, , ,

Decoração de sala de estar aconchegante e funcional

A decoração da sala de estar diz muito sobre sua casa e sobre você, e é justamente por isso que se trata de uma preocupação muito recorrente para a maioria das mulheres que estão planejando a organização e a disposição dos móveis desse ambiente. Isso porque conciliar praticidade e design não é uma tarefa nada fácil.

A sala de estar é o cômodo mais receptivo da casa, pois é nele que recebemos nossas visitas e fazemos com que elas se sintam acolhidas.

Quando cada detalhe é pensado com carinho, qualquer cômodo da casa se torna muito mais confortável e acolhedor. E sabemos que além da decoração, todo o ambiente precisa ser projetado para a necessidade da família, principalmente quando nos referimos aos pequenos.

Nós já ensinamos aqui como montar uma casa com móveis funcionais, e agora chegou a vez de você tirar todas as dúvidas sobre como montar uma sala de estar mais aconchegante e funcional, se inspire com nossas ideias:

Decoração de sala de estar: como fazer do zero?

Se você deseja renovar a decoração da sua sala de estar é muito importante que você pense em detalhes que possam fazer com que você se sinta mais confortável com o que você mais preza na decoração de seu ambiente. Cada detalhe pensado faz muita diferença em seu dia a dia.

Separar os itens que mais gosta e posicioná-los de forma estratégica é uma ótima maneira de começar. Os detalhes recebem um destaque maior e fazem com que você tenha uma sala de estar com um acabamento mais bonito e organizado.

Assim, em seu dia a dia você consegue deixar suas atividades muito mais práticas e realiza suas tarefas com mais facilidade. Com um ambiente planejado, você otimiza a sua rotina e ganha mais tempo para desfrutar da sua casa!

A tarefa de decorar não é uma atividade rápida, porque demanda planejamento de acordo com os seus itens e ainda requer que você encontre objetos específicos para serem posicionados em cada localização do ambiente. No entanto, uma vez feito, você pode enfim aproveitar um lar que é a sua cara.

Como estamos tratando da sala de estar aqui, pense em como montá-la de acordo com as suas necessidades e da sua família visando sempre um espaço confortável e aconchegante.

Itens essenciais e como organizá-los

A sala de estar é um espaço muito especial para toda a casa para receber os amigos e família. Organizá-la de forma mais assertiva em relação à disposição dos móveis, faz com que você aproveite cada cantinho para deixá-la mais aconchegante. Veja como:

Rack e TV

Em algumas casas a sala de estar é a mesma que a sala de TV. Sendo assim, as racks e aparelhos televisores são essenciais, por isso você precisa posicioná-la de forma inteligente para aproveitar a televisão com muito mais qualidade.

O primeiro ponto a se considerar é a posição desses itens em uma parede que não receba reflexos vindos da janela. Isso porque a luz da janela pode ser um fator que atrapalha o conforto de todos que forem assistir a televisão.

Caso sua residência não permita que a posição da televisão seja distante da janela, você pode usar cortinas com blackout para que seus momentos de lazer com as crianças em frente a sua televisão sejam bem aproveitados!

Caso você queira, também pode usar um modelo de painel de televisor. Está em dúvida de onde colocar a sua TV? Leia o nosso post sobre rack ou painel, esse post irá te ajudar a encontrar a melhor decisão para a sua casa.

Estantes

As estantes são ótimos móveis, além de expor objetos decorativos, você pode inserir os livros preferidos, aproveite para deixar alguns livros para as crianças. Assim, na sala de estar você pode descansar enquanto o seu pequeno pratica a leitura.

Uma boa dica de como incentivar a leitura com os pequenos, é apostar em uma das estantes montessoriana na sala de estar. Assim, quando as crianças passarem por lá, elas podem com facilidade escolher qual será o livro do dia.

Sofá

Você pode posicionar o sofá tanto em frente a uma televisão, mas também pode criar um espaço somente com ele, as poltronas e uma mesinha de centro.

Geralmente, é posicionado na parede em residências que possuem um espaço limitado, mas caso você tenha espaço disponível e queira inovar é possível que deixe-o posicionado em um ambiente mais ao meio.

Além disso, você pode disfarçar a parte traseira do sofá com outros móveis como um aparador ou uma estante, por exemplo.

Aparadores

Os aparadores são ótimas opções para paredes que estão muito vazias à medida em que conseguem trazer mais objetos de decoração e ainda fazer com que o móvel tenha mais personalidade. Alguns modelos ainda possuem gavetas para que você consiga armazenar pequenos pertences.

Em relação aos objetos de decoração que podem ser posicionados no móvel, você pode usar os itens que mais gosta – como um vaso de flores, porta-retratos ou até mesmo jogos de tabuleiros que as criançadas amam jogar aos finais de semana!

Nichos e Prateleiras

Nos nichos e prateleiras você pode colocar todos os itens que mais gosta e que trazem mais de sua personalidade à sua residência.

Porta-retratos, quadrinhos decorativos, alguma arte feita pelas crianças, luminárias, velas aromáticas, caixinha de som e outros itens de decoração são ótimos exemplos de objetos que podem ser usados na decoração para trazer um acabamento mais cuidadoso.

Além disso, para deixar o espaço mais funcional é muito importante que os nichos e prateleiras sejam posicionados em uma altura coerente, de acordo com os usuários da casa. Assim, os objetos ficam de fácil alcance a qualquer momento.

Puffs e Poltronas

Diferente dos sofás, os modelos de puffs e poltronas não precisam necessariamente ficar voltados para a televisão, podem ser posicionados em locais estratégicos do ambiente para que você consiga descansar enquanto estiver sentado sobre eles.

Caso seu sofá seja pequeno, você pode usar as poltronas próximas para conseguir receber seus convidados com mais conforto.

Lembre-se: a decoração está nos detalhes

Agora que você já viu como posicionar os móveis de sua sala de estar de forma adequada, invista também na decoração para conseguir um acabamento perfeito e deixar sua sala de estar com a sua cara. E se engana quem pensa que existem muitos segredos e dificuldades na hora de escolher os itens adequados para um ambiente.

Uma alternativa para revitalizar a decoração de sua sala pode ser as plantas – elas irão trazer mais vida e cor à sua sala. Além disso, você pode descobrir um novo hobbie ao cuidar de suas plantinhas com todo o carinho e zelo.

Se você acredita que não possui muito tempo para cuidar das plantas ou acredita que irá esquecer de oferecer os cuidados adequados que elas precisam, pode optar por modelos artificiais. Existem diversas opções que conseguem deixar o ambiente mais vivo e ainda fazer com que sua sala de estar ganhe uma aparência renovada e cheia de personalidade.

Se a sua sala de estar for integrada com a sala de jantar, aproveite para combinar os móveis desses dois ambientes. Outra alternativa para quem possui sala de estar separada da sala de televisão, é criar o cantinho de estudo do seu pequeno em algum cantinho da sala de estar, assim, no dia a dia ele consegue se concentrar com o baixo fluxo de pessoas nesses ambientes.

Esperamos que sua sala de estar fique aconchegante e funcional depois dessas ideias. Aproveite para conferir o nosso post sobre como escolher os móveis de acordo com sua sala e deixa a sua perfeita!

Até o próximo post!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Aprenda a montar uma casa com móveis funcionais

Quadro de tarefas infantil — Dicas para montar um

Próximo