Brincadeiras para fazer no quarto infantil: da soneca à diversão!

O quarto infantil deve ser um lugar para a criança se sentir segura, aconchegada e com autonomia. Para isso, é preciso investir em conforto, mas, também, adotar algumas atividades que deixem os pequenos mais à vontade.

Por esse motivo, o quarto das crianças é um lugar para diversão. Pensando nisso, papai e mamãe, preparamos 9 brincadeiras para fazer no quarto que tornarão as atividades com os pequenos mais fluídas e descontraídas. Continue sua leitura e confira!

1. Escolinha

Esse é o exemplo clássico de atividades que podem ser utilizadas não somente com o propósito de entretenimento, mas para ensinar — de fato — coisas úteis às crianças. É uma ótima ideia para suprir as aprendizagens que os pequenos possuem na escolinha oficial.

 

Para tornar a brincadeira mais divertida, você pode optar por montar uma mini brinquedoteca, com: mesinha, cadeiras e, até mesmo, uma lousa infantil. Assim, o espaço fica completo e o seu pequeno pode chamar todos os amiguinhos para brincar no quarto.

Para tornar a brincadeira mais divertida e instigante, você pode decidir o assunto e a duração de cada aula. Assim, seu pequeno irá se sentir como na escola, mas no conforto de seu cantinho. Legal, não é?!

crianças brincando de escolinha

2. Cabaninha

Dentre as atividades para fazer no quarto, a cabaninha é um clássico que não pode ficar de fora da nossa lista. A brincadeira se estende para diversas maneiras de se divertir: brincar de acampamento, fazer de conta que é uma casa de bonecas ou forte de super-herói e muitas outras opções descontraídas.

Para isso, você pode optar por aderir uma cabaninha de brinquedo. Ou, caso prefira, pode brincar como nos velhos tempos e montar uma cabana com cadeiras e lençóis. As duas alternativas são válidas e trarão mais diversão para os pequenos.

menina dentro de uma cabaninha

3. Colorir com tinta guache

A criatividade é o ponto principal para tornar as brincadeiras no quarto algo mais divertido. Esse momento mais divertido. Bom, não existe uma maneira melhor de explorar essa característica por meio da arte.

Por esse motivo, realizar pinturas com tinta guache, é uma excelente brincadeira para fazer com os pequenos no quarto.

Mas essa atividade específica, não é somente um momento de recreação. Professoras do ensino infantil, da Secretaria de Educação de Curitiba, revelam que as atividades com tinta estimulam a comunicação da criança, aumentando a sua concentração. 

Viu só que divertido? Dessa forma, é possível entreter os pequenos dentro de casa e, ainda assim, estimular a sua autonomia e desenvolvimento.

Para deixar tudo ainda mais especial, você pode fazer uma tinta caseira e aproveitar o momento lúdico!

duas crianças pintando com tinta guache

4. Festa do pijama

A festa do pijama é um clássico das brincadeiras para fazer antes das crianças dormirem. Trata-se de um momento de reunião e descontração, acompanhado de comidinhas, risadas e muito aconchego.

A organização da festinha fica por sua conta. O que não significa que as crianças não podem colocar a mão na massa! Isso inclui o preparo dos quitutes, a organização do quarto, a decoração temática e o planejamento das atividades.

Incentivar a participação da criançada é fundamental para fortalecer o protagonismo infantil. Assim, é possível incentivar os pequenos a desenvolverem habilidades psicossociais como a tomada de decisões, a análise de situações, assim como o senso estético para decoração.

Então, chame os pequenos para a ação e comece a aplicar seu planejamento com a ajuda dos mais novos. Desse jeito, a brincadeira fica pronta de maneira mais depressa e o próximo passo, é só diversão!

crianças felizes na festa do pijama

5. Mini gincana

A gincana é uma velha conhecida dos jogos para brincar no quintal. No entanto, quem disse que o modelo não pode ser adaptado para casas ou apartamentos que não têm uma grande área externa?

No caso, o local perfeito é o quarto infantil, que costuma ser equipado com os acessórios perfeitos para a brincadeira e podem servir como apoio para a atividade. O princípio é o mesmo, apenas adaptado para um ambiente menor.

As provas podem incluir, dança das cadeiras, qual é a música, adedonha — ou stop — e outras mini-provas que farão parte do circuito da gincana. Basta, então, juntar as crianças em pequenos grupos e iniciar a pequena competição.

crianças brincando de dança das cadeiras

 

6. Quem sou eu

Brincar de “quem sou eu” é uma atividade que exige raciocínio rápido, lógica e capacidade analítica bem desenvolvidas. Enfim, ela é uma ótima dica para os pequenos que já são um pouco maiores.

O jogo consiste em escolher uma pessoa — pode ser um famoso, um familiar, um amigo, etc. — e o jogador da vez terá que realizar perguntas que poderão ser respondidas apenas com: sim ou não. Elas, serão a chave para resolver esse mistério.

Bom, essa é uma excelente brincadeira que pode ser realizada com a companhia de um irmão mais velho, primos, amigos, ou, até mesmo, vocês, papais. E, o mais interessante, é que ela também contribui, para quem deseja adotar o método montessoriano na educação de seus filhos.

7. Contar histórias

Depois de um longo e agitado dia de atividades, tudo que os pequeninos precisam é ter uma boa noite de sono. Por isso, nada melhor do que finalizar o dia em grande estilo com uma brincadeira superdivertida e que acalma: a contação de histórias.

 

A nossa dica é que você faça as coisas de uma maneira um pouco diferente da tradicional. Por exemplo, que tal uma contação de histórias conjuntas? Você lê um trecho e as crianças completam com outra. Assim, ambos exercitam a criatividade e a imaginação.

O resultado é uma noite de sono leve, aconchegante e agradável.

duas crianças lendo

8. Brincar de mímica

Essa é uma excelente brincadeira para unir a família dentro do quarto. E, pode ter certeza, com ela, o momento será bem aproveitado não só pela criança, mas também pelos irmãos, pelo papai e mamãe.

Aliás, existem duas formas para adotar essa brincadeira: uma leve competição entre duplas — podem ser os adultos contra as crianças ou times mistos — ou um jogo de adivinhação individual.

9. Guerra de travesseiros

Essa é mais uma brincadeira clássica para o quarto infantil. Contudo, atenção: os golpes devem ser dados de maneira leve e cuidadosa, para evitar machucados e acidentes.

Fora isso, basta escolher o melhor travesseiro de seu lar — desde que seja leve e macio — e iniciar a guerra com o seu pequeno. Tenha certeza, ele ficará superempolgado com essa brincadeira.

crianças brincando de guerra de travesseiros

Essas são apenas algumas ideias de brincadeiras para fazer no quarto. Além dessas, existem outras opções muito interessantes, conte nos comentários quais você gosta!

Por exemplo, confira o nosso post sobre os trava-línguas pode ser feita na cama de seu filho!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

O que dar de presente para recém-nascido? Veja nossas dicas!

Principais erros na decoração de quarto infantil: evite-os!

Próximo