Brincadeiras e atividades para animar a festa junina

A época mais gostosa do ano está chegando: a festa junina! Com ela, surge uma missão um tanto quanto difícil para os papais, mamães e educadores infantis: arranjar atividades temáticas para as crianças se divertirem.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com um monte de atividades e brincadeiras para fazer com a criançada nessa época tão gostosa. Aqui, você vai encontrar brincadeiras típicas de festa junina, brincadeiras para fazer dentro de casa, brincadeiras para fazer ao ar livre e mais. Confira!

1. Acerte o alvo

Essa brincadeira pode ser montada de diversas maneiras. Uma opção, por exemplo, é usar latas de metal ou garrafas pet para fazer de alvo. Use uma bolinha ou uma bola de meia como recurso para acertar o local.

Outra opção, é posicionar as latas/garrafas no chão e fazer um jogo “estilo boliche”. Ou também, colocar o alvo em um lugar alto, aumentando a dificuldade para os pequenos caipirinhas. Afinal, quando o alvo é derrubado, o “estrago” é maior!

Para dar um nível a mais de dificuldade, você pode aumentar a distância ou colocar um pouco de peso dentro dos alvos. Não se esqueça de decorar os itens com detalhes típicos de festa junina, beleza?!

2. Pescaria

Esta é uma brincadeira clássica das festas juninas e ótima para trabalhar a coordenação motora das crianças. Se você tiver uma caixa de areia disponível, fica ainda mais fácil. Caso contrário, você pode usar uma bacia com água para colocar os seus peixinhos.

No caso da areia, você pode fazer os peixes com papel cartão, por exemplo, e colar pequenas argolas de barbante coladas com fita adesiva para enganchar o anzol na hora da pescaria. Depois, é só enfiar metade dos peixinhos na areia com o barbante virado para cima e desejar boa sorte para as crianças.

caixa de areia com peixinhos de pescaria coloridos

Se você for fazer uma brincadeira na bacia com água, pode precisar de alguns recursos a mais. Faça os peixes com EVA ou compre pequenos peixinhos de plásticos já feitos para este fim.

Para as varinhas, dá para usar um cabo de vassoura. Nele, você pode colocar um gancho direto no cabo e facilitar o manuseio do acessório. Ou também, colocar o gancho na ponta de uma linha, para ficar mais difícil. Tudo isso depende da idade das crianças que vão frequentar a festa e do grau de desenvolvimento infantil que elas apresentam.

Separe alguns brindes e numere-os. Debaixo de cada peixe, também coloque um número. Quem pescar, ganha o brinde correspondente ao número do seu peixe!

3. Jogo das argolas

O jogo das argolas é mais uma brincadeira clássica de festa junina e muito fácil de ser preparada. Para isso, basta ter algumas garrafas pets e argolas (pulseiras) de plástico, encontradas em qualquer loja de artigos para festa.

Encha as garrafas com água, ou areia, para ficarem pesadas e não caírem com o impacto das argolas. Posicione as garrafas no chão a uma certa distância e é só tentar a sorte. Para deixar a atividade mais lúdica, decore as garrafas pet com chapeuzinhos e tranças, como se fossem personagens da festa junina.

Dê cinco tentativas para cada participante e para ganhar um prêmio, estipule que é necessário acertar, pelo menos, três argolas.

4. Rabo do burro

Essa é uma daquelas atividades antigas deliciosas de relembrar nas festas juninas. Inclusive, ganha o coração, até mesmo, dos adultos.

Para preparar essa brincadeira, você precisa de um pouco mais de empenho.

  1. Pegue uma cartolina e desenhe um burrico bem grande e fofo (sem o rabo!!!);
  2. Em um pedaço de cartolina separado, faça o desenho do rabo e cole um pedaço de velcro na parte de trás;
  3. No desenho do burro, cole a outra parte do velcro bem no “bumbum” dele;
  4. Agora, chame as crianças para pintar o desenho;
  5. Quando o desenho estiver pronto, cole-o em uma parede.

Quem for participar da brincadeira precisa estar vendado. Para dificultar um pouco mais, gire o participante algumas vezes para confundir o senso de direção dele. O objetivo é colar o rabo do burro no lugar para ganhar um brinde.

