Conheça os principais tipos de berços: americano, montessoriano e mais

Na hora de planejar o quarto do bebê, um dos primeiros itens a serem considerados é o berço. Ele será o móvel de destaque do quarto e onde o bebê irá descansar nos primeiros anos de vida.

Decidir qual será o modelo escolhido para o bebê, pode não ser uma tarefa tão simples, afinal existem diversas opções no mercado. Pensando nisso, o blog da Casatema preparou uma lista com os principais tipos de berços e as suas características.

Continue até o final e encontre o berço perfeito para comprar para o seu filho(a)!

1. Mini berço: ideal para os primeiros meses de vida

Uma das opções mais versáteis disponíveis no mercado são os mini berços. Além de confortáveis e resistentes, eles são práticos e deixam o bebê na altura ideal para o manuseio em casos de necessidades comuns da maternidade.

mini berço montessoriano

Você pode optar entre modelos com um visual mais retrô ou clássico, ou até os mais modernos, arredondados e cheios de estilo.

Aliás, eles precisam de colchões para berços menores que os outros modelos convencionais e podem ser acomodados em cantos pequenos, como ao lado da cama no quarto dos pais, por exemplo.

Assim, toda a família pode dormir mais tranquila, aumentando sua relação de amor e afeto a cada dia.

2. Berço americano: clássico e atemporal

O berço americano é o mais comum de se encontrar e, normalmente, apresenta um colchão em um nível mais baixo e proteções laterais bem altas. Esse tipo de berço existe nos mais variados estilos e cores.

Com um tamanho maior em relação ao primeiro modelo que citamos, ele pode ser usado por um bom tempo nos primeiros anos de vida do bebê, sendo substituído apenas pela cama, quando chegar a hora.

A maioria dos modelos são fixos e possuem suporte para mosquiteiro, para maior segurança e conforto dos bebês.

berço americano cinza

3. Berço montessoriano: conforto e ergonomia para um sono tranquilo

Os berços montessorianos possuem recursos que os tornam móveis especiais para as mamães e para os bebês. Com exemplo, a opção de se transformar em uma mini-cama que fica ao nível do chão, favorecendo a autonomia da criança quando ela estiver maior.

berço montessoriano

Além disso, o móvel possui dois níveis de altura para acomodação do bebê e maior conforto dos pais. Fora o seu suporte para mosqueteiro que, em alguns modelos específicos, tem formato de telhado de casinha — um verdadeiro charme, não acha?

Com esse modelo, o quarto do seu filho ficará cheio de ludicidade e um verdadeiro encanto! Pense em uma decoração com um tema bem fofo e monte um quarto montessoriano completo para fazer da infância dele uma fase memorável e de muitos aprendizados espontâneos.

4. Mini berço moisés: para um passeio pela casa

Se você é uma mamãe que gosta de estar sempre perto do seu bebê, essa é uma ótima opção. O mini berço moisés não é muito popular, mas é muito útil para o dia a dia. Pequeno, leve e com rodinhas, ele é ideal para transportar pela casa toda.

Não à toa, esse tipo de berço é recomendado para os primeiros meses de vida do bebê, em que você precisa estar atenta o tempo todo. Alguns modelos são dobráveis, perfeitos para levar em viagens ou passeios mais longos, onde a criança precisa descansar com conforto e segurança.

O berço moisés tem muitas vantagens e pode ser encontrado em diferentes versões (algumas delas podem até virar um mini-sofá para quando a criança estiver maior). Ou seja, você vai poder aproveitar o móvel durante boa parte da infância do seu filho(a).

Mini berço moisés

5. Berço multifuncional: modelo três em um

Se na hora de montar o quarto do seu filho você pensa em um móvel durável que dê para usar por bastante tempo, o berço multifuncional é a opção ideal. Além de poder ser transformado em uma mini cama ou um mini sofá, alguns modelos contam com gavetas na parte de baixo, facilitando o armazenamento de roupinhas, fraldas e itens de uso diário do bebê.

Berço multifuncional

O móvel acompanhará o crescimento do seu filho(a), bem como se tornará parte da história de uma das melhores fases da vida dele(a). Um lugar para criar lembranças afetivas inesquecíveis.

6. Berço mini cama: com regulagem de altura

Os berços mini-cama são outra opção para acompanhar o seu filho por um bom tempo durante a infância. A maioria dos modelos são ideais para colchões de 130 centímetros de comprimento por 70 centímetros de largura, padrão tamanho do berço americano.

Berço mini cama

Possuem também regulagem de altura, alguns com duas, outros com até três opções de ajuste diferentes, facilitando o manuseio do bebê e garantindo a segurança conforme ele for crescendo.

Após a primeira fase, o berço é convertível em uma mini-cama que permite à criança se desenvolver com mais autonomia e liberdade durante o seu crescimento.

7. Berço com trocador e gavetas: praticidade nos cuidados com o bebê

Se a sua preferência é pela praticidade e sofisticação, você precisa conhecer o berço com trocador. Ele é um verdadeiro aliado na rotina do bebê, facilitando muito os cuidados com a troca de fraldas e roupinhas sempre que necessário.

Além desse espaço que fica na altura ideal para um adulto, o móvel também conta com duas prateleiras funcionais para guardar cobertores e toalhas, duas gavetas e duas prateleiras decorativas, para deixar o quarto com a cara do seu pequeno(a).

E aí, gostou das dicas? Para deixar o quarto do seu bebê mais confortável, confira como montar um quarto montessoriano infantil corretamente e o aproveitar o berço escolhido neste post!

Te esperamos por lá!

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário

Anterior

Método Montessoriano: quando surgiu? Em que consiste?

Brincadeiras e atividades para animar a festa junina

Próximo