Modelo de escrivaninha — qual a melhor para cada ambiente?

Escolha o melhor modelo de escrivaninha para sua casa com nossas dicas

Você já procurou por modelos de escrivaninha da internet? Se sim, com certeza se deparou com uma infinidade de produtos, não é mesmo? Esse móvel que é tão importante para criar um espaço de concentração perfeito para o trabalho e os estudos, é claro, se adequa aos diferentes tipos de decoração. Além disso, são tantos tamanhos e formatos diferentes, que às vezes fica difícil entender qual é a ideal para o espaço que estamos planejando em casa.

Por isso, resolvemos criar este conteúdo no Blog Casatema para te ajudar nessa indecisão. Afinal, acreditamos que com um pouquinho de informação sobre os modelos, a decisão da compra pode ficar muito mais fácil. Siga a leitura e conheça os principais modelos de escrivaninhas, além de conferir as dicas que nossa equipe tem para você. Ao fim da leitura, você será expert em escrivaninhas! Dá uma olhada:

Os 10 principais modelos de escrivaninha para conhecer

Pensando bem, não é difícil entender o porquê de existirem tantos modelos distintos de escrivaninha, não é mesmo? Pessoas diferentes, com rotinas diferentes e com um tamanho de espaço disponível diferente, precisarão fazer escolhas específicas para encontrar o que é ideal para si. Por esse motivo, encontramos escrivaninhas com tamanhos, construções e visuais variados. O design, aqui, serve para facilitar a nossa rotina.

Portanto, na hora de escolher o modelo de escrivaninha ideal para você, é preciso levar em consideração os fatores que vão facilitar a sua rotina. Em dúvida do que você precisa? Então veja abaixo o que cada uma pode agregar:

1. Escrivaninha Minimalista

O minimalismo vem se tornado cada vez mais uma tendência no mundo da decoração – não só isso, mas um estilo de vida também! Nas escrivaninhas, esse estilo se traduz por meio de visuais simples, com linhas retas, cores básicas (normalmente branco) e sem grandes funcionalidades. Como o nome do estilo já diz, essa escrivaninha se atém àquilo que é o mínimo, sem grandes segredos. Um bom exemplo dessa peça é a Escrivaninha Juvenil Prime III da Casatema.

O lado positivo disso é que esse modelo de escrivaninha acaba se encaixando perfeitamente em diferentes ambientes. Desde o espaço de estudos no quarto, até o escritório compacto na sala ou, ainda, naquele espaço debaixo da escada. Mas se você quiser elevar o estilo minimalista para outro patamar, o melhor é apostar em elementos básicos para compor toda a decoração. Uma paleta majoritariamente preta e branca, poucos itens no campo de visão e linhas retas em todos os móveis te ajudam a construir essa atmosfera.

Escrivaninha Juvenil Prime III Branco

2. Escrivaninha com gavetas e prateleiras

Indo pelo caminho oposto ao do minimalismo, também é possível apostar em escrivaninhas com um grande espaço de armazenamento, que pode te salvar caso você precise de ajuda para organizar um número grande de itens do seu espaço de trabalho. Livros, cadernos, materiais de escrita, documentos, decorações, aparelhos tecnológicos e outros itens podem ser organizados em um modelo desses.

Por tal usabilidade, esse modelo de escrivaninha é perfeito para criar espaços multifuncionais, que sirvam tanto para o trabalho quanto para os estudos e, também, para os momentos de divertimento no computador. Além de ser bastante útil, o móvel será um adicional à decoração. Conheça a Escrivaninha Urban com 5 Prateleiras se você acha que são esses fatores que você precisa para seu espaço!

Escrivaninha Urban com 5 Prateleiras

3. Escrivaninha com armário

Se não quiser deixar os itens que você usa em seu trabalho expostos ao campo de visão, uma alternativa são as escrivaninhas com armário. Essas também oferecem um bom espaço de armazenamento, mas não fazem disso um adicional à decoração. Esse tipo de móvel é perfeito para os espaços de trabalho, seja em casa ou nos escritórios mesmo.

