Cores para quarto de bebê: veja as principais tendências

Sabemos que esperar um novo membro da família já traz uma ansiedade natural aos pais, mas decorar o quarto do bebê não precisa ser mais uma missão impossível. Para te ajudar a concluir esse afazer da melhor forma possível, separamos algumas dicas fundamentais na hora de escolher a cor do quarto do bebê.

Mesmo com o bebê ainda na barriga, é comum que já os pais já comecem a imaginar como será o quarto. Tudo o que buscamos é sempre um ambiente aconchegante e confortável, que seja ideal para recebê-lo.

Porém, é bem verdade que nem todo mundo é especialista em design de interiores. Se essa é sua dificuldade no momento, anote já nossas dicas:

Como escolher a cor ideal para o quarto do bebê?

berço moises com colchão gominha branco

O que não nos falta são inspirações de quartos bonitos e delicados por aí. No entanto, esse ambiente exige muito mais que simplesmente inspiração. Eles precisam ser bem pensados e nesse contexto todos os detalhes fazem a diferença.

As cores das tintas que vão nas paredes, os detalhes da decoração e os móveis. Tudo isso precisa ser levado em consideração. Afinal, durante seus primeiros meses, a criança pode ser influenciada pelo ambiente.

Algumas cores podem “acalmar” o bebê, outras podem deixá-lo agitado, algumas estimulam a criatividade, mas outras podem ajudar a dormir melhor. Cada um desses pontos é essencial.

No entanto, além disso, antes de qualquer coisa, precisamos pensar na segurança e no conforto da criança. Por isso, perigos de qualquer espécie devem ser evitados: é importante que as mobílias sejam resistentes e duradouras, assim poderemos sempre redecorar sem perder os móveis.

Hoje em dia, as formas de design de móveis estão surpreendentes, há estilos, materiais, tipos de mobília para todos os gostos. Se os pais optarem por não usar o tradicional berço, existem outras alternativas, como as camas baixas com cercadinho.

Os móveis são realmente importantes, pois além de prometerem um estilo todo moderno e arrojado para o quarto do seu bebê, ainda podem ser aconchegantes. Eles são fundamentais para que a decoração dê certo, caminham lado a lado com as cores.

A ideia aqui é que conforme o bebê for crescendo o quarto vá se tornando uma aventura e ele se desenvolva de forma mais criativa e alegre!

Quarto para meninas: o rosa ainda funciona?

cama-carruagem-de-princesa-rosa

Não podemos negar, o rosa realmente domina os quartos de bebês femininos. Afinal, além de ser uma cor característica, ele ainda tem o poder de deixar o ambiente mais calmo, suave, tranquilizando o bebê.

Mas não podemos nos ater somente ao cor de rosa. O vermelho e o roxo também são ótimas opções para quartos de meninas, no entanto, essas cores devem ser usadas com cautela, assim como o rosa, que dificilmente irá dar lugar a tonalidades escuras, o vermelho e o roxo também precisam ser usados apenas em tons suaves.

nicho para crianca

Afinal, todas essas cores, quando usadas de forma exagerada ou descombinada, acaba transformando o ambiente em um espaço que estimula o bebê, deixando-o agitado. Nossa sugestão é que as cores fortes fiquem apenas para itens decorativos.

Dica especial: Escolha a cor pensando no desenvolvimento da criança, assim, será possível usar a decoração por mais tempo. Além disso, aposte em um berço moderno, que possa ser utilizado por um longo período também.

Quarto para menino: azul, azul, azul. Apenas?

Cama-infantil-temática-em-formato-de-carrinho-com-labaretas

Assim como o rosa, o azul é oficialmente a cor dos quartos de bebês masculinos. No entanto, já passou da hora de abandonarmos essa premissa, não é mesmo? Afinal, cores como o verde, o amarelo e até o laranja também são ótimas opções.

Essas cores, quanto devidamente aproveitadas, igualmente em tons claros, são tranquilizantes e podem ser tornar o ambiente mais aconchegante da casa. Afinal, o verde, por exemplo, é fácil de harmonizar, o que torna o espaço bem clean e convidativo.

papel-de-parede-do-toy-story

Essa é uma dica que serve para todas as cores, independentemente do gênero: se esforce para construir um ambiente limpo. Sem poluição visual, sem muitas cores, muitas informações.

Opte por guarda roupas que sigam também essa linha, bem como por prateleiras e nichos que possam ajudar no processo. Até os podem ser úteis, basta investir em peças visualmente harmônicas.

Ainda não sabe o sexo do bebê? Veja cores unisex!

berçocom mini cama branca

As cores não são “simplesmente cores”, já foi provado cientificamente que elas trazem vida e bom humor para as pessoas.

Com certeza as cores são influências muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Unindo a infinidade de tons e utilizando da criatividade, usar as cores de forma certa pode fazer toda a diferença para o quarto do seu bebê.

Mas e quando os pais optaram por não saber o sexo do bebê até no momento do nascimento ou possuem bebês de ambos os gêneros? Como escolher cores que cumpram suas funções passando longe do azul e do rosa?

Uma das maiores tendências atualmente são os quartos brancos, com detalhes coloridos. Eles unem a moda clean com a praticidade de não precisarmos redecorar com frequência, além de ser facilmente harmonizado com o restante da casa.

Os quartos cinzas também são ótimas pedidas. Pode parecer uma cor inapropriada para quarto infantil, mas na verdade, quando bem trabalhado com cores vivas e alegres, o cinza fica encantador. É uma excelente opção!

Quartos com temas: quartos de bebês modernos

berço mini cama

Muitas mães, também, tem a intenção de trazer temas para o quarto do seu filho. Um exemplo que foge dos estereótipos de cores é o tema de floresta/selva, em que o verde e o marrom são os tons mais utilizados.

Temos que ser cautelosos, não exagerar nessas cores para que o ambiente não fique muito escuro. Dosar a intensidade dos tons e utilizar bem dos espaços é tudo na hora de decorar o quarto. Nesse tema, a utilização de bichos de pelúcia é muito bem-vinda!

O tema princesa, ainda, é um dos mais pedidos para as meninas. No entanto, não se preocupe em se limitar nesse padrão. Afinal, as meninas também se identificam outros temas, basta apresentarmos a elas.

Então, além das bonecas e dos castelos, a decoração pode ser enriquecida com papéis de paredes, com as formas geométricas, com estampas de animais, fauna, flora… Entre outros. Deixe sua imaginação fluir nesse momento.

Outro tema que funciona muito bem também é o de marinheiros ou de elementos do mar, em que os tons mais claros de azul podem ser muito bem utilizados. Assim como o amarelo, para lembrar o sol e a alegria.

conjunto infantil_mesa com 4 cadeiras

Nesse tema, quadros com barcos, cavalos-marinho, baleias, golfinhos, entre outros, enriquecem muito a decoração do quarto. Você também pode investir em uma brinquedoteca, eles adoram esses espaços dedicados.

As cores e os temas são infinitos! É só deixar a criatividade e o bom senso prevalecer na hora de decorar o quarto. A ajuda de um especialista nessa hora pode ajudar bastante.
Pesquise e inove na decoração do quarto do seu bebê, aproveitando as infinidades de novidades disponíveis para você!

About Blog Casatema

Deixe um comentário

Anterior

Método Montessoriano: quando surgiu? Em que consiste?

Crianças agitadas: como gastar energia durante a pandemia?

Próximo