, ,

Festa do pijama infantil: ideias para uma noite inesquecível

Mamães e papais! Vamos preparar uma festa do pijama incrível para a criançada com algumas ideias que vão garantir muitas horas de brincadeiras.

Além de se divertir muito, vocês irão viver experiências e momentos memoráveis para estreitar o vínculo familiar. Aproveitem este conteúdo recheado de dicas inspiradas nas festas do pijama mais divertidas!

Como fazer uma festa do pijama infantil?

Organizar uma festa do pijama para as crianças não é uma tarefa difícil. O ideal é mudar os ambientes o máximo possível para a experiência ser intensificada pela mudança de perspectiva. Dormir na sala ou trocar os móveis de lugar é um bom começo. Montar barracas dentro de casa e brincar no quintal deixam a noite ainda mais divertida.

Usem a criatividade e lembrem-se que o mais importante é a experiência das crianças. Vale a pena fazer um esforço para programar brincadeiras e viver uma noite inesquecível em família.

duas meninas e dois meninos brancos deitados na cama felizes em uma festa do pijama

Brincadeiras para festa do pijama

Aqui, o blog da Casatema separou algumas brincadeiras clássicas. Algumas, vocês já conhecem e outras garantimos que são muito divertidas para brincar com as crianças. Acompanhe!

1. Caça ao tesouro

A primeira sugestão é uma brincadeira que consideramos fundamental para uma festa do pijama. A caça ao tesouro evoca todo um mistério que a noite ajuda a acentuar, tornando a aventura mais emocionante.

Como sempre, usar algumas dicas que levem ao tesouro é parte da brincadeira. Nesse caso, as pistas podem ser escritas ou desenhadas. Outra ideia é incorporar a tecnologia na brincadeira: criem várias pistas em vídeo, mensagens, imagens, vinculem com QR codes (existem sites que fazem isso na internet), imprimam e espalhem pela casa.

Vocês também podem criar uma história em torno do mistério, criar personagens para interpretar com outras pistas para as crianças e envolvê-las em uma aventura inesquecível que promova o protagonismo infantil.

2. Sessão de cinema

Essa segunda sugestão pode, inclusive, ser associada à primeira. Depois de dar uma canseira na criançada com a caça ao tesouro, uma sessão de cinema para relaxar é uma excelente ideia.

Façam uma seleção prévia dos filmes favoritos da galerinha e não deixem de incluir na lista alguns clássicos da época de vocês. Como diz o antigo ditado, relembrar é viver, e vocês podem acabar rememorando bons momentos da infância que merecem ser compartilhados com as crianças na festa do pijama.

dois meninos e uma menina felizes com a mão no rosto e deitados em uma cabana

3. Teatro de sombras

A terceira sugestão é uma ótima oportunidade de aproveitar a escuridão da noite da festa do pijama e proporcionar uma atividade sensorial incrível para as crianças.

O Teatro de sombras pode ser montado com uma caixa de sapato, um pedaço de papel, alguns personagens recortados e uma lanterna. Todo o processo de confecção do teatro pode ser parte da brincadeira.

Escolham algumas histórias clássicas e interpretem os personagens com as crianças, criando um universo de imaginação. Outra opção é criar formas com a sombra das mãos na parede usando apenas a luz da lanterna. Existem opções fáceis de fazer e com muitos tutoriais na internet! Por aqui, adoramos essa brincadeira!

imagem de um sombra feita com a mão em uma brincadeira de festa do pijama

4. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são outra ótima oportunidade para integrar a família. Afinal, permitem fazer uma atividade que trabalhe mais as habilidades cognitivas da criança, como o foco, a concentração e a paciência.

É um momento legal para viver um pouco de nostalgia e apresentar os jogos do tempo de vocês para os mais novos. Hoje em dia, existem muitas opções de jogos de tabuleiro modernos também, com experiências que vão de misteriosas a divertidas e com muitos recursos.

É válido dar uma pesquisada e avaliar as opções que estimulam aspectos como o raciocínio lógico, a autonomia infantil e o pensamento crítico.

5. Músicas no Karaokê

Gente, essa brincadeira é outro clássico que está voltando com tudo e a garotada está amando. Se na casa de vocês não houver problemas com o barulho durante a noite, o karaokê rende muita diversão.

O legal é que vocês podem montar um palco e usar os vídeos da internet mesmo, assim haverá opções para todos os gostos e todo mundo poderá ter os seus momentos de fama na festa do pijama.

