Festa em casa: dicas simples e fáceis para não errar!

Aniversário, um jantar especial, ceia de natal e revéillon, seja qual for a data comemorativa, fazer uma festa em casa e receber a família e os amigos é sempre muito bom!

Quando o evento é planejado fica muito mais fácil organizar tudo com mais tranquilidade, além de evitar dor de cabeça em cima da hora, como a falta de comida para todos. O ano novo é uma ótima oportunidade para reunir a família, aproveite as nossas dicas sobre decoração de reveillón!

O ato de receber em casa é também uma forma de demonstrar que aquelas pessoas que estão ali são queridas. Além de ser uma ótima oportunidade de confraternizar, se divertir e criar momentos especiais e inesquecíveis.

Organizar uma festa pode até parecer difícil, no entanto, com algumas dicas simples e um bom planejamento é muito fácil fazer uma festa em casa sem ter muito trabalho, acompanhe e confira!

Qual a melhor maneira de começar?

Com tanta coisa para resolver, se você não está acostumado ou nunca realizou uma festa em casa, a tarefa pode parecer um bicho de sete cabeças. É normal ficar perdido ou não saber exatamente por onde começar, calma, vamos te ajudar a planejar tudo, de maneira prática e fácil.

Lista de convidados

Essa deve ser a primeira tarefa na hora de organizar uma festa, seja ela em casa ou em um salão de festas. Com a quantidade de convidados definida fica muito mais simples de organizar tudo, desde a comida até as coisas mais simples com a escolha da louça e dos talheres.

Com o avanço da tecnologia, agora ficou cada vez mais fácil convidar pessoas, já que é só enviar o convite pelo Whatsapp, por exemplo. No entanto, se você ainda gosta da moda antiga, pode fazer ou comprar convites prontos e enviar para o endereço dos convidados.

Uma dica importante é pedir para que as pessoas confirmem presença com antecedência, assim, você consegue saber exatamente quem vai comparecer, eliminando o risco de a comida sobrar, ou pior ainda, faltar.

Se a sua casa ou apartamento são menores, o ideal é chamar poucas pessoas para que todos fiquem confortáveis. Caso o espaço seja mais amplo, a lista de convidados pode ser um pouco maior. Atente-se para que tenha cadeiras para todos, afinal de contas, comer em pé pode não ser agradável.

O que servir

A escolha do cardápio vai depender muito da quantidade de pessoas ou do seu tipo de recepção, o ideal é que você dê preferência para comidas que sejam fáceis de preparar e também de servir, para que você não corra o risco de passar boa parte da festa na cozinha.

Outra boa dica é perguntar aos convidados se alguém possui alguma restrição alimentar, como alergia a glúten ou outro alimento. Perguntar se o convidado é vegano ou vegetariano também é uma excelente ideia, assim, você não corre o risco de causar desconforto ou constrangimento na hora da refeição.

Para um jantar, uma boa opção é servir comidas gratinadas ou que não necessitem de tantos preparos. Lasanha, escondidinho de recheios variados, risoto e estrogonofe são ótimas opções, já que além de simples, não necessitam de muitos acompanhamentos. Já para uma festa em casa mais informal, os lanches e petiscos são uma ótima opção.

Veja algumas opções de comidas que agradam tanto crianças como adultos e, além de serem um sucesso, não dão tanto trabalho ao preparar:

  • Salgadinhos fritos ou assados;
  • Pão de metro;
  • Hot dog;
  • Quiche ou empadão;
  • Pizza;
  • Torta salgada;
  • Mini hamburger;
  • Guacamole e tortilhas;
  • Torta salgada;
  • Torradas, patês variados e antepastos;
  • Tábua de frios;
  • Bruschettas;

Veja uma receita fácil de bruschetta, uma ótima opção para servir como entrada.

Ingredientes

  • 2 tomates maduros e cortados em cubos;
  • 1 dente de alho triturado;
  • ½ xícara de azeite;
  • Fatias de pão baguete, italiano ou francês;
  • Manjericão fresco;
  • 1 colher de sopa de orégano;
  • Mussarela de búfala em fatias;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Para o recheio, misture o azeite, tomate em cubos e o alho, em seguida acrescente orégano, manjericão, sal e pimenta. Fatie o pão e regue com azeite. Coloque a mussarela de búfala e por cima o recheio. Leve ao forno para gratinar e finalize com azeite e manjericão para decorar.

Para a sobremesa você pode servir um bolo, mousses, pavê, cremes e até mesmo salada de frutas.

bruschetta

Decoração

Agora é a hora de botar a mão na massa. A decoração vai depender um pouco de como vai ser a sua festa, se for um jantar, pode ser algo mais formal com louças diferentes e uma toalha de mesa bonita. Se for mais informal, é possível usar até descartáveis coloridos como copos e pratos.

Para fazer uma boa decoração não é necessário gastar tanto. Com criatividade e alguns itens que já fazem parte da sua casa é possível arrasar. Toalhas de mesa, vidros de tamanhos diferentes, garrafas, vasos e até porta retratos podem ser utilizados.

Uma ótima maneira para deixar a mesa muito mais bonita é apostar nas flores. Diferentes arranjos em vasos e vidros de tamanhos diversos são ótimos para decorar. Os balões também caem muito bem, os modelos de gás hélio dão um tom mais sofisticado e elegante.

Bandejas e boleiras são uma boa aposta tanto para preencher os espaços da mesa, quanto para decorar e também servir as comidas.

Se você for da turma do DIY (Faça Você Mesmo), bandeirolas de papel ou painel de fotos são uma ideia incrível e criativa para deixar o ambiente ainda mais divertido e decorado.

decoração DIY festa

Dica extra!

Para garantir a animação dos convidados na sua festa, você pode apostar em algumas coisas de entretenimento que todos vão adorar. Veja algumas sugestões:

  • Playlist de músicas animadas;
  • Karaokê;
  • Jogos de tabuleiro.

Com essas dicas fazer uma festa em casa para receber a família e os amigos vai ser muito mais simples e todos vão se divertir muito.

Aproveite para ler o nosso post sobre como organizar o guarda-roupa infantil e aprenda 5 dicas que vão facilitar a sua vida.

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Alergia infantil na pele: conheça as causas e como identificar

O que fazer no tempo livre: dicas para matar o tempo da criançada!

Próximo