A infância é uma das fases mais gostosas e cruciais na vida do ser humano. É um momento de descobertas, de transformação e de desenvolvimento físico, psicológico e intelectual. E você, mamãe, deve contribuir e estimular a formação social do seu filho.
Para isso, é importante pensar além do âmbito escolar e entender que essa estruturação psicológica e de habilidades dos pequenos pode começar dentro de casa e desde cedo. Como assim?
Veja bem, as crianças têm muita facilidade para aprender. Que tal aproveitar o próprio quarto delas para criar um ambiente de aprendizagem, que as incentivem ainda mais nesse processo?
É sobre isso que falaremos no post de hoje! Vamos te ajudar a montar um cantinho bem especial para o seu filho, para que ele tenha um desenvolvimento pleno de suas habilidades psicológicas, sociais e intelectuais.
Continue a leitura para conferir!
Como montar um ambiente de aprendizagem dentro do quarto
É uma delícia escolher os móveis e objetos para montar o espaço do nosso filho, não é? A sensação quando percebemos tudo pronto, do jeito que sempre sonhamos, é indescritível. O problema é que acabamos esquecendo que: o quarto não é nosso.
Esse é o momento de pensar além dos fatores estéticos e gostos pessoais. Afinal, o seu objetivo é contribuir com o desenvolvimento do pequeno. É claro que você não vai transformar o espaço da criança em uma biblioteca gigante ou uma aula de reforço que a faça querer sair correndo de lá. Não é essa a intenção. É interessante se perguntar “como criar um ambiente de aprendizagem divertido?”.
Com os móveis montessorianos que tanto falamos aqui no blog, por exemplo, é possível montar o ambiente ideal, que contenha características que estimulem a autonomia, as habilidades intelectuais e sociais e que ainda ofereça muita brincadeira para a criança soltar a imaginação!
Dá uma olhada em algumas opções de móveis que separamos para você…
Dicas de móveis infantis para o quarto da criança
Mesinha infantil com cadeira
Existem inúmeras opções de cadeiras e mesas infantis para escolher. Tem modelos mais básicos, brancos, em madeira, coloridos, com cadeiras ou banquetas, enfim. Que tal decidir junto com o seu filho? Pergunte a ele qual a sua cor favorita, isso ajuda a criar um espaço mais agradável e com o estilo dele. Aliás, esse é um ponto bastante importante: formação de opinião! Deixe-o expor a dele.
Utilize um tapete colorido, com desenhos, para colocar a mesa a as cadeirinhas. Monte uma espécie de cantinho de estudo e leitura, que seja bem visual e chame a atenção. Fica muito legal!
Estante em L
Para completar, nada melhor do que uma estante em L para colocar os livros infantis. A parte bacana desse móvel é que ele apresenta uma altura ideal para a criança poder pegar o livro que quiser sozinha.
Além disso, a estante é separada por nichos. Aproveite-os para enfeitar o quarto com alguns brinquedos e tornar o espaço mais divertido.
Nichos
Nichos são sempre bem-vindos em qualquer ambiente. No quarto das crianças eles desempenham um papel ainda mais importante, pois fazem mais do que simplesmente organizar o cômodo, eles ajudam a dar vida, cor e decoram o espaço. E nós sabemos que os pequenos gostam disso!
A dica é apostar nos nichos coloridos para deixar o quarto mais alegre.
Papel de parede
O papel de parede é também uma ótima opção para estimular a imaginação da criança, especialmente no cantinho da leitura. É uma forma de fazer com que ela mergulhe em um universo novo, mágico e criativo. Além do mais, o ambiente fica uma graça!
Depois de escolher todos os móveis que farão parte do quarto do pequeno, é hora de partir para a prática:
- Crie o hábito de leitura desde cedo. Se o seu filho estiver na fase de aprendizagem de leitura, estimule-o. Reserve um horário do dia ou antes de dormir e leia para ele e com ele.
- Converse sobre as histórias lidas. Deixe-o te contar e interpretar a história através da sua perspectiva. É importante que ele tenha essa liberdade e espaço para falar o que entendeu.
- Estipule horários. Mostre para a criança que existe hora para brincar e hora para estudar. Aliás, mostre a ela que a hora do estudo e o momento leitura também podem ser muito divertidos.
E aí mamãe, pronta para começar? Você acabou de conferir algumas dicas simples de como montar um ambiente de aprendizagem dentro do quarto da criança. Esperamos tê-la ajudado!
Em nosso blog você pode acompanhar muitas outras postagens relacionadas. Fique ligada para não perder nada. Até a próxima!