Este tipo de atividade estimula a comunicação, a criatividade infantil e a expressão espontânea das crianças. É até capaz de algum talento acabar se revelando na brincadeira.

6. Brincadeira da Estátua

A famosa brincadeira de estátua também não poderia ficar de fora. Aproveitando o clima musical do karaokê, usar a dança como meio de expressão para canalizar e gastar a energia das crianças é um ótimo recurso.

Se vocês não lembram, o jogo é super simples: basta colocar uma música para tocar e todos dançam. Quando a música para, todos devem parar também, ficando imóveis como estátuas.

duas meninas em cima da cama dançando e pulando

Para dificultar, vocês podem pausar a música e se aproximar das crianças, fazendo um pouco de cócegas, dando pequenos sustos para ver se elas conseguem se manter firmes. A cada rodada, o primeiro a se mexer fica de fora e assim vai até restar apenas um vencedor.

7. Jogo da Mímica

A mímica também não pode faltar nas festas do pijama. Os temas e recursos que vocês podem utilizar para fazer essa brincadeira são ilimitados e o importante é considerar os interesses das crianças para que elas se engajem e aproveitem ao máximo.

Personagens de desenhos animados, super-heróis, animais, objetos, sentimentos e emoções e meios de transporte são alguns dos temas que sugerimos para incluir na brincadeira. Acredite: as gargalhadas da festa do pijama estarão garantidas.

8. Jogo do 1 ao 20

Esse é um jogo muito simples e difícil ao mesmo tempo, e claro, muito divertido.

O objetivo é reunir todo mundo e contar de 1 até 20 na ordem correta. Parece fácil, mas aí é que entram duas pequenas regras:

  1. Os números precisam ser contados na ordem: 1, 2, 3, 4, 5…;
  2. Não existe uma ordem certa de participantes, qualquer pessoa pode falar a qualquer momento;
  3. Se duas pessoas falarem ao mesmo tempo, o jogo volta no começo.

Sério, parece quase impossível, mas com paciência e concentração vocês vão chegar lá. Quanto mais pessoas na roda, mais difícil fica o jogo, mas é possível jogar até com duas pessoas.

9. Circuito de desafios

Esta brincadeira é muito legal porque pode trazer outra perspectiva sobre o ambiente familiar.

Ao invés de circular e usar os móveis normalmente, vocês podem mudar completamente os cômodos da casa, trocando os móveis de lugar, criando obstáculos, inventando desafios e dando oportunidades para as crianças explorarem a própria casa de um jeito diferente na festa do pijama.

Além de muito divertido, o circuito de desafios ajuda a gastar bastante energia e trabalhar a coordenação motora, para dormir tranquilamente no final da noite.

10. Ressignificação de objetos

A ideia desta brincadeira é usar objetos comuns do dia a dia e transformá-los — na imaginação — em algo totalmente novo, criando uma nova funcionalidade e representando-a por meio de uma ação.

Por exemplo, um prato de plástico pode se transformar em um volante de carro. Quem tiver essa ideia, deve pegar o prato e fingir que está dirigindo um veículo, usando objeto para representar o volante.

A brincadeira de ressignificação de objetos vem do teatro e além de muito criativa, ajuda a estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças.

As possibilidades são infinitas e é muito comum sermos surpreendidos pela criatividade com ideias incríveis que jamais passariam pelas nossas cabeças de adulto.

11. Contação de histórias

Este é um recurso legal para utilizar no final da festa do pijama, quando as crianças já estiverem mais cansadinhas. As histórias ajudam a embalar o sono e fecham a lista de brincadeiras com chave de ouro.

Vocês também podem contar as histórias que ouviam quando eram crianças ou utilizar livros como recursos. Contos mais leves, sem muitos mistérios ou sustos são ideais para que as crianças durmam tranquilas e não arrisquem ter pesadelos ou sofram com o terror noturno infantil.

imagem enquadrada com cinco meninas deitadas com a cabeça uma do lado da outra


Depois de tantas brincadeiras, com certeza a festa do pijama vai acabar em uma deliciosa noite de sono para a criançada. Para finalizar com chave de ouro, façam um esforço e montem um delicioso café da manhã com lanches saudáveis para as crianças. Leia o nosso post e descubra receitas deliciosas!

Boa diversão!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Mini Cama Infantil: Escolha o melhor modelo para o seu filho

Cada coisa em seu lugar! Como manter o quarto das crianças organizado

Próximo