Irmãos que brigam - como resolver a situação
Dicas

Irmãos que brigam: como resolver a situação?

Manter a harmonia e a ordem em casa pode ser um desafio para quem tem mais de um filho. Se as idades forem próximas, aí a situação fica mais complicada. Por mais que seja uma situação comum em casas com mais de um filho, lidar com irmãos que brigam pode ser estressante para a família inteira. Nessas horas, todo cuidado é pouco.

A boa notícia é que esse tipo de rivalidade é comum e passa logo. O ideal é que sentimentos como amizade, companheirismo e empatia sejam praticados em casa e ensinados aos filhos desde cedo pelos pais. São valores fundamentais para que as crianças entendam de verdade porque o respeito começa com quem está do nosso lado.

Por isso, investigamos o que leva os irmãos a brigar e como resolver esses conflitos. Crianças estão sempre alertas, e você também precisa estar. Confira!

Por que as brigas entre irmãos acontecem?

O relacionamento das crianças só tem piorado, a ponto de transformar a mais simples brincadeira em um campo de batalha, enquanto você sofre pensando que o amor entre os irmãos está arruinado? Acalme-se. Nem sempre (ou quase nunca) irmãos que brigam sentem raiva um do outro.

Se a briga começar de repente, não se desespere. Evitar tais situações é mais fácil do que você imagina. Primeiro, descubra o porquê do conflito para, então, decidir como agir. Levantamos as três principais razões pelas quais as crianças arrumam confusão. Veja:

Cansaço físico e mental

Assim como nós, o estresse do cotidiano também atinge as crianças – que, por sua vez, são muito mais sensíveis às oscilações de comportamento do que nós, adultos. Você já ouviu dizer que nunca devemos mexer com uma criança sonolenta? Se o sono e o cansaço (físico e mental) fazem mal para o nosso humor, imagine como é na cabecinha deles.

Irmaos que brigam - cansaço_criança

Se os seus filhos levam uma vida muito agitada, estão se adaptando a uma nova rotina ou estejam vivendo qualquer outra situação atípica, é muito provável que o humor seja o primeiro a se desestabilizar. Aí, a briga entre irmãos é certa. Observe a rotina dos seus filhos e analise o comportamento de cada um.

Pode ser a hora exata para uma pausa em forma de fim de semana na praia, ou mesmo um piquenique no parque. O importante é desestressar a mente deles e, de quebra, a sua também

Tédio

Enquanto algumas crianças se sentem sobrecarregadas, outras sofrem com o tédio. Seus filhos costumam ficar com muito tempo ocioso? Se for o caso, é provável que os irmãos se ocupem brigando entre si. Crianças que gastam pouca energia tendem a ficar agitadas e ansiosas – um prato cheio para os irmãos que brigam.

irmãos que brigam - tédio

Uma ideia prática para espantar o tédio é organizar uma lista de atividades para mantê-los ocupados ao longo do dia. Reúna diferentes níveis de complexidade, misturando tarefas cotidianas como o dever de casa e o banho, com atividades domésticas, como arrumar o quarto e os brinquedos. Entre uma e outra, que tal sugerir ideias de brincadeiras?

Ciúme

Independentemente de tédio ou cansaço, é o ciúme a principal semente da discórdia entre irmãos. Pode ser ciúme da mãe, do pai, dos avós, dos brinquedos… A disputa por atenção é muito comum entre crianças de todas as idades, e de todas as faixas etárias. Nesse caso, a situação precisa ser resolvida com atenção especial, afinal, envolve os sentimentos dos pequenos.

irmaos que brigam - ciumes

Nessas horas, é importante que os pais mantenham uma postura de imparcialidade, evitando comparar as crianças ou culpar um ou o outro pelos conflitos. Isso só reforça as rivalidades entre as crianças. Converse separadamente com cada um dos filhos, mostrando a importância da empatia e do respeito ao próximo. Por fim, reforce sempre que possível o quanto cada um dos filhos é amado. Amor nunca é demais.

Como acalmar os ânimos dos irmãos que brigam?

Além dos bons sentimentos, é possível fazer mais pela harmonia entre as crianças pensando no ambiente delas. Com a ajuda da psicologia das cores, aromaterapia e ideias de decoração e organização, é possível diminuir as tensões e mudar a energia dos espaços destinados às crianças em casa.

A psicologia das cores é uma corrente de estudos que acredita no impacto das cores sobre o nosso emocional. De acordo com a teoria, cores frias como o azul, roxo e verde transmitem equilíbrio, serenidade e delicadeza. Que tal levar isso em conta ao escolher itens de decoração para o quarto dos pequenos, como papel de parede e adesivos?

Por sua vez, a aromaterapia acredita no poder que os cheiros causam no psicológico humano. Você pode começar já: basta ter um aromatizador de ambientes e óleos essenciais de sua preferência. Para deixar o sono das crianças mais tranquilo, por exemplo, combine gotas de óleo de lavanda com bergamota.

Agora, se a ideia é fazer intervenções mínimas no espaço dos irmãos que brigam, comece propondo uma reorganização nos móveis do quarto das crianças. Doe brinquedos antigos e reposicione cama, armário e estantes. O objetivo é liberar espaço, deixando a luz e o ar fluírem no ambiente.

Com algumas medidas simples, você diminui a tensão entre as crianças e recupera a harmonia do seu lar, doce lar. Gostou das dicas? Continue no blog e aproveite todos os nossos conteúdos!

1 thought on “Irmãos que brigam: como resolver a situação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *