Ter um pequenino em casa não é uma tarefa simples, não é mesmo? Precisamos estar alerta a inúmeras condições que podem afetar o bebê.
Pensando nisso, a Casatema elaborou um material informativo sobre um distúrbio que afeta os pequenos: a dermatite – popularmente chamada de assadura.
Infelizmente, a condição é bem comum. Isso porque diversas condições corroboram para o surgimento desse distúrbio dermatológico.
Dessa forma, se afeta o bem-estar do seu bebê, nada mais justo do que saber simplesmente tudo sobre o assunto. Vamos lá!
O que é dermatite?
Para definir a condição, a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos voltada à prática clínica, educação e pesquisa relacionadas à saúde, resume muito bem o termo: é uma irritação na pele acompanhada por coceira, falta de hidratação e erupção cutânea.
Atualmente, a dermatite é dividida em três estágios:
- Infantil (3 meses a 2 anos de idade);
- Pré-puberal (2 a 12 anos de idade);
- Adulto (a partir de 12 anos de idade).
Além disso, as reações da dermatite podem variar de acordo com cada categoria.
O que pode causar dermatite no bebê?
A causa da dermatite é variável. Isso porque não existe apenas um tipo de dermatite. Assim, o motivo do aparecimento da condição vai depender do tipo de dermatite que está incomodando o bebê.
Aproveite para conferir os detalhes do bebê com icterícia! Saiba o que é, quais são as causas e os possíveis tratamentos.
Quais tipos de dermatite que podem afetar os bebês?
Prontos para conhecer quais são as dermatites que podem afetar os bebês?! Então, vem com a Casatema!
Dermatite atópica em bebês
A condição é bastante comum! De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatite atópica é responsável por afetar cerca de 25% das crianças.
Os números são altos, pois, geralmente, a condição se desenvolve em pessoas que possuem histórico da doença na família. Dessa forma, as chances de afetar um bebê aumenta consideravelmente.
A dermatite atópica, geralmente, atinge os braços e também atrás dos joelhos – entretanto, nada impede que ela apareça em outras regiões do corpo.
Dermatite de contato em crianças
Popularmente conhecida como “dermatite de fralda” ou “assadura”, a condição é causada pelo contato da fralda com a pele do bebê. Porém, ela também pode estar relacionada pelo contato dos tecidos com o cocô e o xixi do bebê.
O interessante da dermatite de contato é que ela surge rapidamente. Isso porque, além dos pequenos terem uma pele muito mais sensível, alguns ainda podem ter uma sensibilidade extra.
Assim, logo nos primeiros contatos da fralda ou das fezes com a epiderme – a camada superficial da pele –, é provável que a assadura apareça.
Veja também como organizar uma cômoda de bebê! Assim, você pode estocar fraldas com a máxima eficiência!
Dermatite seborreica infantil
A dermatite seborreica é uma condição que geralmente está relacionada à oleosidade. Então, é normal que ela apareça em regiões como couro cabeludo, rosto, nariz, orelhas e tórax.
Nos bebês, a condição também pode ser chamada de crosta láctea – que é bastante parecida com as caspas dos adultos, podendo surgir logo nas primeiras semanas de vida, perdurando por dias ou até meses!
Dermatite alérgica
Já a dermatite alérgica acontece quando a pele do bebê é sensível a alérgenos, ocasionando uma reação imunológica e consequentemente a dermatite.
Assim, quando sensibilizado, o tecido fica suscetível à coceira e ardência na região. Em casos mais graves, pode ocorrer até mesmo o surgimento de bolhas na região.
Como identificar o tipo de dermatite?
Para identificar o tipo de dermatite que está afetando o bem-estar do seu bebê, você precisará levá-lo a exames clínicos. Isso porque a condição tem, praticamente, os mesmos efeitos colaterais.
Assim, para oferecer a melhor opção de tratamento, leve o seu bebê ao pediatra! O especialista realizará uma identificação das causas e dos sintomas. Assim, por meio da aparência da inflamação, é viável realizar um teste para saber quais são as substâncias que estão provocando a dermatite.
Quais são os tratamentos para dermatite infantil?
Já que mencionamos a palavra “tratamento”, nada mais justo do que falarmos mais sobre esse tópico que é extremamente importante, certo?
Felizmente, essa condição pode ser tratada de diversas formas, por medicamentos tópicos, fármacos ou até mesmo com algumas receitas caseiras, confira!
Medicamentos orais
A Sociedade Brasileira de Dermatologia menciona uma lista de medicamentos mais utilizados para efetuar o tratamento de dermatite atópica, acesse-a para conferir.
É necessário receita para adquirir um remédio para dermatite?