5. Boca do palhaço

A boca do palhaço também é uma brincadeira tradicional da festa junina, muito parecida com o tiro ao alvo. Aqui, o objetivo para ganhar o prêmio, é acertar três bolas na boca do palhaço.

Assim como o rabo do burro, você pode desenhar o rosto de um palhaço bem grande em uma cartolina. Ah, e é importante que no desenho o palhaço esteja com um sorriso de boca aberta, ok?

No meio da boca, faça um buraco que seja um pouco maior do que as bolinhas que você vai usar para acertar a boca do palhaço. Depois, posicione o desenho em uma cadeira ou cavalete. Estipule uma distância mínima e convide os competidores para testar suas habilidades.

6. Chute no gol

Essa é uma brincadeira muito simples e super divertida de fazer com as crianças. Além disso, estimula a atividade física, a coordenação motora e o senso de direção.

Para colocá-la em prática, você vai precisar apenas de uma bola e um espaço para delimitar um gol — ele pode ser marcado na parede, com um fita adesiva, por exemplo. Agora, marque um ponto a uma certa distância para posicionar a bola e dê três chances para a criança realizar as tentativas de acertar o gol.

Se quiser deixar a brincadeira mais difícil, é possível vendar o participante e girá-lo algumas vezes.

7. Prisão de mentirinha

A brincadeira da cadeia, também conhecida como prisão de mentirinha, é muito divertida e típica das festas juninas. Se a sua festa tiver uma boa estrutura, providencie uma cadeia feita com pedaços de bambu ou madeira, deixando-a com uma estrutura adequada para receber as crianças.

Se você for fazer uma festa junina em casa, movimente alguns móveis para delimitar o espaço da cadeia e arme uma brincadeira de gato e rato. Para sair da cadeia quando pegas, as crianças devem realizar algum desafio. Dessa forma, a brincadeira recomeça e continua divertida durante muitas horas.

8. Estátua

É fato: toda festa junina possui uma boa trilha sonora, com músicas de São João. Por esse motivo, não poderíamos deixar a estátua de fora da nossa lista de brincadeiras.

Nesse caso, o único recurso que você precisa é um aparelho de som para tocar música. Fora isso, ela é uma ótima atividade para fazer em casa com as crianças, independente da época do ano.

Coloque a música para tocar e peça para as crianças dançarem do seu próprio jeito. Sem avisar, pare a música. Neste momento, todos devem ficar paralisados, sem movimentar nenhum músculo.

9. Confecção de bandeirinhas

Essa atividade pode fazer parte da preparação da sua festa. Aqui, você precisa separar algumas folhas de jornal ou papel velho e juntar as crianças para ajudar.

Ensine-as como recortar o formato da bandeirinha e juntos façam diversas peças. Depois, é hora de colar no barbante. Deixe que as crianças ajudem ativamente durante todo o processo. Dessa maneira, você estará estimulando o desenvolvimento da coordenação motora fina delas.

Mas atenção: essa atividade é perfeita para crianças mais velhas, entre 10 e 12 anos, que já possuem familiaridade com a tesoura sem ponta. Ok? Os mais novos, podem ajudar a separar o papel ou a fazer outras atividades que não envolvam o objeto cortante.

menino com chapéu de caipira colocando uma bandeirinha de festa junina no cordão

10. Caixa surpresa

Essa atividade estimula a criança a trabalhar a inteligência emocional. Isso porque ela exige que os pequenos percam o medo e tenham coragem de colocar a mão em um espaço, até então, desconhecido.

Para fazê-la, siga os seguintes passos:

  1. Comece separando diversas caixas em diferentes formatos e tamanhos;
  2. Embale-as como se fossem presentes;
  3. Dentro de cada caixa, coloque um pequeno brinde que, de preferência, não corresponda ao tamanho da caixa;
  4. Enumere cada uma das caixas e peça para que as crianças escolham a sua;

Conforme elas forem escolhendo e abrindo, provavelmente, terão uma quebra de expectativa. Este é um bom momento para trabalhar o conceito de frustração e explicar que nem tudo é o que parece ser.

