7 passos para criar uma rotina de estudos infantil

Ter uma rotina de estudos no contraturno das aulas é muito importante para dar conta de todas as tarefas, fixar o conteúdo e ainda sobrar tempo para brincar e se divertir.

Sem uma rotina de estudos organizada, as crianças podem acabar levando muito tempo nas suas tarefas e atividades de casa, além de não absorverem plenamente o conteúdo por conta de distrações, falta de concentração e outros aspectos.

Justamente por esse motivo, a rotina de estudos deve fazer parte da rotina infantil como um todo — incluindo tempo livre, refeições, horário de sono e outras coisas.

Além disso, aprender a ser uma pessoa organizada e disciplinada desde cedo pode trazer muitos benefícios para o futuro das crianças. Confira o conteúdo e descubra dicas ótimas para montar uma rotina de estudos infantil com o seu filho.

menina com uma blusa amarela escrevendo no caderno em uma sala de aula

1. Elabore um cronograma semanal

Ter um horário certo todos os dias para estudar em casa é fundamental para que as crianças deem conta de todo o conteúdo e consigam absorver as informações passadas na escolinha.

Antes de começar a estudar em casa, convide a criança para montar um cronograma de estudos. Faça isso conforme as aulas que ela tem em cada dia da semana e o tempo disponível no contraturno, entre outras atividades que ela realiza no cotidiano.

Incluir a criança nas escolhas e decisões que dizem respeito à sua rotina é uma excelente maneira de estimular a criatividade infantil e encontrar soluções alternativas para os seus problemas e compromissos.

O horário não precisa ser o mesmo todos os dias, ok? O ideal é estudar a mesma quantidade de horas todos os dias, para acostumar o organismo com o ritmo de estudos. Uma ou duas horas já são o suficiente para dar conta das tarefas e conteúdos do ensino fundamental.

2. Prepare um local de estudos em casa

Um local específico para estudar é muito importante para ajudar na concentração, no foco e na disciplina das crianças. Se não houver um local apropriado, as distrações podem ser muitas e o rendimento dos estudos pode não ser o suficiente para absorver o conteúdo e fazer as tarefas.

O local de estudos pode ser no quarto, na sala ou no escritório, desde que você consiga acompanhar visualmente a criança de vez em quando para garantir que o foco realmente esteja nos estudos. Conforme o tempo passar e ela for se acostumando com a rotina, esse cuidado será menos necessário.

Peça a opinião da criança quanto ao local e, após escolhido, deixe que ela mesma prepare e organize o seu cantinho de estudos. Um móvel interessante para ter nesse espaço é o organizador montessoriano, que auxilia na arrumação da casa e ajuda a estimular o desenvolvimento da autonomia dos pequenos (as).

cantinho de estudos infantil

3. Separe um tempo para estudar junto com a criança

Sempre que for possível acompanhe os estudos do seu filho em alguns momentos, pratique a parentalidade consciente, trocando experiências, relembrando e refrescando os seus próprios conhecimentos para poder auxiliar o aprendizado da criança com mais efetividade.

Se você não tiver o conhecimento necessário, pesquise, se instigue e descubra meios de auxiliar o aprendizado da criança. Assim, você pode aproveitar para aprender também.

No ensino fundamental, o aprendizado está cada vez mais intuitivo e relacionado com a vida prática, então não é difícil de colaborar com suas experiências para o desenvolvimento dos seus filhos. Legal, não acha?

familia sentada na mesa e estudando

4. Prepare atividades lúdicas

Reserve um momento para compartilhar as experiências de estudo de uma maneira lúdica. Nos anos iniciais do ensino fundamental, as tarefas e atividades de casa são experiências criativas e sensoriais que podem ser muito divertidas e estimulantes.

Se envolva, participe ativamente e faça parte desses momentos com os seus filhos. São ótimas oportunidades de estreitar os seus laços, manifestar amor, aprender com muita alegria e incentivar o protagonismo infantil nos seus filhos.

pai brincando de massinha com as crianças

Afinal, se a rotina de estudos for um processo maçante e muito pesado, a criança pode perder a motivação e começar a se desinteressar pelos estudos. Então, para evitar esse tipo de problema, mantenha o cronograma de estudos infantil sempre interessante e dinâmico.

5. Elimine as distrações

Esse é um dos pontos mais importantes da nossa lista.

As crianças se distraem muito facilmente, bem como perdem o interesse muito rápido. Se a criança for estudar no quarto, por exemplo, é fundamental que o ambiente esteja muito bem organizado e com o mínimo de informações possível.

Se o ambiente de estudos for outro, evite muito barulho como aparelhos eletrônicos ligados, conversa alta e outras coisas que podem distrair as crianças com facilidade.

Uma boa alternativa para ajudar os pequenos (as) neste quesito, é separar uma “hora da concentração”. Durante esse período, todos da casa devem estar em silêncio e desconectar os aparelhos tecnológicos. Com o exemplo dos mais velhos, os pequenos se dedicam ainda mais nos estudos.

menino de óculos estudando na cama

6. Crie materiais visuais para fixar o conteúdo

Enquanto estiver estudando com o seu filho, estimule-o a criar materiais visuais, usando cores e texturas diferentes para facilitar o aprendizado e a fixação dos conteúdos.

Em geral, as crianças adoram pintar e desenhar. Deixe que elas transformem sua imaginação em composições gráficas de tudo o que estão aprendendo. Esse tipo de atividade ajuda no desenvolvimento da coordenação motora das crianças e amplia suas capacidades de manipulação de materiais e objetos com as mãos.

Post-its, canetas e papéis de várias cores são um grande estímulo e podem ajudar na absorção do conteúdo com mais facilidade através do desenvolvimento da memória visual nas crianças.

Além de ajudar no aprendizado na hora da construção do material, atividades como essas podem despertar um olhar artístico nos pequenos (as). Legal, não acha?

7. Estabeleça um tempo de descanso

Depois de tanto esforço e dedicação, nada melhor que um merecido descanso, não é verdade? Esse período de relaxamento é essencial, tanto para os papais quanto para as crianças.

Por esse motivo, faça um combinado com o seu filho e determine um período de estudos sem falhas. Caso ele cumpra com a rotina durante toda a semana, ofereça uma pequena recompensa, como um passeio na sorveteria, uma ida ao cinema ou um pequeno presente.

Dessa forma, a criança se acostumará com a rotina e irá aprender que: tudo tem um momento certo, seja para brincar, estudar ou se divertir.

criança brincando com blocos de montar

Ah, e a rotina de estudos infantil não para por aqui, ok? Para uma criança ir bem na escola, é preciso que ela esteja preparada emocionalmente para enfrentar as provas e responsabilidades com a aprendizagem.

Para esse assunto, temos um conteúdo exclusivo sobre inteligência emocional durante a infância. Continue no blog da Casatema e confira!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Montessori, construtivismo e Waldorf: características e diferenças

5 presentes de Dia dos Pais para fazer em casa com as crianças

Próximo