A Escrivaninha para Notebook com Armário S970 da Kappesberg é funcional e discreta, traduzindo perfeitamente o que uma escrivaninha para o trabalho precisa ser. Com modelos como esse, você pode montar um home office de respeito, que se pareça realmente com um local de trabalho.

Escrivaninha para Notebook com Armário

4. Escrivaninha compacta

Se a sua maior necessidade é a otimização do espaço, justamente por ter um ambiente não tão grande para comportar com folga uma escrivaninha cheia de funcionalidades, modelos como a Escrivaninha Mesa Suspensa Dobrável funcionam como uma ótima solução. Normalmente, elas são mais comuns em quartos infantis e juvenis, usados principalmente para os estudos.

Além de ocuparem um espaço mínimo, elas podem servir como armários, oferecendo um espaço de armazenamento ideal para guardar alguns materiais e, assim, manter a ordem da casa sempre em dia. Por ser dobrável, esse modelo pode ser utilizado em espaços limitados, em que é preciso liberar a passagem de pessoas por ali quando os estudos acabarem.

Escrivaninha Juvenil Mesa Suspensa Dobrável

5. Escrivaninha para cantos

Falando em otimização de espaços, outra forma de aproveitar ao máximo o ambiente que você tem disponível é garantindo um modelo de escrivaninha para canto, que se adequa ao formato da parede para torná-lo muito mais funcional. Mesmo compactas, opções como a Mesa para Computador de Canto da Kappesberg conseguem tirar o melhor proveito do espaço, inserindo nichos, gavetas e armários em um espaço que era completamente inutilizado anteriormente.

Se você, por exemplo, tem planos de fazer um escritório em casa mas não tem muito espaço disponível, essa com certeza é uma ótima solução!

Mesa para Computador de Canto 1 Gaveta 1 Porta Kappesberg

6. Escrivaninha com nichos

Ainda falando de espaço para armazenamento, outra solução bastante comum é utilizar de diferentes nichos para criar novos espaços de organização. Esse modelo de escrivaninha combina perfeitamente com espaços de estudo para jovens, pois o design é perfeito para guardar livros, cadernos, apostilas, pastas, instrumentos de escrita, objetos de decoração e, algumas vezes, até mesmo mochilas.

Também, é possível aproveitar esse design para fazer um espaço de trabalho compacto, perfeito para profissionais que trabalham de forma autônoma e precisam transformar parte da sua casa em um verdadeiro escritório para sua empresa, onde será possível guardar equipamentos e documentos importantes, como os registros contábeis. O modelo da Mesa de Escritório em L com 8 Nichos disponível na Casatema mostra perfeitamente como esse design pode ser bem aproveitado.

Mesa de Escritório em L com 8 Nichos

7. Escrivaninha em L

Os modelos de escrivaninha em formato de L também merecem um tópico especial apenas para eles. Esse formato é ideal para aproveitar bem os cantos e conseguir uma boa superfície de trabalho. Entretanto, eles acabam ocupando uma boa área e, por isso, é ideal para espaços grandes, em que você tenha liberdade para decorar e criar o seu escritório.

Aliás, se estiver planejando um escritório dentro de casa que será usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, esse modelo de escrivaninha pode ser perfeito! Para tanto, é possível conferir as medidas das duas mesas e se certificar de que ambas conseguem comportar uma pessoa trabalhando – afinal, não são todos os modelos em L que são feitas para o uso compartilhado, viu?

Uma grande vantagem desse tipo de mesa é que a maioria delas conta com rodízios, isto é, que podem ser alteradas de lugar facilmente, inclusive para encaixar em cantos opostos. Veja nosso modelo de Mesa de Computador em L com rodizio se quer garantir essa funcionalidade!

