, a criança pode aprender sozinha vendo vídeos na internet. Porém, como ela está de férias, talvez seja um ótimo momento para colocá-la em outro tipo de aula.

Saiba mais detalhes sobre o desenvolvimento infantil!

15. Crie um diário das férias

Todas essas atividades podem ser anotadas no diário de férias! Assim, a criança pode escrever como está sendo o período de descanso.

Além disso, ela está se preparando para responder a famosa tarefa escolar “escreva um texto sobre as suas férias”. Assim, basta dar uma olhadinha no diário e atividade feita!

Porém, o intuito desse tópico é fazer com que ela lembre como foi legal esse período, com bastante diversão, amor e carinho da sua família.

Dica extra 1: Ofereça um tempo de qualidade aos pequenos!

“Não é quantidade do tempo e sim qualidade”, essa frase para algumas mães e pais pode até parecer um clichê, porém, quando se fala da educação dos filhos, é uma grande verdade.

As crianças necessitam de um tempo dedicado para elas e, em alguns casos, é melhor ficar 20 minutos cem por cento presente do que um dia inteiro dividindo a atenção.

Além do tempo, durante as férias, é muito importante que os pais dividam as tarefas entre si, assim, nenhum dos dois fica sobrecarregado e as crianças podem ficar um pouco com cada um.

Dica extra 2: Lembre-se que a rotina deve continuar

Durante as férias, os horários podem ser mais flexíveis, no entanto, isso não significa que eles devem ser inexistentes. É muito importante manter uma rotina mesmo nesse período em que elas não têm escola ou outros afazeres para cumprir.

Deixar dormir ou acordar mais tarde um dia ou outro é válido, mas, tome cuidado para que essa prática não se torne um hábito, ainda mais quando as crianças são muito pequenas.

Manter uma rotina mesmo nas férias é bom para criar o senso de responsabilidade, além disso, evita o transtorno de readaptação durante a volta às aulas.

Gostou das dicas? Então, não deixe de colocá-las em prática! O seu filho vai adorar todas elas, pode ter certeza!

Avalie este post

2 comentários em “O que fazer nas férias: 15 ideias para curtir com crianças”

Deixe um comentário

Anterior

Guarda-roupa montessoriano: conheça os 5 melhores modelos

Crise dos 3 meses: entenda os sintomas e como amenizar

Próximo