O que dar de presente para recém-nascido? Veja nossas dicas!

Você tem alguma amiga ou familiar que está grávida ou que acabou de dar à luz e não sabe o que dar de presente para o recém-nascido? Nesse momento, é normal ter dificuldades em escolher algo que seja legal, criativo e útil, afinal, todo mundo já deve ter enchido a nova mamãe de mimos, fraldas e roupinhas.

Mais do que bonito, o presente deve ter o papel de ajudar nesse momento cheio de descobertas. Assim, o ideal é dar algo que proporcione conforto e praticidade para mamãe e bebê. Ficou mais difícil, né? Mas fique tranquila, no post de hoje, trouxemos algumas dicas e sugestões para você presentear a nova mamãe e ajudá-la nesse momento tão especial na vida dela. Vamos lá?

O que NÃO fazer quando for visitar um recém nascido

Antes das sugestões do que dar para o recém-nascido, é importante levar em consideração dois aspectos: a visita e o presente.

Primeiramente, há um cuidado básico que todos devem ter em relação às visitas: não ir visitar o bebê antes dele completar um mês de vida. Isso porque os primeiros dias são muito delicados: além de o baby estar super frágil, a mãe pode estar com dores, pontos e sensibilidade.

Claro que, se você for uma pessoa muito próxima, não faz sentido esperar tanto tempo, mas não fique muito tempo por lá, afinal, mamãe e bebê precisam de descanso.

Lembre-se de que, antes de virar mãe, ela era sua amiga, ou alguém da sua família… enfim, alguém que você gosta e se preocupa. Não se esqueça de perguntar como ela está e se está precisando de algo; quem já é mãe sabe o quanto esse período é delicado. Não é mesmo?

Visto isso, podemos partir para a lista do que não dar para o neném. Por falta de conhecimento ou experiência, é comum algumas pessoas comprarem presentes inadequados. Para evitar essa gafe, separamos uma lista de itens que devem ser evitados:

1. Chupeta / mamadeira

recém nascido com chupeta

Embora sejam itens básicos, utilizados há muito tempo, não é possível ter certeza se os pais vão querer dar mamadeira e chupeta para o filho. Algumas mães dão leite materno por muito tempo e acabam não  usando o objeto, enquanto outras nem desejam aderir à prática.

2. Roupinhas de tamanho errado

Se for comprar uma roupinha para bebê, mas não sabe escolher o tamanho, não o faça! É muito difícil prever o tamanho que o bebê vai estar em cada estação.

Outra gafe muito comum é comprar uma roupinha grande demais, com a justificativa de “vai usar daqui a uns meses”. Pode acontecer de, quando vestir bem, esteja inapropriado para a estação.

Se quiser comprar roupa, dê preferência ao tamanho “RN”, que é especial para o recém-nascido ou, no máximo, um número à frente. Essa fase passa muito rápido e as roupas se perdem em pouco tempo.

3. Produtos de higiene / colônia

É muito gostoso sentir “cheirinho de neném”, não é mesmo? Por isso, a indústria cria constantemente produtos de higiene com aromas delicados. No entanto, tem alguns produtos que, além de não serem adequados ao bebê, ainda podem causar alergias.

Além disso, há outro fator a ser considerado. Pode ser que o cheiro não agrade os pais ou até cause irritação no pequeno, por isso, deixe para os próprios pais escolherem os produtos.

O que dar de presente para o bebê (e para a mamãe)

Como visto anteriormente, os melhores presentes para o recém-nascido devem proporcionar praticidade e conforto à mamãe e ao bebê. Veja só algumas ideias:

Para quem não é muito próxima

Se você não for uma pessoa próxima da mãe, como uma vizinha com a qual não conversa muito ou colega de trabalho, não precisa dar algo muito caro.

Nesse caso, aposte em itens básicos e funcionais, como fralda descartável (que é sempre bem vinda), body, macacãozinho, meias e fralda de pano. Esses itens são bastante úteis e quanto mais, melhor, afinal, são usados todo dia.

Outro item simples mas muito útil é a bolsa térmica. Nos primeiros meses, os bebês sentem muita cólica e, para aliviar, a bolsa térmica é perfeita.

O baby sling é outro item que pode ajudar e muito as mommies no dia a dia. Eles são uma espécie de bolso canguru, que permite que a mãe fique com o bebê no colo, mas com as mãos e braços livres para fazer outras coisas.

Para quem é próxima

Se você for mais próxima da nova mamãe, a dica é investir em presentes mais elaborados. Isso vale para as mães, amigas, irmãs, primas, tias, sogras e mãe, por exemplo. Olha só algumas ideias super bacanas:

protetor de berço azul com almofada de nuvem

Kits berço são itens que, além de serem muito lindos, são muito úteis. Assim, decoram o quarto e protegem o bebê no berço. Algumas opções que entram nessa categoria é o rolinho protetor e o ninho redutor, que complementam o móvel com o objetivo de dar mais conforto ao novo integrante.

Confira o post Como fazer protetor de berço? Confira nossas sugestões!

mini berço moisés branco

Este é um móvel simples e muito prático para os papais. Como sabemos, o recém nascido deve dormir no quarto dos pais até os 6 meses. É aí que o mini berço entra: ele é um tipo de berço pequenininho que fica acoplado ao lado da cama dos pais, para que eles possam cuidar do recém nascido com mais segurança, e o melhor: sem ocupar espaço da cama do casal ou do cômodo.

Ele tem um tempo útil relativamente bom, confira no post Mini berço: até que idade é adequado para o bebê? para entender as vantagens desse móvel.

poltrona de amamentação rosa bebê

Se você já é mãe, sabe o quanto uma poltrona de amamentação é um móvel valioso para o dia a dia. Elas são desenvolvidas especialmente para proporcionar o maior conforto para esse momento íntimo entre mãe e filho, afinal, um recém-nascido mama, em média, de 8 a 12 vezes a o dia.

A poltrona é ergonômica e segura, assim, a experiência de amamentar é extremamente mais agradável. Entenda os benefícios da poltrona de amamentação no post “Poltronas modernas para amamentação: veja as vantagens”.

E aí, gostou das nossas dicas e sugestões? Ah, tudo o que foi falado aqui serve também para as mamães de primeira viagem que estão procurando dicas de maternidade. Esperamos ter ajudado e sanado todas as suas dúvidas!

Em nosso site você encontra diversas sugestões de presentes que mencionamos aqui, tudo desenvolvido com muito carinho e cuidado para as mamães.

Então se estiver em busca de um lugar para comprar o seu presente, dá uma olhadinha em nosso site, tem muita opção para você se apaixonar!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Quarto de adolescente: dicas para montar o cômodo ideal

Brincadeiras para fazer no quarto infantil: da soneca à diversão!

Próximo