Soneca e alegria: 5 brincadeiras para fazer no quarto infantil

De todos os ambientes que podem ser explorados em jogos e atividades infantis, o quarto é o que mais oferece possibilidades de diversão. As brincadeiras para fazer no quarto infantil são uma fonte praticamente inesgotável de recreação e aprendizados aos pequenos.

Além disso, o ambiente é propício para mamães e pais que procuram maneiras de entreter a criançada durante a quarentena – momento em que os pequenos estão mais ativos e com altas cargas de energia.

Então, nada melhor que juntar aprendizados e lazer em atividades e brincadeiras que ensinam, despertam a curiosidade e controlam os níveis de energia da criançada. Assim, os momentos que antecedem a soneca ou durante o dia podem se transformar em períodos de descontração em família e muitas gargalhadas!

Pensando nisso, nossa série de posts dedicados às brincadeiras e jogos para fazer em casa chega ao quarto infantil, com as 5 brincadeiras que utilizam o cômodo como cenário e espaço criativo para crianças (e adultos).

Acompanhe a leitura e descubra o universo de possibilidades que o espaço oferece! Preparada(o)? Vamos lá:

1. Escolinha

Que tal aproveitar o período em que os pequenos estão afastados das aulas presenciais para criar sua própria escolinha? O melhor de tudo é que as regras são vocês que fazem – para evitar que a criançada se aborreça com a temática escolar da brincadeira.

Esse é o exemplo clássico de atividades que podem ser utilizadas não somente com o propósito de entretenimento, mas para ensinar, de fato, coisas úteis às crianças. É uma ótima ideia para substituir as aulas tradicionais que eles costumam não gostar muito.

Para essa atividade, você só vai precisar de uma professora, os alunos e os materiais – algo que sirva de lousa, algumas cadeiras, que podem ser as da cozinha, papel e muitos lápis.

Além disso, você também pode decidir o assunto e a duração de cada aula: pode ser de história, ciências, arte etc. Para as aulas de arte, você pode se aproveitar da nossa receita de tinta caseira, disponível aqui mesmo no blog!

O segredo é abusar da diversão e estimular a participação dos pequenos, assim eles exercitam o cérebro e o corpo, gastando energia, divertindo-se e aprendendo! Sensacional, não é mesmo!?

brincando de escolinha

2. Festa do pijama

A festa do pijama é um clássico das brincadeiras pré-soneca. Trata-se de um momento de reunião e descontração, recheado de comidinhas, risadas e muito aconchego.Vocês podem seguir o modelo clássico, com todos vestidos a caráter, ou fazerem algumas modificações, para deixar tudo do seu jeitinho.

A organização da festinha fica por sua conta, mas isso não significa que as crianças não podem colocar a mão na massa! Isso inclui o preparo dos quitutes, a organização do quarto, a decoração temática e o planejamento das atividades.

Incentivar a participação da criançada é fundamental, uma vez que isso acaba por fazer com que eles desenvolvam habilidades psicossociais como a tomada de decisões, a análise de situações, assim como o senso estético para decoração.

Então, é só colocar tudo na ponta do lápis, chamar a meninada para o planejamento e, com trabalho em equipe e muito engajamento, está pronta a festinha do pijama. Agora é só aproveitar!

noite do pijama

3. Mini gincana

Se você tem acompanhado nossos posts sobre brincadeiras pela casa, sabe que a gincana é uma velha conhecida dos jogos para brincar no quintal. No entanto, quem disse que o modelo não pode ser adaptado para casas ou apartamentos que não têm uma grande área externa?

No caso, o local perfeito é o quarto infantil, que costuma ser equipado com os acessórios perfeitos para a brincadeira e podem servir como apoio para a atividade. O princípio é o mesmo, apenas adaptado para um ambiente menor.

As provas podem incluir corridas de obstáculo, dança das cadeiras, qual é a música, adedonha e muitas outras mini-provas que farão parte do circuito da gincana. Basta, então, dividirem-se em grupo e que comecem os jogos!

brincadeiras em casa

4. Quem sou eu

Brincar de “quem sou eu” é uma atividade que exige raciocínio rápido, lógica e capacidade analítica desenvolvidas – ou seja, uma ótima dica para os pequenos que estão da fase de aprendizagem ou na primeira infância.

O jogo consiste em escolher uma pessoa – pode ser um famoso, um familiar, um amigo etc – e o jogador da vez terá que adivinhar quem é com base em perguntas que só podem ser respondidas com “sim” ou “não”.

Ganha quem for mais rápido e acertar “quem sou eu”.

brincadeira quem sou eu

5. Complete a história

Depois de um longo e agitado dia de atividades, tudo o que os pequeninos precisam é de uma boa noite de sono. Por isso, nada melhor do que pegar no sono em grande estilo com uma brincadeira super divertida e calmante: contação de histórias.

A nossa dica é que você faça as coisas de uma maneira um pouco diferente da tradicional: que tal uma contação de histórias conjunta? Você lê um trecho e as crianças completam com outra. Assim, ambos exercitam a criatividade e a imaginação.

O resultado é uma noite de sono leve, aconchegante e tudo de bom! O momento do descanso e da soneca nunca foi tão inspirador de bons sonhos quanto este!

contando historia para dormir

Então, gostou das nossas dicas? Que tal voltar ao tempo e revisitar as melhores brincadeiras antigas? Aproveite também para acompanhar todas as nossas atualizações de conteúdo – toda semana tem coisa nova! Até a próxima!

About blogcasatema

Deixe um comentário

Anterior

Como fazer tinta caseira? Receitinhas para testar com as crianças!

Rotina de estudos no Ensino Fundamental: 4 dicas infalíveis

Próximo