15 brincadeiras para o Dia dos Pais: comemore em família!

As brincadeiras de Dia dos Pais são perfeitas para se divertir em família ou preparar uma atividade especial na educação infantil.

As crianças amam esse momento, mantêm-se entretidas o dia todo e, de quebra, papais e mamães conseguem passar um tempo de qualidade com os pequenos.

De vez em quando, os adultos também entram em clima de brincadeira: é aí que as atividades em família assumem seu papel de descontração e de criar um ambiente leve e agradável.

Neste post, você vai ver dicas de brincadeiras e atividades para a educação infantil ou família para o Dia dos Pais. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

1. Mímica

Essa brincadeira é dinâmica, muito divertida e é certeza de que os risos e as gargalhadas estarão presentes no Dia dos Pais em família. Quem nunca jogou ou não gosta de mímica, concorda? É uma aposta segura para arrasar nos games familiares.

Existem versões de tabuleiros, cartas e até mesmo aplicativos específicos para mímica: o segredo é ser criativo nos gestos e ações, poses expressivas e assertivas que levem aos resultados certos.

Para aumentar ainda mais o nível de entretenimento, experimente dividirem-se em equipes, pois a faísca de competitividade que surge deixa a brincadeira familiar mais divertida – só não pode brigar para saber quem fica na equipe do papai!

2. Dança da cadeira

Outra figurinha carimbada no álbum das brincadeiras clássicas, a dança das cadeiras também pode ser adaptada para o ambiente familiar, tornando-se uma fonte praticamente inesgotável de diversão.

Para a brincadeira, vocês só precisarão de algumas cadeiras – pode ser da sala ou da cozinha – e uma caixa de som que toque músicas.

A dinâmica do jogo já é conhecida, mas, para os iniciantes, basta tocar a música enquanto os participantes giram ao redor das cadeiras.

Quando a música parar, salve-se quem puder! Quem conseguir sentar permanece, quem ficar em pé, infelizmente está fora da competição.

Para inserir a temática do Dia dos Pais, delegue ao papai uma função especial, como coordenar as músicas ou os movimentos de dança – ele vai amar.

3. Brincadeira dos copos

Para participar da brincadeira dos copos só é preciso 3 materiais: uma bolinha de ping-pong (pode ser de papel amassado também), copos descartáveis e uma mesa. Dividam-se em dois times com nomes criativos e é só iniciar a diversão.

O intuito do game familiar é acertar a bolinha dentro dos copos do time adversário, o primeiro que acertar todos, ganha. Uma maneira de deixar as coisas mais instigantes é adicionando prendas embaixo de alguns copos.

Assim, quando um time tem um copo eliminado, ele pode optar por pagar a prenda e manter o copo, prolongando a diversão.

Cada prenda pode ser diferente: pagar algum mico, tomar um coquetel com coisas da geladeira, postar uma foto com filtro engraçado… use a criatividade!

4. Cinema em casa

Finalizados os momentos de brincadeira, hora de descansar assistindo um filminho em família.

cinema em casa é mais uma atividade do que uma brincadeira em si, mas também não deixa de ser um momento de descontração e diversão com o papai e a família.

Se ainda houver energia para gastar, você pode conferir mais dicas de brincadeiras para fazer em casa – já falamos mais sobre o assunto aqui no blog Casatema.

Para deixar tudo melhor, nada como uma pipoquinha com um refrigerante ou refresco. Escolher o filme é que é tarefa difícil com tantas opiniões. O importante é a certeza de passar momentos especiais ao lado de quem mais amamos.

5. Pescaria

Essa brincadeira é um clássico das festas juninas. Mas, que tal fazê-la durante o Dia dos Pais? Nesse caso, a sua imaginação e criatividade é que vão conduzir a forma de prepará-la.

Tudo nesta atividade é adaptável à sua realidade e utensílios disponíveis. O importante é ter os “peixes” e as varas. Os quais podem ser facilmente encontrados em uma loja de decoração de festas.

Enquanto o “lago”, pode ser uma bacia, aquela piscina inflável que os filhos usavam quando eram crianças, enfim, você e sua imaginação decidem.

Para deixar mais no clima do Dia dos Pais, coloque prêmios relacionados à data em cada um dos peixes. Por exemplo, dar um abraço, elogiar alguém da família etc.

6. Fazer arte

Uma ótima atividade de Dia dos Pais é fazer arte para comemorar a data. Mas, quero dizer no sentido literal do termo. Ou seja, criar desenhos, pinturas e por aí vai. Vai ser incrível se for possível juntar os pais e os filhos para despertarem os artistas que existem dentro de cada um.

Uma boa ideia de obra é pintar a mão dos pais e dos filhos com tinta guache e encostar em uma tela. Isso vai eternizar esta data especial e pode ser colocada no escritório, no quarto ou na sala.

Além disso, esta atividade pode virar uma tradição nos Dias dos Pais e ser repetida todo ano, assim é possível ver o crescimento de cada um. Muito interessante, não é mesmo?

