Escolher os móveis, a cor, o tema, o enxoval, os objetos de decoração, as malas e tantas outras coisas que envolve a chegada de um bebê a um lar poder ser um pouco cansativo para as mamães, já que existe uma infinidade de modelos e projetos para serem considerados na hora de escolher uma decoração de quarto de bebê, não é mesmo?
Por isso, nós, da Casatema, selecionamos 7 inspiração de decoração de quarto de bebê que se estruturam a partir das cores, do tema e do estilo dos móveis para te ajudar nessa linda jornada. Pense em cada elemento das opções que apresentamos e tente identificar quais sentimentos e memórias vêm à sua mente. Aquela que mais tocar o seu coração, possivelmente será o tema que vai agradar seu bebê e você. Boa leitura!
Inspire-se a partir das cores e do que elas despertam em você
As cores e as suas tonalidades nos estimulam a sentir inconsciente determinados sentimentos. Por exemplo, o que você sente quando pensa em uma parede rosa choque? Agora, o que sente ao imaginar uma parede rosa bebê?
As duas são rosa, mas uma possui sua pigmentação atenuada pela presença de branco e a outra não. A cor pode ser o principal critério para você escolher a decoração que mais lhe agrada. Veja os modelos de inspiração abaixo:
1. Tons claros como pilar da decoração do quarto do seu bebê
O significados que as cores têm para nós faz parte de um conjunto de valores que direcionamos a determinada característica. Vermelho, laranja e amarelo são cores mais estimulantes associadas ao sentimento de felicidade e de realização de atividades energizantes.
Já cores como azul e verde trazem a sensação de tranquilidade, relaxamento e satisfação. Por isso, em geral, tons claros para o quarto de bebê são usados para amenizar os estímulos provocados pelas cores, a fim de garantir maior conforto para a criança.
2. Decoração colorida: estímulo ao desenvolvimento cognitivo e físico
O uso de várias cores para compor a decoração do quarto do bebê é uma forma estratégica de unir as possibilidades de estímulos presentes em cada cor, com a capacidade de associação e assimilação que o bebê vai adquirindo ao longo do seu crescimento.
Não é à toa que os brinquedos para crianças são tão coloridos — além de atrativos e instigantes —, afinal, as cores são um convite para que eles experienciem e interajam com o ambiente. A dica que damos para as mamães é: se você quer montar um quarto colorido, não esqueça de mesclar elementos claros para que o ambiente não fique muito carregado e atrapalhe no sono do seu bebê.
Nichos de cores variadas, bem como tapetes e quadros, são capazes de trazer tons mais intensos de forma equilibrada sem chamar tanto a atenção da criança.
Inspirações de decoração de quarto a partir de temas variados
Existe uma infinidade de temas possíveis para se ter como base de uma decoração. Filmes, personagens, redes sociais, país, esportes e mais. Separamos os mais recorrentes em quartos de bebês e crianças para você se inspirar. Vamos lá?
3. Uso de personagens e cenários de desenho animados
Bailarina, universo, mapa-múndi, balões, basquete e futebol são alguns exemplos do que se pode explorar dentro dessa proposta. Isso sem falar nos personagens clássicos de contos e histórias centenárias de reis, rainhas, príncipe e princesa, não é mesmo?
A Casatema possui linhas licenciadas da Disney e que podem facilitar a decoração do quarto, deixando-o ainda mais bonito. Vale a pena conferir.
4. Elementos da natureza para decorar e alegrar o quarto do bebê
Independentemente se você procura uma decoração para quarto de bebê masculino ou feminino, aqui, você encontra um mar de possibilidades. Da formiguinha à girafa, do passarinho ao tubarão, do dinossauro ao flamingo, o reino animal garante muitas possibilidades para enfeitar o quarto do seu bebê quando ele chegar.
Isso sem falar sobre a flora, que traz ainda mais possibilidade para as mamães de meninas. Para quartos estilo genderless, ou seja, quartos com decoração neutra, sem distinção de gênero, elementos da natureza como arvores, arco-íris e fundo do mar são opções de decoração que podem ser simples e baratas e não deixa a desejar em nada!
Estilos de quarto de bebê atemporal
O estilo de um quarto pode ser visto como um elemento mais permanente, uma vez que itens como cortinas, almofadas, tapetes e pinturas de parede podem ser trocados mais facilmente quando comparados às mobílias. Aqui, os móveis que mais vão moldar o estilo da decoração do quarto estão associados ao modelo e às características do berço, da cômoda e do guarda-roupa.
5. Estilo clássico que nunca sai da moda
Móveis que se encaixam ao estilo clássico apresentam, normalmente, muitas curvas, detalhes nas portas e puxadores dourados ou cromados. Conhecido também como modelo provincial, ele apresenta contraste entre a madeira mais escura e os elementos mais claros.
O uso de linhas retas também pode ser considerado, nesses casos, um modelo clássico. Cômodas e guarda-roupas, assim como os tipos de berço existentes para compra, não sofreram alterações tão substanciais com o tempo, por isso, o clássico serve para todos e se molda às diferentes decorações.
6. Vintage e o sentimento de aconchego constante
O estilo vintage ou retrô faz menção às fabricações, estilos e detalhes presentes nos móveis do século XX, como pés mais arredondados, cores variadas no guarda-roupa e berços com poucos detalhes e frestas mais abertas.
Quem tem esse estilo como inspiração para montar o quarto do bebê deve incorporar à decoração objetos artesanais, como tapetes de crochê e objetos de decoração em miniaturas e em madeira.
7. Montessoriano e as funcionalidades pensadas para seu bebê
O estilo de móveis montessoriano foi pensado e estruturado especificamente para propiciar maior autonomia para a criança. Aqui, a altura visa o aconchego e o reconhecimento da criança ao ambiente feito para ela.
Ao estimular a interação e a leitura de condições distintas, estimula-se também o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Por isso, essa opção de decoração é encarada como um parque de diversões de crianças e feito para crianças.
Interessante como é possível organizar a decoração de um quarto tão especial pensando a partir de pontos tão diferentes, não é mesmo? Se você quer saber mais sobre como incorporar o método montessoriano à decoração do quarto do seu pimpolho, continue a leitura e descubra formas não tão comuns, mas eficazes, de estimular e desenvolver seu bebê. Até a próxima!