Mesa de Computador em L com rodizio Branco

8. Escrivaninha infantil

Os pequenos também merecem ter o seu espaço e, para isso, o correto é garantir móveis na altura ideal para o seu uso. Pensando nisso, muitas marcas constroem seus modelos de escrivaninha infantil com a possibilidade de regulagem de altura. Dessa forma, o móvel não é perdido conforme a criança cresce.

Um belo exemplo disso é a Escrivaninha Infantil com Quadro Negro da Casatema, que além de criar um ambiente confortável para comportar os pequenos em seus momentos de estudos, ela também serve para os momentos de diversão. Com um quadro negro funcional, em que é possível escrever e apagar desenhos e mensagens com giz, o móvel pode ser de grande ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças.

Escrivaninha Infantil com Quadro Negro Wall

9. Escrivaninha Gamer

Já para os jovens, um modelo que realmente faz sucesso é o da escrivaninha gamer. Esse móvel é feito pensando especificamente nas necessidades de quem tem paixão por jogos eletrônicos e passa longos períodos no computador, se divertindo e se aprimorando nas disputas. Para isso, esse modelo de escrivaninha costuma contar com um bom espaço de armazenamento, que serve para organizar diferentes equipamentos como headset gamers, CPUs, caixas de som e afins.

Além desses pontos, existe um fator principal que não pode faltar em qualquer móvel da linha gamer: o visual característico. No estilo gamer, o preto domina e isso não é à toa! A cor ajuda a aumentar ainda mais a imersão nos jogos e intensificar a atenção para o que está acontecendo na tela. A Mesa Escrivaninha Gamer com 3 Prateleiras da BRV traduz bem todos esses elementos.

Mesa Escrivaninha Gamer 3 Prateleiras

10. Escrivaninha Retrô

Se você é uma pessoa que se preocupa, principalmente, com a decoração do seu espaço, com certeza vai checar o visual de cada escrivaninha antes de fazer a sua escolha, não é mesmo? Afinal, o móvel precisa harmonizar com todo o ambiente. Então, já que estamos falando de estilo, nada mais justo do que encerrar essa lista com um modelo de escrivaninha que encante por seu visual.

Os modelos de escrivaninha retrô são perfeitos para criar ambientes com muita personalidade, que transmitam uma energia de bom gosto e descontração. Com seus pezinhos de madeira, linhas retas e cores vibrantes, a Escrivaninha Delacroix é um ótimo exemplo disso. Esse visual é, inclusive, multifuncional: pode ser usado como escrivaninha, como aparador e até mesmo penteadeira. Muito legal, não é mesmo?!

Escrivaninha Delacroix amarelo 2 Gavetas com Acabamento em Verniz e Laqueado

Dicas para escolher o seu modelo de escrivaninha

Agora que você já conheceu os principais modelos de escrivaninha, está um passo mais perto de fazer a sua escolha. Antes disso, alguns pontos que gostaríamos de te lembrar, pois podem fazer toda a diferença na sua escolha, são:

  1. Lembre-se de medir seu espaço: assim, você evita fazer uma compra errada, que não funciona para o ambiente da forma que você idealizou;
  2. Pense bem na paleta de cores que quer usar no ambiente: se ater a uma paleta de cores na decoração é algo essencial para garantir um visual harmônico, por isso, analise bem qual a cor do móvel que você estará garantindo;
  3. Leve em consideração o uso que você quer fazer da escrivaninha: será para os estudos, para o trabalho, para crianças, jovens ou adultos? Dependendo da resposta, a sua necessidade do móvel será diferente. Por exemplo, no quarto de um adolescente as opções com bastante nichos acabam sendo mais úteis do que a escrivaninha com um único armário;

Com esses principais pontos em mente, você já é uma pessoa pronta para acertar na escolha do seu modelo de escrivaninha! Dê uma passada na seleção de escrivaninhas para quarto no site da Casatema e encontre os modelos citados acima, além de muitas outras opções!

Até logo!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Varanda decorada – 7 ideias para mudar seu espaço

Brinquedos de papelão que vão ajudar no desenvolvimento infantil

Próximo