, ,

Grade de proteção para camas infantis: como escolher?

Os pequeninos cresceram? Então chegou a hora de colocar uma grade de proteção nas camas infantis!

Aos 3 meses, os bebês começam a rolar pela cama e, aos 10 meses, já estão engatinhando. São nesses momentos que você precisa garantir uma grade para a cama ou berço, já que os pequenos correm o risco de cair.

Neste post, vamos te dar algumas dicas de como escolher esse móvel e fazer a compra ideal para o seu filho. Confira!

1. Leve em conta o tipo de cama

Berço, mini cama ou cama infantil: independentemente do modelo escolhido, todas precisam de grade de proteção para evitar que o bebê role para fora da cama. A diferença entre elas é o tamanho da grade necessária.

As mini camas são menores que as camas infantis em comprimento e largura. Precisamos considerar estes dois fatores, para que a compra não seja desperdiçada.

Imagine investir numa grade que deixa uma abertura? Isso é inviável para a segurança do bebê, então não deixe de medir o móvel que vai receber a grade.

2. Alinhe com o design da cama e o estilo de decoração

É um erro começar a arrumar os quartinhos dos filhos sem definir uma linha estética. Com o passar dos anos, vira uma salada de informações, o que é ruim pois esse é um cômodo que deve proporcionar harmonia e tranquilidade à mamãe e ao bebê.

Já temos um post sobre os erros básicos na decoração infantil que podem ser evitados, clique aqui para saber mais.

Basicamente, a escolha do modelo de cama infantil deve definir o tipo de grade de proteção. Por exemplo, as camas Garden combinam com cerquinhas. O estilo do quarto fica uma graça com essa temática de fazendinha.

Já as camas com telhadinhos e outros elementos lúdicos podem ser acentuadas por meio das grades em formato de nuvens. As meninas se sentem como princesas nessa estrutura!

Outro incentivo para considerar como a grade se encaixa na decoração antes de comprá-la é que montar um quarto lúdico é uma ótima estratégia para estimular a criatividade dos pequenos!

Não é apenas visualmente bonito, é uma maneira de desenvolver a imaginação deles e proporcionar brincadeiras incríveis.

3. Conheça os tipos de grade de proteção

O principal motivo pelo qual as pessoas compram grades de proteção é a sua funcionalidade, claro, mas ele não é o único. Abaixo, listamos os principais modelos disponíveis no mercado e as vantagens de cada um:

Em X

As grades em X são inspiradas em porteiras de fazenda, perfeitas para quartinhos com temática de animais. Elas protegem o bebê de rolar para fora da cama, mas sem bloquear a sua visão por completo.

O modelo é excelente para que os pequenos saibam o que está acontecendo ao seu redor, desenvolvendo a sua visão, cognição e conhecimento de mundo.

Mesmo a inspiração sendo as fazendinhas, a grade em X harmoniza com camas além desta estética, porque é neutra e muito prática no dia a dia. É uma das melhores opções para as crianças que ficam sempre em pé no berço, analisando tudo à sua volta.

Cerquinha arredondada

Esse é o modelo mais agradável e seguro para os pequenos, principalmente quando os dentinhos começarem a despontar. Eles morderão o topo da grade, é normal e parte do desenvolvimento.

Antigamente, as casas de campo do Reino Unido tinham cercas baixinhas que eram de pedra, arbusto ou madeira. Esse último é a inspiração por trás dessa grade.

As cerquinhas arredondadas são feitas em tábuas de madeira na vertical com topo redondo e uma pintura branca. Dessa forma, elas delimitam o berço/cama/mini cama de forma romântica e super delicada.

Cerca de piquete

Você já viu a cerca que é usada para manter os bois, cavalos e vacas no terreno de fazendas?

Ela é composta por tábuas de madeira horizontais e paralelas, permitindo que os animais permaneçam seguros na propriedade mas sem tampar a sua visão e a das pessoas que estão por fora, já que existem aberturas entre as ripas.

A grade de proteção de piquete segue essa mesma lógica!

Ela pode vir em cores neutras, como branco e marrom, e coloridas, como amarelo, azul e rosa clarinho. Escolha um tom que combine com a paleta de cores do quarto infantil e veja como o cômodo ficará uma gracinha.

Janelinhas

As grades de proteção com formato de janelinhas fazem as crianças se sentirem numa casa de bonecas! São muito fofas, com as suas aberturas em formato quadrado e madeirinhas em formato de +.

Com elas, você estimula a autonomia infantil (já que os pequenos terão a sua própria “casinha” para cuidar) e ainda protege-os de quedas enquanto dormem.

Nuvem

Todo mundo sonha em dormir nas nuvens, né? Para as crianças, isso é possível! Essa grade tem o formato característico de uma nuvem, ou seja, reta embaixo e com ondulações suaves no topo.

É um modelo bem delicado e sutil na decoração, então cumpre o propósito de proteger o pequeno mas sem impactar muito na decoração. Ainda mais porque costuma ser pintado de branco, para representar melhor as nuvens.

Essa cerquinha não costuma cobrir toda a extensão da cama, então ela é ideal para mini camas, e não berços. Se o(a) seu(sua) filho(a) for mais grandinho(a), aposte nessa opção que não tem erro!

4. Como material de fabricação, prefira madeira ou aço inox

Há grades de proteção feitas em plástico, alumínio e metal, mas a melhor é em madeira. Os móveis feitos com madeira maciça, MDF e aço inoxidável têm alta durabilidade e resistência, então é um investimento que dura por muitos anos.

A mobília em madeira traz um aspecto mais natural ao ambiente, deixando-o aconchegante e atemporal, enquanto os modelos em aço contam com um visual mais moderno e minimalista.

5. Invista em um sistema de fixação eficaz

As grades de proteção devem ter um sistema de fixação adequado às camas. Procure usar o modelo que é recomendado pelo fabricante, nunca comprando uma alternativa caso precise substituir.

Também recomendamos que você não tente encaixar uma grade de proteção maior ou menor que a cama, pois isso compromete a sua fixação.

Após a instalação, faça um pouco de força e mova a grade para testar. As crianças se apoiarão e empurrarão ela, então precisamos garantir uma ótima fixação.

E então, gostou das nossas dicas? Para colocar esses conselhos em prática, confira as grades de proteção para camas infantis na loja online da Casatema e compre já a sua!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

O que é Feng Shui? Entenda para que serve e como aplicar

É normal o bebê dormir por muito tempo? Entenda

Próximo