,

Atitudes que estimulam os hábitos de higiene na educação infantil

Incorporar os hábitos de higiene pessoal durante a infância é uma das melhores atitudes que as crianças podem ter para garantir uma vida saudável e equilibrada.

Adquirir hábitos de higiene é muito mais do que apenas manter a limpeza do corpo e pode funcionar como uma fonte de aprendizado sobre diversos assuntos e habilidades pessoais.

Além disso, é possível utilizar diversos recursos como as torres de aprendizagem e móveis multifuncionais para potencializar as experiências e significados que as crianças vivenciam na rotina infantil.

Aproveite o conteúdo e descubra formas de colaborar ativamente no desenvolvimento das crianças com atitudes que estimulem a higiene infantil.

1. Ensine desde cedo e seja um exemplo

Como pais, mães e educadores, precisamos ter consciência de que as crianças aprendem muito pelo exemplo e, se quisermos ensinar valores e princípios corretos, precisamos demonstrar isso em nossas atitudes.

A parentalidade consciente é um excelente começo para que as crianças comecem a entender a importância e a necessidade de manter hábitos saudáveis de higiene e alimentação, por exemplo.

Aproveite principalmente o delicioso processo de descoberta da primeira infância e a introdução alimentar para estimular os hábitos de higiene com frequência, facilitando a fixação do processo e a mecanização dos movimentos desde cedo.

mãos ensaboadas na pia se lavando

2. Inclua a ludicidade na rotina de higiene

Outro aspecto que pode ajudar na compreensão dos conceitos de higiene pelas crianças é usar a ludicidade na hora de escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos.

Um exemplo clássico, eficiente e muito divertido é usar as músicas durante a rotina de higiene e nas tarefas de casa. Você deve conhecer o programa Castelo Rá-tim-bum, que tem muitos recursos incríveis para aprender se divertindo.

“Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira,

antes de comer, beber, lamber pegar na mamadeira

Lava uma (mão), lava outra

Lava uma (mão), lava outra

Lava uma.

A doença vai embora junto com a sujeira

Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira…”

Canção: Lavar as Mãos – Arnaldo Antunes

Ainda tem a música do ratinho que toma banho, escova os dentes e muito mais. Outros grupos que usam a música para trabalhar diversos aspectos do universo infantil são o “Palavra Cantada” e “Grandes Pequeninos”. Vale a pena conferir o trabalho incrível desses artistas!

mãe e filha na cozinha com as mãos sujas de farinha sorrindo

3. Demonstre todas as etapas

Para que as crianças assimilem com clareza todas as partes do processo de higiene pessoal, é importante ter calma e demonstrar com paciência todas as etapas do processo de:

  • Tomar banho;
  • Lavar as mãos;
  • Escovar os dentes;
  • Passar fio dental;
  • Fazer a higiene íntima;
  • Cortar as unhas;
  • Limpar machucados.

A repetição ajuda na fixação do processo e com algum tempo de prática elas não precisarão mais de ajuda para realizar tarefas que antes pareciam complexas. É importante supervisionar e sempre retomar o passo-a-passo para que os hábitos não sejam negligenciados pela mecanicidade da rotina. Um recurso interessante para ajudar nos momentos de dificuldade é o quadro de tarefas infantil, e nós temos dicas ótimas para montar um em casa.

pai e filho passando fio dental nos dentes

4. Estimule a disciplina diária

Como comentei no tópico anterior, a repetição favorece a fixação das etapas do processo, e não há melhor maneira de trabalhar a regularidade do que fazendo o mesmo todos os dias.

Mesmo que o ambiente mude por conta de uma viagem, um dia de descanso ou uma troca de residência, é importante manter a disciplina dos hábitos de higiene para que eles façam parte da rotina pessoal durante toda a vida.

Não existem pontos negativos em cobrar — com carinho e respeito — a disciplina da criança com a higiene pessoal. Pelo contrário, esses detalhes podem prevenir muitos problemas graves e dolorosos durante a vida.

5. Mantenha o diálogo frequente

A conversa é sempre o melhor caminho para o aprendizado, o aprofundamento das conexões e a aquisição de hábitos saudáveis na rotina infantil.

Quando questionar as crianças sobre o cumprimento ou não das tarefas de higiene pessoal, assuma o papel de instruir e sempre manter a clareza da necessidade e importância dos hábitos de higiene.

Aproveite os recursos disponíveis e, sempre que possível, coloque as crianças em contato com profissionais de saúde para que elas recebam orientações de pessoas especializadas, que passam mais autoridade e, consequentemente, têm maior atenção dos pequenos.

6. Permita as descobertas durante o processo

As descobertas fazem parte do processo e quase sempre estão acompanhadas dos erros. Lembre-se de que esses acontecimentos são parte importante do aprendizado e recursos valiosos para que você transmita informações corretas e auxilie as crianças com a higiene.

Uma das maiores alegrias que podemos ter é ver a carinha de satisfação deles quando conseguem realizar uma tarefa por conta própria. Se você ainda não passou por essa situação, tem grandes chances de logo ouvir uma frase do tipo: “Mãe, fiz cocô no vaso, vem ver!”

Comemore as pequenas vitórias e recompense as crianças pelo cumprimento dos hábitos de higiene, principalmente quando não precisam ser lembradas da rotina necessária. Essas atitudes favorecem o desenvolvimento cognitivo infantil de maneira ampla e constante.

dois irmãos pequenos na banheira com várias espumas

7. Inclua outros hábitos saudáveis na rotina infantil

Os hábitos de higiene fazem parte de um processo maior de aprendizado sobre todas as atitudes importantes para se ter uma vida mais saudável. Cada vez mais, os hábitos saudáveis precisam estar presentes na rotina de toda a família, e estimular as crianças é uma oportunidade de engajar todos em uma rotina com mais vivacidade.

A alimentação saudável é um hábito que pode ser incorporado na rotina das crianças e trazer muitos ensinamentos sobre uma infinidade de assuntos. Aqui, surge outra oportunidade: trabalhar a higiene dos alimentos.

Com uma torre de aprendizagem montessoriana, por exemplo, é possível incluir as crianças no preparo de receitas e conversar sobre a natureza, alimentação, ciclos da vida e muito mais.

8. Explique os benefícios da higiene pessoal

Eventualmente, pode haver resistência por parte da galerinha por preguiça, foco de atenção em outras atividades ou até mesmo pressa na hora de fazer o lanche.

É importante sempre manter a disciplina e explicar os benefícios da higiene pessoal e, se necessário, ilustrar de forma imaginativa os malefícios de não ter autocuidado.

Crie histórias em torno de situações sobre a sujeira e a falta de higiene para, de forma lúdica e divertida, convencer as crianças e colocá-las como protagonistas da sua própria história.

pai escovando os dentes do filho

9. Incentive a autonomia durante o processo

Para finalizar, incentive a autonomia e a independência das crianças durante o processo de aprendizado dos hábitos de higiene na educação infantil. O processo de assimilação e acomodação das experiências na mente das crianças acontece através da repetição, da tentativa e do erro.

A única preocupação é fornecer um ambiente seguro, com móveis e recursos que possibilitem experiências reveladoras e seguras para o desenvolvimento das crianças.

Aproveite e descubra como os quartos montessorianos podem ser recursos excelentes para potencializar as experiências de aprendizado e descoberta da infância. Você vai adorar saber!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Mesa montessoriana infantil: 7 modelos para escolher

8 camas com escorregador: opções montessorianas para menino e menina

Próximo