Rotina de estudos no Ensino Fundamental: 4 dicas infalíveis

Papais e mamães, hoje nós da Casatema vamos falar de um assunto que repentinamente se instalou na rotina da criançada: aulas online. Esse modo de ensino não é novidade no Brasil, entretanto dificilmente era aplicado às crianças.

Para te ajudar, preparamos esse post com várias dicas sobre como fazer uma rotina de estudos do Ensino Fundamental para seus filhos que seja efetiva e que prenda a atenção deles. Continue conosco!

Ensino remoto para crianças: entenda como é!

No cenário atual de pandemia, é completamente comum que alguns sistemas mudem. Evitar o contágio é a prioridade número um, principalmente quando falamos de crianças, que são um dos nossos principais focos de cuidado.

Consequentemente, muitas mudanças na rotina infantil aconteceram e entre elas está a maneira de se estudar. O ensino foi muito prejudicado pela epidemia, escolas não podem abrir para evitar a propagação do vírus, então a solução foi a implementação das aulas online.

Cada escola tem um modo diferente de fazer, mas todos eles giram em torno de aulas ministradas via internet, juntamente com provas e outras atividades advindas dessas. Se existiam crianças que não mexiam tanto com tecnologia, esse cenário teve que ser um pouco revertido. Computadores e celulares se tornaram ainda mais indispensáveis à rotina.

Entretanto, como adultos, sabemos muito bem que é difícil para a maioria das crianças do Ensino Fundamental ter uma rotina organizada de estudos e se interessar por assistir essas aulas. São inúmeros fatores que podem influenciar em um aprendizado não satisfatório.

Então, aqui vão algumas dicas sobre como organizar o dia a dia de estudos de seus filhos:

1. Faça um cronograma

Esse é um instrumento muito utilizado para o planejamento e controle de atividades, afinal, eles são definidos e detalhados de modo minucioso. É por isso que ele é considerado uma forma eficiente e simples de organização.

Você pode criar manualmente ou digitalmente, é muito fácil! O mais comum é a divisão dos dias da semana e os períodos do dia com as horas. Por exemplo, se a criançada tem aula de manhã, você pode estipular um horário para o café, para a aula, para um lanche e depois para a realização de tarefas.

E o mais legal é que você não precisa, necessariamente, organizar só a rotina de estudos. Você pode deixar tudo ajeitado para que seu(ua) filho(a) se acostume, assim como quando ele(a) ia para a escola.

No começo pode ser difícil, mas é só tudo ser diariamente estruturado que o desempenho nos estudos melhorará!

Mãe-e-filho-estudando

2. Forneça um ambiente propício ao estudo

Além de planejar, é importante oferecer um espaço adequado para que a criança estude sem perder o foco. Para isso, móveis confortáveis e silêncio são os aliados de um bom momento de dedicação nas matérias.

É preciso um espaço que apoie o computador ou o celular e os materiais escolares. Uma boa escrivaninha irá ajudar muito no momento de foco, e não esqueça de cadeiras confortáveis. Se for uma rotina longa de estudos, aconchego evitará dores posteriores.

Procure manter tudo bem iluminado e organizado. Bagunça atrapalha a concentração! É normal que a criança espalhe alguns brinquedos e coisas do seu dia a dia pelo quarto ou pela casa, mas a instrua a deixar tudo arrumado, pelo menos, no cantinho de estudo.

crianca estudando

3. Ajude nas tarefas

A mamãe moderna, geralmente, trabalha fora de casa. Mas mesmo com uma rotina cheia de afazeres, você sabe a importância de participar da vida dos pequenos. É importante se organizar para poder acompanhar e coordenar o horário dos estudos e atividades.

Caso esteja em casa apenas em um período, faça um planejamento pessoal e combine-o com o dele(a), assim vocês podem fazer a tarefa em conjunto. Eles se sentirão importantes e os laços se fortalecerão ainda mais.

ajudando nas tarefas

4. Brincar e estudar: aliados perfeitos

É possível que mesmo organizando detalhadamente a rotina, a criança não se sinta inspirada a estudar ou enjoe. Afinal, as aulas virtuais não são tão didáticas e dinâmicas quanto as presenciais.

É nesse momento que você deve abusar da criatividade e elaborar atividades que utilizem do lúdico para ensinar. Existem muitas brincadeiras que você pode inserir na rotina de aprendizagem. Aprender se divertindo é muito mais fácil!

Para ajudar com a matemática, por exemplo, você pode comprar organizadores infantis para os brinquedos, retirar tudo e praticar junto com ela a contagem de números, ou contas como subtração e adição. De quebra, você ensinará a arte da arrumação.

Para ser mais divertido ainda, o que acha de separar um dia da semana para brincar de escolinha? Veja o que está programado para ela estudar naquele dia e seja você a professora!

brincando de escolinha

Então, o que achou de nossas dicas? É possível ensinar e aprender utilizando de diferentes e divertidas estratégias para organizar o estudo de seus filhos. Com essas dicas, garantimos que a absorção dos conteúdos será excepcional!

Gostou desse conteúdo? Para posts como esse e muitos outros, continue acompanhando nosso blog. Publicamos conteúdo semanais, tudo para te ajudar a organizar e facilitar sua vida, sua rotina e sua relação com seus pequenos.

Até mais!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Soneca e alegria: 5 brincadeiras para fazer no quarto infantil

Atividade física infantil: família saudável durante a quarentena

Próximo