Entenda a fase dos 4 anos e aprenda a lidar com a teimosia dessa idade

Segundo a psicologia, o desenvolvimento infantil que ocorre aos 4 anos envolve muitas descobertas, a formação da personalidade e o aumento da autonomia por parte da criança. Conhecida como a “fase dos porquês” ou “fase da teimosia”, ela é um período em que os pequenos estão conhecendo e tentando entender melhor o local onde vivem.

A fase dos 4 anos também é quando os limites são testados e as regras começam a ser questionadas. Além disso, a imaginação é cada vez mais usada e aprimorada, estando presente em várias brincadeiras. Nessa fase da vida, os estudos escolares são iniciados e os primeiros amiguinhos são feitos.

Por ser uma fase complicada tanto para a criança quanto para os pais, a Casatema preparou um conteúdo especial explicando o que é a crise dos 4 anos. Por aqui, você vê qual o comportamento esperado nessa idade e como lidar com a crise e as teimosias que ela acarreta. Confira!

O que é a crise dos 4 anos?

É quando as crianças se opõem às regras e ordens recebidas, com falas ou birras, e indagam o motivo de todas elas, para só então obedecer. Essa crise, também chamada de terrible four, ocorre entre os 4 e 5 anos de idade e é comparada à fase da adolescência, quando os filhos costumam questionar, discordar e desafiar as normas estabelecidas pelos pais.

Sua causa está no fato de que os pequenos estão começando a se reconhecer como indivíduos. Por isso, acreditam que já sabem muito e têm capacidade para decidir o que seria melhor para si.

Qual o comportamento de uma criança de 4 anos?

Nessa idade, é comum que as crianças apresentem teimosia, muita energia, sonos mais longos e façam muitas perguntas, especialmente as começadas com “por que”. A discordância e possível teimosia ocorrem, pois os pequenos, que se reconhecem como indivíduos, acreditam que já sabem muito e têm capacidade para decidir o que seria melhor para si.

Aos 4 anos, o período de repouso noturno das crianças também muda, fazendo com que durmam durante noites inteiras, podendo acordar uma ou duas vezes para ir ao banheiro. Os episódios de xixi na cama são comuns e requerem paciência e cuidado por parte dos pais. Além disso, com essa faixa-etária, os pequenos começam a desenvolver a habilidade de fazer duas coisas simultaneamente, como falar enquanto brincam.

Como lidar com a teimosia infantil dos 4 anos?

Lidar com a rebeldia infantil nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, separamos alguns passos com base no método montessoriano para serem seguidos pelos adultos que desejam ajudar os pequenos nesse momento desafiador:

menina de 4 anos emburrada virada de costas para a mãe

1. Mantenha a calma

Gritos e descontrole por parte dos pais podem piorar a situação e gerar ainda mais revolta na criança. Então, é importante que você mantenha a calma e analise o cenário ao redor. Avalie se é necessário ir para um ambiente mais tranquilo e seguro ou se é possível permanecer no local em que a birra começou.

2. Ofereça meios para a criança se acalmar

Como vimos, os pequenos ainda não conseguem lidar muito bem com seus sentimentos, consequentemente, ocorrem episódios de choros e gritos. Por isso, é necessário que os adultos ofereçam meios para auxiliar a criança a se acalmar. Algumas ferramentas que podem ser usadas nesse momento são: abraços, tempo de colo e o pote da calma que prende a atenção dos mais novos e contribui para a regulação emocional.

3. Só converse quando a criança estiver mais tranquila

Quando a criança estiver mais tranquila, é a hora de conversar, já que, durante a birra, ela não conseguirá prestar atenção ou entender qualquer explicação sobre a situação. Para estabelecer o diálogo, abaixe-se na altura do seu filho e olhe em seus olhos. Assim, a criança focará naquilo que está sendo dito e se sentirá mais acolhida.

4. Demonstre empatia durante a conversa, mas não ceda

Durante a conversa, é importante que você demonstre entender o lado dos pequenos para que eles sintam que são compreendidos. Uma forma de fazer isso é dizer que você também acha chato quando tem que esperar muito por algo que quer. Entretanto, você não deve ceder aos desejos da criança e precisa reforçar que as regras são necessárias e trazem benefícios quando seguidas.

5. Reflitam juntos sobre o que aconteceu

Por fim, quando todos estiverem calmos, é importante conversar e refletir sobre o que houve e por que a irritação aconteceu. Assim, vocês poderão pensar juntos em formas de evitar novas birras. Por exemplo: se a criança relata que estava cansada e se sentiu frustrada quando teve que ficar na fila do supermercado, vocês podem combinar de ir em um horário após a soneca na próxima vez.

Como lidar com a crise dos 4 anos de idade para evitar birras?

As birras que acompanham a crise dos 4 anos nada mais são do que uma forma da criança expressar seus sentimentos. Os choros e gritos ocorrem porque os pequenos ainda não conseguem compreender completamente suas emoções e as colocar em palavras. Suas causas principais são: cansaço, frustração, raiva, angústia e medo. Ainda que aconteçam por motivos variados, existem algumas atitudes que colaboram para minimizar os episódios de birras, como:

1. Estabelecer uma rotina

Quando a criança está acostumada com uma rotina e sabe o que deve ser feito e quais serão as próximas atividades do dia, a resistência a fazê-las diminui. Então, defina horários para refeições, banhos, sonecas, brincadeiras, leituras, uso de telas e outros. Lembre-se: quando houver alterações na rotina, é importante conversar com a criança e explicar o que acontecerá naquele momento, pois as mudanças também podem ser uma causa de desconforto que motiva as birras dos pequenos.

rotina de uma criança de 4 anos

2. Manter o ambiente organizado

Manter a organização do quarto e demais locais em que a criança vive é um dos pilares do método Montessori. Segundo a fundadora dessa forma de ensino, um ambiente arrumado contribui para a organização da mente. Por isso, deixe todos os objetos usados pelas crianças em lugares fáceis de acessar. Assim, os pequenos conseguirão pegar e guardar suas próprias coisas. Com o espaço arrumado, o pensamento se desenvolverá melhor e, consequentemente, as birras serão evitadas.

3. Conhecer e entender as necessidades do seu filho

O choro e a irritação frequentemente são causados por sentimentos como sono, fome e necessidade de atenção e carinho. Então, é importante se atentar aos horários em que seu filho costuma dormir ou sentir fome, para que você possa suprir essas demandas, escolhendo os melhores momentos para sair de casa ou levando um lanche, por exemplo.

Outra forma de evitar as birras é buscar ter tempo de qualidade com a criança, que se sentirá vista sem que precise gritar para que os adultos a percebam.

A crise dos 4 anos de idade é uma fase em que a criança questiona e desafia as normas. Por isso, paciência e cuidado para oferecer explicações, além de pulso firme, são essenciais para os adultos lidarem com a teimosia.

mãe abraçando uma criança de 4 anos

Agora que você já sabe como lidar com essa etapa do desenvolvimento infantil, que tal conferir dicas para montar uma biblioteca em casa e estimular ainda mais a imaginação e auxiliar o desenvolvimento da calma nos pequenos nessa idade?

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Brinquedos recicláveis: 15 ideias para fazer com as crianças

Criança de 5 anos: fases de desenvolvimento, comportamento e mais

Próximo