, , ,

Quadro de tarefas infantil — Dicas para montar um

Um quadro de tarefas infantis pode ser uma ótima opção para as mamães e papais que desejam que seus filhos realizem seus deveres e tarefas e ainda aprendam a desenvolver uma rotina.

Para as crianças seguir uma rotina não é uma tarefa fácil. O momento da brincadeira é sempre muito mais atrativo e isso se torna ainda mais intenso com a chegada das férias escolares.

Investir em um quadro de tarefas infantil é importante para os pequenos aprenderem a se organizar, tanto nas tarefas da escola quanto também nas tarefas de casa. Afinal, eles devem participar da rotina da família e contribuir com a cama.

Além disso, uma rotina pode ser de grande auxílio para que todas as crianças, em especial as mais agitadas, estudem melhor e se tornem capazes de conciliar seu tempo entre tarefas e momentos de lazer.

Para te ajudar a montar o quadro de tarefas ideal para seu filho, separamos as melhores dicas. Leia o post e ajude o seu pequeno a desenvolver um senso de organização e equilíbrio.

Quadro de tarefas infantil: por que fazer um?

O quadro de tarefas infantil é uma ótima ferramenta para as crianças desenvolverem suas atividades. Para as famílias que amam o método montessori, assim como nós, com o quadro, os pequenos podem administrar o tempo de maneira lúdica e ainda contar com uma certa autonomia para gerenciar as suas próprias tarefas.

Verdade seja dita, criança gosta mesmo é de se divertir. Por isso, elas sempre irão optar por realizar tarefas que tragam diversão. E isso faz com que elas sempre deem prioridades para brincadeiras e jogos, deixando seus afazeres de lado.

Com um quadro de tarefas, você pode fazer com que as crianças passem a revezar seu tempo entre afazeres e entretenimento. Além disso, você pode adaptar algumas das tarefas da criança junto as tarefas do casal. Dessa forma, o seu filho ou filha se sente incluído e parte da família, ficando ainda mais motivado a seguir o quadro!

É importante lembrar que o intuito do quadro de tarefas não é ocupar totalmente o dia da criança com diversos deveres e atividades. Por isso, mesmo no quadro de tarefas, você pode separar as atividades entre deveres e diversão. Isso faz com que a criança tenha mais motivação para realizar suas atividades.

Passo a passo: como montar um quadro de tarefas para seu filho

O primeiro passo dessa montagem é fazer com que a criança participe da montagem.

Você deixá-la inserir suas atividades favoritas primeiro e em seguida as obrigações: (escola, atividades extraclasse e atividades da casa).

Para montar um quadro de tarefas infantil você irá precisar de:

  • Quadro com moldura e vidro;
  • Canetas coloridas para escrever as tarefas;
  • Régua;
  • Folha de sulfite ou papel cartão colorido para o fundo.

Para realizar a montagem, use uma régua para traçar linhas verticais no sulfite ou papel cartão na posição paisagem. É preciso traçar 7 linhas para que a folha fique em 8 espaços.

7 deles para os dias da semana (que devem ser marcados direto no papel) e 1 para as atividades que serão realizadas (que pode ser marcado no vidro para que haja possibilidade de apagar as atividades propostas).

Em seguida, é hora de fazer marcações horizontais no vidro para dividir as tarefas, aqui é importante que você faça as divisões com espaço suficiente para a quantidade total de atividades que devem ser realizadas. Então, basta que você monte o quadro e defina as tarefas com o auxílio das crianças.

O quadro deve ser instalado em um local de fácil alcance para as crianças, elas precisam ter o acesso para marcar suas tarefas concluídas. Ao concluir as atividades, podem ser realizadas marcações de check, rostos felizes e tudo mais que você e o seu pequeno(a) possa desejar incluir, afinal, ela estará comemorando uma tarefa concluída.

Se uma atividade não for concluída, podem ser utilizadas marcações de “X”, para a criança e os papais saberem que aquela atividade não foi finalizada.

No entanto, é muito importante não sobrecarregar as crianças. Ao verificar as atividades que não foram feitas procure saber o motivo e se houve algum contraponto durante aquele dia que impediu a execução da atividade.

Por fim, é importante sempre deixar um tempo livre para as crianças descansarem e todas as atividades propostas precisam ser coerentes com sua idade e capacidade de realização dos afazeres.

Como fazer o quadro de tarefas funcionar?

Se você fez ou já possui um quadro de tarefas e percebe que seu filho não anda muito atento a ele, ou o deixa de lado, é importante investigar o que não foi eficaz para os pequenos.

Por isso, separamos algumas dicas abaixo que vão te ajudar a fazer com que as crianças deem mais atenção ao quadro, confira:

Traga diversão ao quadro

Como mencionamos, as crianças vão sempre priorizar e dar mais atenção a atividades descontraídas. Afinal, criança aprende é brincando! Por isso, se o quadro está sendo ignorado, pode ser que ele não esteja com um visual atraente.

Deixe o quadro mais lúdico, trazendo mais cores e personagens ao objeto pode ser uma ótima maneira de fazer com que as crianças se sintam mais próximas do objeto. A forma como os adultos da casa tratam o quadro também é super importante. O quadro de tarefas deve ser um incentivador e não somente um motivo de penalização ou punição à criança.

Ofereça prêmios às crianças ao concluírem suas atividades

Uma ótima forma de incentivo às crianças é oferecer pequenos mimos a elas quando elas concluírem todas as suas atividades propostas. Isso fará com que elas busquem cumprir suas atividades todos os dias da melhor forma possível.

Existem muitas opções de mimos que podem ser oferecidos quando os pequenos concluírem suas atividades, tais como um passeio aos finais de semana, inserir uma brincadeira que ele gosta muito no quadro, algo que vem sendo pedido ou até mesmo um dia de descanso do quadro de tarefas.

Faça surpresas

Sem que os pequenos saibam, traga tarefas divertidas e diferentes do comum, como 1h de videogame, aproveitar o pudim da geladeira ou outras atividades que você sabe que eles gostam. É uma ótima opção para que a rotina seja quebrada e faz com eles tenham ainda mais vontade de se dedicar ao quadro.

Ofereça possibilidade de escolha

Sempre existirá uma ou outra atividade mais desagradável que os pequenos menos gostam de fazer. Quanto a isso, ofereça possibilidade de escolha – pode ser uma ótima forma de fazer com que eles escolham a que têm mais afinidade e se sintam mais motivados a seguir o quadro de tarefas.

Nas atividades mais flexíveis, deixe que ele troque de dias e defina qual o melhor período para realizar cada um delas. Todos nós temos vontade própria, é importante começar ensinar como gerenciar essa vontade aos filhos também.

Temos certeza de que o quadro de tarefas será um ótimo auxiliar na educação e desenvolvimento das crianças, desejamos que com essas dicas eles cresçam mais determinados a cumprirem suas tarefas e a se desafiarem mais com confiança.

O que você achou do quadro de tarefas infantil? Adote já o seu para a sua família e conte para gente qual foi a sua experiência!

Aproveite também para conferir nosso post sobre como incentivar a leitura infantil e confira nossas dicas para formar novos leitores. Nos vemos no próximo post, até lá!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Decoração de sala de estar aconchegante e funcional

Caixa sensorial para crianças — Veja como montar uma

Próximo