Por que montar um quarto lúdico para o seu filho

É muito difícil aceitar que os filhos crescem rápido, não é mesmo? Desde a gravidez, nos preparamos para dar tudo do melhor aos nossos anjinhos e proporcionar a eles um crescimento saudável. Aliás, sabia que montar um quarto lúdico deve fazer parte da lista de preparativos?

Após o primeiro aninho, período em que o bebê começa a crescer e ganhar mais autonomia, o layout do quarto se reconfigura para atender às novas habilidades da criança. Aí, é hora de dar tchau ao berço e optar por caminhas que ofereçam ao pequeno a desenvoltura e mobilidade necessárias.

O mesmo acontece com o restante do quarto: o cômodo inteiro tem de se adaptar às novas demandas do baby, desde aspectos relacionados a conforto até a adaptação ao universo infantil – até porque não faz sentido um quarto sóbrio e cheio de móveis altos para um serzinho que adora brincar e se divertir, certo?

No entanto, os papais e mamães investem tanto no quartinho do bebê, que, quando a criança começa a crescer, eles optam por modificar o cômodo pensando em um longo prazo e montam um quarto neutro que dure até a adolescência do filho para evitar trabalho e custos extras.

Entretanto, se considerarmos o que é ideal para o desenvolvimento dos pequenos, isso fica totalmente fora de cogitação. O motivo é claro: quarto de criança tem de ser divertido! Mais do que isso, tem de ser funcional e conversar com o universo infantil.

Qual o papel da brincadeira na infância?

Seu filho adora criar situações fantásticas, monstros ou amiguinhos imaginários? É super normal quando se é criança, faz parte da criatividade. Nosso papel, como pais, é estimular esse lado criativo e garantir momentos deliciosos de diversão.

A brincadeira, na infância, desempenha um papel extremamente importante, por diferentes motivos.

Primeiramente, porque a criança explora a realidade e internaliza a cultura na qual está inserida, ao exercer diversos papéis sociais em um faz de conta.

Brincar com a boneca ou com o carrinho, fingindo que é pai, mãe ou policial faz a criança se colocar no lugar do adulto e compreender suas obrigações e seu comportamento, assim como suas responsabilidades.

Além dessa alteridade desenvolvida, é por meio da brincadeira que a criança vivencia conflitos diários e os enfrenta, expressando seus medos e angústias.

Além do mais, é brincando que se aprende a perder e a se frustrar, que se caminha em direção ao equilíbrio emocional na vida adulta e ao desenvolvimento de personalidade.

Por último, podemos ressaltar como papel do brincar: permitir um desenvolvimento de pensamento, da atenção e, claro, da imaginação e criatividade.

Já deu para perceber que, privar o lado lúdico da infância acaba restringindo um crescimento efetivo e saudável, não é?

Uma forma perfeita para trabalhar tudo isso é planejar um ambiente divertido, que converse com o universo do seu filho ou filha e, consequentemente, estimule sua criatividade. E sabe qual o melhor lugar para levar essa ludicidade? O quarto infantil!

Como montar um quarto infantil lúdico e funcional?

Criar um quarto divertido e funcional para o seu filho é fácil! Basta misturar elementos básicos com características lúdicas, que se adaptam às necessidades a criança.

A melhor ideia para montar um espaço assim é apostar em móveis infantis multifuncionais: além de serem muito úteis para o dia a dia, ainda decoram o ambiente e proporcionam muita diversão aos pequeninos, instigando a imaginação.

Olha só algumas opções para montar o cômodo do seu filho:

Mini cama casinha

cama infantil casa

As mamães antenadas em novidades já conhecem muito bem esse móvel. A mini cama é desenvolvida a partir do método montessoriano, com o propósito de ser baixinha e, assim, oferecer mais autonomia e liberdade à criança.

Ela é ideal para os mais novinhos, que estão saindo do berço e ainda não têm altura para usar a cama infantil sem a ajuda dos adultos. Dessa forma, garante a segurança evitando tombos e machucados de altura.

O formato de casinha torna a hora de dormir muito mais legal e empolgante (afinal, dormir em uma casinha é muito mais divertido, não?).

Cama infantil com escorregador

cama infantil com escorregador

 

Para as crianças maiorzinhas, a cama com escorregador é sinônimo de diversão! Já imaginou acordar e poder brincar, logo de manhã? Esse móvel permite começar muito bem o dia, com energia para o que der e vier. E o melhor: é muito seguro!

Brinquedoteca

cabana infantil com tenda

Que criança não gostaria de ter um parque de diversões no próprio quarto? Proporcionar um cantinho para brincadeiras é ideal para o desenvolvimento do pequenos e deixa o cômodo bastante lúdico.

Você pode colocar uma lousa de parede em formato de casinha, por exemplo, ou uma torre playground com escorrega e escada. Que tal uma cabaninha também?

Ter um cantinho para brincar vai tornar a rotina da sua criança cheia de estímulos à imaginação!

Onde comprar móveis para quarto infantil

Montar um quarto personalizado de acordo com o estilo, personalidade e necessidades da criança faz com que o cômodo, que é o mundo da criança, tenha uma identidade.

Dessa forma, ela incita o desenvolvimento da criançada em diversos sentidos, como na tomada de decisões, opinião própria e descobertas da infância.

No site da Casatema, você encontra todos esses móveis mencionados aqui e muito mais. Temos móveis infantis, juvenis e para bebês, ou seja, para todas as idades da infância e adolescência.

Confira nossas opções e monte um quarto incrível para o seu filho!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Como decorar o quarto infantil com papel de parede

Criando memórias de Natal: brincadeiras para se divertir com as crianças

Próximo