,

Guia completo de organização para quartos pequenos

Hoje em dia, com o grande aumento populacional, as casas e os apartamentos estão bem menores. Isso significa que os quartos se tornaram quartinhos, então é normal sentir dificuldades em se adaptar e manter a organização.

Nós, da Casatema, estamos prontas para te ajudar! Um cômodo de tamanho limitado não impede que você possa criar um espaço lindo e arrumado para que os seus filhos cresçam com tudo que precisam. Confira como otimizar a organização desses quartos da melhor forma possível:

Como organizar quartos pequenos?

Sabemos que esse processo parece complicado e exaustivo, já que os quartos pequenos ficam bagunçados muito facilmente. Mas há algumas dicas que podem melhorar muito o seu processo organizacional, e até mantê-lo por mais tempo. Veja só:

Organize de acordo com as suas necessidades

Não é porque outras mamães estão organizando as roupas das crianças na ordem do arco-íris que esse método funciona para você também.

Se o seu filho usa mais camisetas e shorts, guarde essas peças em locais de fácil acesso, e o quarto se manterá organizado por muito mais tempo. Por aqui, indicamos alguns guarda roupas modulados e com divisórias muito bem repartidas.

Para quartos pequenos, essa praticidade é vital: cada posicionamento tem que ser pensado, então resista à tentação de organizar pelo visual e passe a organizar de uma maneira que obedeça às necessidades diárias dos jovens.

Em quartos infantis, os organizadores montessorianos não podem faltar, como eles são de fácil acesso, bagunçou? A própria criança consegue arrumar!

Organizador Infantil com 6 Nichos Removíveis

Tenha uma decoração minimalista

Parece óbvio, mas para organizar bem um quarto pequeno não podem existir muitos empecilhos no caminho! Objetos que têm somente um propósito decorativo ocupam espaços valiosos e vão contribuir para uma aparência desorganizada.

Ou seja, não vale a pena ter estantes de chão ou poltronas decorativas, por exemplo. Afinal, com o tempo elas provavelmente se tornarão cabideiras não propositais.

Ao invés disso, a decoração minimalista pode ser feita por meio de prateleiras ou nichos, que cumprem um propósito organizacional e ainda enfeitam as paredes.

Aproveite cada espaço

Para isso, evite ao máximo móveis grandes demais que servem apenas para uma coisa. Com as inovações arquitetônicas atuais, não há motivos para ter uma cama sem compartimentos embaixo, por exemplo.

A ideia é essa: aumentar as possibilidades de organização ao máximo, para que não faltem espaços para guardar cada objeto ou roupa dos seus filhos.

O que acha de aprender mais sobre as camas multifuncionais citadas? E também como criar quartos pequenos mais fáceis de organizar?

Treliche Office Teen New com Báu e Escrivaninha

Veja as nossas dicas de móveis que incentivam uma melhor organização:

Como escolher móveis que tornam os quartos pequenos mais organizados?

Para começar, é ideal pensar num planejamento. Assim, cada objeto tem o seu lugar e há menos chances dos itens começarem a “transbordar” pelo cômodo. Para obter o planejamento perfeito, aprenda a melhor forma de escolher e posicionar os móveis:

Móveis principais

Os primeiros móveis que devem ser posicionados são os principais, aqueles que ocupam um espaço maior. Geralmente, esses móveis são o guarda-roupas e a cama, e as melhores posições para eles são nos cantos/paredes. Assim, eles não obstruem a passagem, permitindo uma vivência mais orgânica no espaço e mais oportunidades organizacionais.

Uma dica valiosa para a organização dos quartos pequenos é apostar nos móveis multifuncionais. Inspirado nos quartos montessorianos (que permitem um desenvolvimento independente das crianças), essa modalidade multifuncional oferece várias utilidades sem ocupar tanto espaço.

Um exemplo disso são as camas multifuncionais citadas acima. Há opções com nichos de armazenamento – você imaginou que conseguiria guardar itens até na cama? Pois é, esses móveis chegaram para garantir que os quartos pequenos consigam comportar itens em cada cantinho.

Se você quiser saber mais sobre como tornar um quarto inteiramente funcional, confira o nosso post com todos os detalhes e suas possibilidades de organização pelo cômodo aumentarão muito.

Móveis adicionais

O segundo passo para criar quartos mais organizados deve ser a decisão de quais móveis extras você quer inserir. Para quartos juvenis, recomendamos escrivaninhas, nichos e prateleiras. É claro que, quanto menor o espaço, menor a possibilidade de incluir mais móveis.

Logo, avalie as necessidades do seu filho de antemão, para que você não sacrifique tanto espaço com uma escrivaninha que nunca será utilizada. Se ele ou ela gostarem de ler, uma prateleira seria uma escolha muito melhor para a organização do quarto, por exemplo.

Mas, se você estiver planejando um quartinho de bebê, aposte nas cômodas. Como o pequeno não precisa ter acesso independente à maioria dos objetos, não faz mal que os itens fiquem escondidos. E como uma cômoda tem muito mais espaço, essa é a escolha certa para obter mais organização.

Cômoda Infantil Adoleta Flex com 4 Gavetas

Com essas informações simples e com móveis melhores, você conseguirá planejar um quarto que torna a organização muito mais propícia e fácil. Gostou deste post? Não se esqueça de mandar um feedback para nós contando como foi organizar um quarto pequeno com as nossas dicas!

E se você quiser aprender mais sobre os quartos montessorianos mencionados acima, leia o nosso post sobre o assunto!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

O guia dos quartos multifuncionais: aprenda o que são e como criá-los

5 dicas para criar um quarto planejado para jovens e surpreender seu filho

Próximo