11. Dança da laranja

Uma brincadeira antiga e muito divertida para ser feita em duplas. A ideia é muito simples e, para colocá-la em prática, você vai precisar somente de algumas laranjas.

Duas crianças, uma de frente para a outra, devem colocar a laranja entre suas testas e tentar equilibrar a fruta enquanto dançam. Nesse caso, o ideal é que você forme diversas duplas. Quem conseguir ficar dançando mais tempo com a laranja equilibrada vence.

12. Dança das cadeiras

A dança das cadeiras é outra brincadeira muito divertida e clássica. Isso, não só nas festas juninas, mas também em outras festas infantis. Para ela, tudo o que você precisa é de cadeiras na mesma quantidade que o número de crianças que vão brincar.

Comece colocando uma música para tocar e peça que todas as crianças andem em círculos em torno das cadeiras. Quando a música parar, todas elas devem se sentar, cada uma em uma cadeira. Deixe que por algumas rodadas cada uma tenha uma cadeira para sentar. Conforme o tempo, comece a retirar uma cadeira por rodada. Sempre irá sobrar uma criança quando a música parar e ela ficará fora do jogo.

Caso a criança faça algum tipo de “birra”, por perder na brincadeira, este é um momento ideal para trabalhar e conversar sobre sentimentos e emoções com a criança. No final do jogo, ficarão apenas duas crianças e uma cadeira. Quem conseguir sentar na última cadeira é consagrado vencedor.

13. Telefone sem fio

Essa brincadeira faz sucesso entre crianças de todas as idades, independentemente se ela é mais nova ou adolescente.

Quer saber como trazê-la para a sua festa junina? Primeiro, peça para uma criança escolher um amigo para enviar uma mensagem. Coloque todas as crianças uma ao lado da outra, deixando os dois amigos um em cada extremidade da fila.

Quem envia a mensagem, começa sussurrando no ouvido de quem está do lado e assim por diante, até que a mensagem chegue ao destinatário.Dificilmente, a mensagem original chegará completa e sem alterações — o que, por acaso, vai tornar a brincadeira muito engraçada e divertida para as crianças.

14. Corrida do saco

Esta é uma ótima brincadeira para fazer ao ar livre com os seus pequenos. Faça (ou encontre alguns sacos de juta) e leve as crianças para um espaço aberto. A ideia é percorrer uma determinada distância pulando dentro do saco.

A brincadeira pode ser individual ou em equipes. Se for individual, a corrida é de ida e volta, se for em equipes, deixe crianças dos dois lados da pista: uma criança deve ir e a outra voltar, sempre alternando nas extremidades do trajeto.

Quem finalizar o percurso primeiro, vence!

cinco crianças brincando de saco de corrida

15. Quadrilha

E é claro que, para finalizar a nossa lista, não poderia faltar a famosa quadrilha de festa junina. Separamos abaixo alguns comandos para dar em diferentes momentos da dança.

Quando todos estiverem andando em círculo (caminho da roça):

  • Olha a cobra… é mentira!
  • A ponte quebrou… é mentira!
  • Vai chover… é mentira!

Depois desse primeiro momento, é a hora do baile, aí os “homens” se apresentam para as “mulheres” e vice-versa. Por fim, os caipirinhas se juntam para dançar.

Para fechar a dança, organize um trenzinho para que as crianças passem saudando e dançando quem está assistindo.

Dica extra: prepare quitotes para a festa junina!

Depois de tanta brincadeira, que tal servir algumas receitas típicas de festa junina para as crianças? Pipoca, paçoca, cocada, maçã do amor, milho verde. Enfim, são muitas as opções…. Agora, aproveite todas as nossas sugestões e boa diversão!

mesa com quitutes de festa julina: bolo, paçoca, canudo e mais

A Casatema está sempre pensando em produzir conteúdos relevantes para mamães e pessoas ligadas ao universo infantil! Continue nos acompanhando e encontre outras dicas como essas.

Aproveite que está por aqui e conheça as melhores modalidades de esportes que as crianças podem participar!

Te esperamos por lá…

Até logo!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Conheça os principais tipos de berços: americano, montessoriano e mais

Como estimular a criatividade em crianças?

Próximo