Brincando em família: 4 atividades para o Dia dos Pais em casa

As brincadeiras em família são ótimas formas de entretenimento para os dias de quarentena, não é mesmo? As crianças se divertem muito, mantêm-se entretidas o dia todo e, de quebra, papais e mamães conseguem tempo para o trabalho home office.

De vez em quando, porém, os adultos também entram em clima de brincadeira: é aí que as atividades em família assumem seu papel de descontração e de criar um ambiente leve e agradável em épocas de pandemia.

Além do mais, com o Dia dos Pais chegando e com a realidade do distanciamento social, as famílias precisam adaptar-se para viver o momento da melhor forma possível ao mesmo tempo em que respeita as regras do isolamento social.

Quer saber como? No post dessa semana, nós da equipe Casatema traremos dicas de brincadeiras e atividades lúdicas em família para o dia dos pais (e para os outros dias). Acompanhe a leitura e fique por dentro:

Comemorando o Dia dos Pais em casa

Pois, é! Em 2020, os papais terão que comemorar a sua data especial em casa. O dia 9 de agosto – data em que acontece o evento celebrativo este ano – não poderá ser com passeios, idas a restaurantes ou o churrasquinho com parentes.

Isso não significa que a data precisa passar em branco, ok? Os filhos, com a ajuda das mamães, podem se organizar para preparar um dia agradável e significativo para seus pais, como uma forma de agradecimento e demonstração de amor e carinho.

Que tal se vocês preparassem uma surpresa especial? Ainda dá tempo de escolher um super presente para essa figura tão importante em nossas vidas. Você, mamãe, pode navegar com as crianças pelas melhores lojas virtuais e ajudá-los na escolha do mimo.

Pode ser um kit de ferramentas – afinal, todo pai é também um pouco engenheiro, não é mesmo? –, uma peça de roupa para realçar toda a beleza natural dele, um aparelho eletrônico para que ele fique antenado ou até mesmo uma poltrona confortável para o seu escritório – porque ele merece!

Usem e abusem da criatividade para surpreendê-lo e dar-lhe de presente um dia mais que especial. E que maneira eficiente de alegrar o dia que não uma série de brincadeiras em família?

1. Mímica: clássica e divertida

jogo de mimica em família

Essa brincadeira é dinâmica, muito divertida e é certeza de que os risos e as gargalhadas estarão presentes no dia dos pais em família. Quem nunca jogou ou não gosta de mímica, concorda? É uma aposta segura para arrasar nos games familiares.

Existem versões de tabuleiros, cartas e até mesmo apps específicos para mímica: o segredo é ser criativo nos gestos e ações, poses expressivas e assertivas que levem aos resultados certos.

Para aumentar ainda mais o nível de entretenimento, experimente dividirem-se em equipes, pois a faísca de competitividade que surge deixa a brincadeira familiar mais divertida – só não pode brigar para saber quem fica na equipe do papai!

2. Dança da cadeira – para mexer o esqueleto!

Outra figurinha carimbada no álbum das brincadeiras clássicas, a dança das cadeiras também pode ser adaptada para o ambiente familiar, tornando-se uma fonte praticamente inesgotável de diversão.

Para a brincadeira, vocês só precisarão de algumas cadeiras – pode ser da sala ou da cozinha – e uma caixa de som que toque músicas. A dinâmica do jogo já é conhecida, mas, para os iniciantes, basta tocar a música enquanto os participantes giram ao redor das cadeiras.

Quando a música parar, salve-se quem puder! Quem conseguir sentar permanece, quem ficar em pé, infelizmente está fora da competição. Para inserir a temática do dia dos pais, delegue ao papai uma função especial, como coordenar as músicas ou os movimentos de dança – ele vai amar.

3. Brincadeira dos copos: como anda a coordenação?

brincadeira dos copos

Para participar da brincadeira dos copos só é preciso 3 materiais: uma bolinha de ping-pong (pode ser de papel amassado também), copos descartáveis e uma mesa. Dividam-se em dois times com nomes criativos e é só iniciar a diversão.

O intuito do game familiar é acertar a bolinha dentro dos copos do time adversário, o primeiro que acertar todos, ganha. Uma maneira de deixar as coisas mais instigantes é adicionando prendas embaixo de alguns copos.

Assim, quando um time tem um copo eliminado, ele pode optar por pagar a prenda e manter o copo, prolongando a diversão. Cada prenda pode ser diferente: pagar algum mico, tomar um coquetel com coisas da geladeira, postar uma foto com filtro engraçado… use a criatividade!

4. Cinema em casa: momento família

Finalizados os momentos de brincadeira, hora de descansar assistindo um filminho em família. O cinema em casa é mais uma atividade do que uma brincadeira em si, mas, também, não deixa de ser um momento de descontração e diversão com o papai e a família.

Se ainda houver energia para gastar, você pode conferir mais dicas de brincadeiras para fazer em casa – já falamos mais sobre o assunto aqui no blog Casatema.

Para deixar tudo melhor, nada como uma pipoquinha e um refrigerante ou refresco. Escolher o filme é que é tarefa difícil com tantas opiniões. O importante é a certeza de passar momentos especiais ao lado de quem mais amamos.

E então, o que achou das nossas dicas de brincadeiras em família para os dias dos pais? Aqui, no blog Casatema, temos conteúdos valiosos e dicas úteis e práticas toda a semana – não deixe de nos acompanhar!

Um Feliz Dia dos Pais a todos os nossos heróis e heroínas! Até a próxima!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Para brincar no quintal: 8 dicas de brincadeiras ao ar livre em casa

Relembrar é viver: 6 brincadeiras antigas para ensinar aos filhos!

Próximo