Boa parte dos fármacos listados precisam de receita médica. Isso porque eles são elaborados com agentes anti-inflamatórios – a qual boa parte possui o corticoide como princípio ativo. Eles são substâncias sintéticas criadas em clínicas à base de hormônios das glândulas suprarrenais.
Dessa forma, o corticoide também pode ser utilizado em outros tratamentos, como problemas inflamatórios crônicos, artrite reumatoide e alergias, aliviando os sintomas em todos os casos.
Entretanto, quando usados por longos períodos ou de forma indevida, o fármaco pode causar efeitos colaterais, como aumento do apetite, inchaços, hipertensão, cansaço e alguns outros.
Dessa forma, em caso de irritações na pele do seu bebê, é fundamental visitar um especialista para verificar qual remédio pode ser ministrado ao pequeno. Em nenhuma circunstância medique-o sem o conhecimento, a automedicação pode ser a responsável por agravar a saúde da criança.
Você pode saber mais detalhes sobre alergias de pele que podem afetar as crianças!
Medicamentos tópicos
Os remédios de uso tópico são aqueles aplicados na superfície da pele. Isso porque ele atua com princípios ativos que atuam diretamente na superfície ou até mesmo penetrando no tecido.
Entre as diversas maneiras de aplicar os medicamentos tópicos, temos:
Pomadas
Elas são recomendadas para tecidos que necessitam de lubrificação ou hidratação. Normalmente, as pomadas para dermatite atópica para bebês são mais eficientes do que os outros medicamentos devido aos princípios ativos, uma vez que a concentração medicamentosa é presente em maior quantidade.
Cremes
Com uma aplicação simples e eficiente, os medicamentos tópicos são elaborados no formato de cremes. Durante a aplicação na pele, a solução tende a desaparecer sem deixar nenhum tipo de resíduo. Além desse detalhe, o fármaco tópico tende a causar pouca irritação.
Loções
As loções, por conterem quantidades maiores de água, são excelentes alternativas para ajudar a resfriar ou secar lesões que apresentam quadros de inflamação ou supuração – causadas comumente pela dermatite de contato.
Assim como para os remédios orais, antes de realizar qualquer aplicação de medicamentos tópicos, leve a criança para consultar um médico! Isso porque o bebê pode sofrer reações alérgicas a outras substâncias da composição.
Dessa forma, você estará agravando ainda mais a saúde dermatológica do pequeno. Antes de qualquer ação, visite um especialista.
Remédios caseiros para dermatite
Caso você esteja procurando uma maneira caseira para tratar a dermatite, existem diversas opções, veja só!
- Árvore do chá: popularmente conhecida como Melaleuca, o óleo da planta possui ativos que ajudam a aliviar os sintomas da dermatite atópica;
- Calêndula: a famosa margarida dourada é prestigiada por suas ações antibacteriana e anti-inflamatória, além de possuir propriedades antifúngicas e antissépticas;
- Prímula: o óleo da planta possui altos níveis de ácido gama-linolênico e ômega-6, substâncias que aprimoram a saúde dos tecidos quando utilizados de maneira tópica;
- Aloe vera: a babosa é uma planta que possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias comprovadas! Assim, as chances da suculenta ajudar na dermatite é alta.
Novamente, a Casatema vai ressaltar a importância de ter um amparo especializado antes de aplicar produtos no seu bebê. Converse com o médico da criança e veja se os remédios caseiros podem ser uma opção viável.
Você tem dúvidas sobre consultas com pediatras? Clique aqui e veja tudo o que você precisa saber!
Como prevenir a dermatite em bebês?
Além de ter tratamentos efetivos, a dermatite em bebês também pode ser prevenida.
Portanto, se você gostaria de evitar irritações na pele do seu pequeno:
- Hidrate a pele da criança com produtos neutros e sem aromas;
- Se possível, utilize sabonetes e shampoos neutros;
- Evite expor o bebê a temperaturas muito altas.
- Evitar o uso de esponjas e esfregões na pele;
- Manter a pele da criança sempre limpa;
- Aplique banhos mornos e rápidos;
A principal dica para evitar o aparecimento dessa condição nos bebês é atentar-se ao comportamento do pequeno. Se eles estiverem incomodados com aspectos externos, como roupas e fraldas, é fundamental realizar adaptações rápidas para que a pele não sofra tantos danos causados pela dermatite.
Já que estamos falando de desconforto, você sabia que existem 9 tipos de choro de bebê?! Pois é! Caso queira saber quais são, você só precisa clicar e conferir!
Gostou da temática?! Aqui no Blog da Casatema, você pode aprender tudo que uma mamãe precisa saber sobre saúde infantil!
Continue navegando pelo nosso site e aprimore os seus conhecimentos!