A arte pode deixar as crianças muito mais criativas e ajudar a estimular sua criatividade. Por falar nesse assunto, que tal ver os benefícios de usar uma cama montessori?

7. Corrida do saco

Essa é da nossa época, não é mesmo? Será muito importante realizar uma atividade na qual as crianças poderão desconectar um pouco das telas.

A corrida do saco é uma ótima brincadeira antiga que vai proporcionar boas risadas entre pais e filhos. A ideia aqui é simples: ser o primeiro a cruzar a linha de chegada pulando com um saco.

8. Montaria

A brincadeira de montaria é uma atividade para o Dia dos Pais ideal para a educação infantil. Além disso, ela pode ser feita em uma família ou amigos na qual há várias crianças na mesma faixa etária. Para saber como brincar, fique de olho nas regras:

Os pais ficam de quatro e os filhos sobem nas suas costas. A ideia é cruzar a sala – ou alcançar a linha de chegada da corrida de saco – sem cair.

Ao chegar no fim do percurso, deve-se voltar de costas até o ponto inicial. Se alguém cair, é preciso voltar ao início do trajeto.

9. Substantivos

Esta atividade é mais calma e vai dar aquele quentinho no coração. A ideia aqui é fazer as crianças irem até à frente dos adultos e darem um substantivo aos pais.

Para isso, elas devem completar a frase “meu papai é…”. Essa é uma dinâmica que pode melhorar e fortalecer os laços entre a família.

10. Stop ou adedonha

Apesar de ser mais indicada para as crianças que já saibam escrever, o stop ou adedonha pode ser adaptado para os menores. Para isso, forme equipes entre pais e filhos.

É importante ressaltar que as crianças devem ter o seu protagonismo valorizado, ou seja, os papais não devem preencher todos os campos sozinhos.

Além de ser uma ótima atividade de Dia dos Pais, essa atividade é perfeita para fazer nas férias escolares!

11. Adivinhar o desenho

Esta brincadeira é parecida com o primeiro item da nossa lista. Mas aqui a ideia é adivinhar um desenho. Para isso, pegue caneta e papel – ou um quadro – e escreva temas em diversos papéis pequenos. Dobre-os e coloque em um pote.

Cada participante vai pegar um e desenhar o que está escrito, sem falar o que é. Quem adivinhar, ganha o direito de ir desenhar. Esta brincadeira será perfeita para despertar e exercitar a criatividade infantil!

12. Estourar a bexiga

Foi aqui que pediram brincadeiras engraçadas para o Dia dos Pais? Para esta atividade, pegue bexigas e amarre na perna dos participantes.

Depois disso, coloque uma música bem animada para tocar. O objetivo aqui é estourar os balões dos demais competidores até o fim do som, sem deixar de dançar, é claro. Ganha quem ficar com a bexiga intacta.

13. Dançar junto

Mexer o corpo junto com as crianças é uma ótima ideia para passar um tempo de qualidade com elas. Isso pode ajudar, inclusive, a curtir os últimos dias antes da volta às aulas.

Então, aproveite o período para que seus filhos ensinem alguma coreografia que você ainda não sabe. Que tal fazer aquele challenge de pais e filhos que está em alta nas redes sociais?

14. Masterchefinhos

Tem algum papai cozinheiro por aí? Ir para a cozinha junto com as crianças é uma atividade incrível. Isso pode até ajudar na introdução alimentar dos pequenos.

Para isso, selecione uma receita gostosa, fácil e saudável para fazer com os filhos. Aproveite para se sujar e deixar que as crianças coloquem a mão na massa, literalmente.

Apesar dos momentos de diversão, aqui vale um aviso importante. Lembre-se de não deixar que as crianças usem objetos cortantes ou pontiagudos. Além disso, dê atenção especial ao forno e ao fogão.

15. Doces Lembranças

Prepare doces, como cupcakes, e coloque pequenas bandeiras sobre eles. Deixe que os pais escolham o que preferirem. Nestes pedaços de papel, escreva algumas perguntas que os pais precisarão responder e contar algumas lembranças para os filhos.

É importante que eles não saibam qual será a pergunta a ser respondida. Algumas ideias de questões para colocar são:

  • Como foi a experiência de ser pai?
  • Qual a história do nome do seu filho?
  • Qual a maior alegria com o seu filho?
  • Como era o seu pai?
  • Entre outras no mesmo estilo.

E então, o que achou das nossas dicas de atividades para os Dia dos Pais? Com os itens da nossa lista, a data vai ficar muito mais divertido e será lembrado por muitos anos.

Por falar nesse assunto, é muito importante aproveitar todos os minutos com os filhos. Afinal, acredite: eles crescem rápido – e muito!

Então, para isso, guarde todos esses momentos e aproveite para contribuir para o desenvolvimento das crianças. Dessa maneira, veja nossas ideias de brinquedos de papelão!

Um Feliz Dia dos Pais a todos os nossos heróis e heroínas!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Crise dos 3 meses: entenda os sintomas e como amenizar

Músicas de ninar bebê – 10 cantigas e sons para relaxar

Próximo