,

7 dicas de brincadeiras de crianças para o Halloween

O Dia das Bruxas tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, e o tema é perfeito para temática de várias festas à fantasia, um prato cheio para quem tem crianças em casa que fazem aniversários na data. Independente do motivo da festividade, as brincadeiras podem ser um diferencial para a diversão da criançada.

Se você pretende dar uma festa e não sabe quais brincadeiras usar no dia do evento, preparamos um conteúdo mais que especial com 7 inspirações para você escolher. São brincadeiras que ajudam a estimular a criatividade dos pequenos, desenvolvendo a sua imaginação, autonomia, fala e educação. Continue a leitura e confira!

quatro crianças sentadas em fileira com uma abóbora de hallowen no rosto

1. Boliche de fantasmas

Uma ótima sugestão é a brincadeira do boliche de fantasmas. Essa é uma opção que até os adultos vão gostar de participar. Tudo que você precisa fazer é pegar garrafas pets e enchê-las de areia ou algo que as deixe mais pesadas.

Depois, com uma caneta ou pincel e tinta, desenhe fantasmas nas garrafas. A “bola de boliche” pode ser feita com meias cheias de areia. Para finalizar, basta empilhar, pegar a bola e derrubar todos os pinos. Nesse jogo, a criança tem a possibilidade de estimular mais a sua coordenação motora, já que a mesma precisa de uma boa pontaria.

2. Caça aos doces

Para começar, os adultos precisam formar pelo menos duas equipes diferentes para iniciar uma caçada com enigmas e premiações, onde o principal prêmio são doces e guloseimas que as crianças adoram. Monte uma cesta com balas, chocolates e pirulitos e esconda em algum ponto específico da casa.

Em seguida, você vai precisar elaborar quais serão os enigmas, podendo ser perguntas, mímicas, danças ou qualquer coisa que você ache criativa. A dica é deixar o ambiente todo decorado com abóboras, morcegos e fantasmas que fazem todo sentido com a temática da festa.

Você pode fazer pistas que façam todas as equipes chegarem ao mesmo tempo, no prêmio final. Assim, todos irão dividir os doces igualmente e ninguém ficará chateado porque não ganhou. Essa é uma ótima brincadeira para incentivar o trabalho em equipe e ainda estimular os pequenos a compartilhar os doces com os amiguinhos.

3. Verruga da bruxa

Para começar a brincadeira, desenhe uma bruxa em uma cartolina e cole na parede na altura das crianças, o detalhe é fazer uma verruga bem grande de papel e colar um dos lados com fita adesiva. Com o desenho feito e colado na parede, você vai precisar distribuir massinhas de modelar para todas as crianças.

Com os olhos vendados, cada pequeno tentará colar a massinha na verruga da bruxa. Quem conseguir ganhar a brincadeira, pode receber um prêmio como um bombom ou chocolate, por exemplo. Sem dúvidas, isso gerará boas risadas para a festa!

Se você adora fazer festas temáticas, aproveite e confira outros conteúdos que podem te interessar. Como esse: Brincadeiras e atividades para animar a festa junina.

4. Brincadeira do caldeirão

Na brincadeira, todos os participantes precisam fazer um círculo em volta de um “caldeirão” e ficar de mãos dadas. Obviamente que você não precisa colocar um caldeirão de verdade no centro, uma sugestão é fazer um desenho de um caldeirão com EVA ou outro material e colocá-lo no centro do espaço, criando uma decoração temática para a brincadeira.

Ela funciona da seguinte maneira: uma criança de cada vez vai até o centro do caldeirão e falar a seguinte frase: “Sou uma bruxa, no meu caldeirão eu coloco (algum ingrediente)”. O próximo da fila deve falar a mesma frase com o mesmo ingrediente passado, mais outro que ele escolher.

Aquele que esquecer da sequência correta da receita deverá pagar uma prenda. Mesmo parecendo apenas uma brincadeira simples e divertida, ela acaba sendo ótima para exercitar a memória infantil.

5. Melhor fantasia da festa

Principalmente nos Estados Unidos, que é de onde o Halloween como conhecemos se originou, é praticamente obrigatório o uso de fantasias na data comemorativa. Você pode fazer uma espécie de competição com as fantasias mais assustadoras do evento.

menino vestido de fantasminha com um lençou

Para deixar a brincadeira mais divertida, monte uma passarela com TNT vermelho para que todos possam desfilar durante a competição. No final da festa, você pode organizar um empate coletivo, onde todos os participantes ganham o prêmio. Você pode dar algo bem simples como um pacote de balas, por exemplo.

6. Doçuras ou travessuras

Quem nunca escutou a famosa frase de Halloween “Doçuras ou travessuras”? Nessa brincadeira, o campeão é aquele que tem mais sorte. Para começar você vai precisar de um pote onde você vai colocar papéis escrito “doçuras” e “travessuras”. Ah, essa atividade é mais indicada para aqueles que estão aprendendo a ler, okay?

Feito um círculo com todos os participantes, coloque uma música de dia das bruxas e faça o pote passar pela mão de todo mundo. Você pode virar de costas ou colocar uma venda, em determinado tempo você pausa a música e quem ficar com o recipiente deve pegar um papel.

Se a criança pegar doçuras, ela pode ganhar algum docinho de recompensa. Agora, se ela pegar travessuras, vai ter que pagar um desafio escolhido por todos.

crianças brincando de doces ou travessuras com um adulto

7. Enrolando a múmia

Se há uma brincadeira que pode tirar boas risadas da criançada é a brincadeira da múmia. De maneira geral, a única coisa de que você vai precisar é de rolos de papel higiênico.

Com duas duplas de participantes por vez, uma criança será a múmia e a outra é a que passará o rolo de papel higiênico até cobrir o corpo inteiro do coleguinha. Quem conseguir terminar primeiro, será o vencedor da brincadeira.

duas meninas brincando de mumia no hallowen


Esperamos que tenha gostado das dicas de jogos para festa de Halloween. Aqui na Casatema você encontra diversos conteúdos relacionados que podem te interessar. São posts de dicas de brincadeiras, informações sobre maternidade e muito mais.

Você pode se interessar: Dicas de como ensinar organização aos filhos.

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Anúncio de gravidez: criatividade e diversão

Os três graus de suporte do Transtorno do Espectro Autista

Próximo