Brinquedos não estruturados na educação infantil: o que são?

Você se lembra de brincar com objetos como pedrinhas, tampinhas, galhos e folhas, barbantes e potes plásticos? Tudo virava uma aventura, não é mesmo? Eles se enquadram em brinquedos não estruturados, muitas vezes recicláveis, que não possuem um propósito ou uso específico predeterminado, com os quais a criança pode brincar livremente.

Uma caixa de papelão pode se tornar uma nave espacial, fogãozinho, carrinho, casinha e muito mais! Esse tipo de brinquedo permite que as crianças usem a imaginação e a criatividade para brincar de diversas maneiras, estimulando, inclusive, a coordenação motora e a cognição.

A seguir, entenda mais sobre os benefícios desse tipo de brinquedo e exemplos para fazer em casa. Boa leitura!

Quais são os benefícios dos brinquedos não estruturados?

Com brinquedos não estruturados, as crianças são incentivadas a solucionar seus próprios problemas com criatividade durante o processo de inventar o brinquedo, fazendo com que sua capacidade de resolver problemas e tomar decisões com raciocínio lógico seja estimulada.

Sem regras ou usos predefinidos, as crianças são livres para inventar e criar, estimulando também a sua imaginação, o que é extremamente importante para a saúde mental e emocional, mesmo depois de se tornarem adultos. Usar objetos para representar outras coisas (como uma caixa virando um carro) desenvolve o pensamento simbólico.

Além disso, a coordenação motora fina é beneficiada pela manipulação de objetos delicados, como materiais recicláveis que as crianças podem utilizar para construir seus próprios brinquedos não estruturados. Juntas, as crianças aprendem a colaborar, a negociar e a cooperar para atingirem seus objetivos na brincadeira.

As crianças aprendem a tomar decisões sobre como usar os objetos, estimulando também a independência e autonomia infantil, tornando-as mais autossuficientes. Com isso, também é possível pensar na redução do estresse: a liberdade de brincar sem regras rígidas pode ser relaxante e terapêutica.

9 exemplos brinquedos não estruturados para as crianças

Para nós, adultos, é difícil imaginar quais itens podem ser aproveitados e introduzidos na educação da criança como um brinquedo não estruturado que estimule tantas áreas da cognição e coordenação. Pensando nisso, a Casatema preparou uma lista com exemplos para os pais que desejam aderir, confira!

1. Blocos de madeira

Os blocos de madeira são clássicos entre os brinquedos não estruturados, permitindo infinitas possibilidades de construção e de criação. Crianças podem empilhá-los para formar torres impressionantes, alinhá-los para criar estradas e cidades inteiras ou usá-los como elementos em jogos de imaginação.

Além de desenvolver habilidades motoras finas e coordenação olho-mão, os blocos introduzem conceitos básicos de física, equilíbrio e geometria. À medida que as crianças planejam e executam suas construções, elas também aprimoram habilidades de resolução de problemas e pensamento espacial.

2. Tecidos e lenços

Tecidos e lenços são brinquedos não estruturados incrivelmente versáteis que alimentam a imaginação das crianças. Podem se transformar em capas de super-heróis num instante, estimulando o jogo de papéis e a narrativa criativa. Quando amarrados entre móveis, criam cabanas e fortes, promovendo o brincar cooperativo e o desenvolvimento de habilidades sociais.

Usados como roupas para bonecas ou como parte de fantasias, eles encorajam a exploração de identidades e culturas diferentes. Além disso, manipular tecidos ajuda no desenvolvimento da motricidade fina e na compreensão de conceitos como textura, cor e padrão.

mãe e filha criando um fantoche juntas

3. Caixas de papelão

Caixas de papelão são tesouros do brincar não estruturado, oferecendo um mundo de possibilidades limitado apenas pela imaginação da criança. Uma simples caixa pode se transformar em um carro veloz, uma nave espacial futurista ou um castelo medieval. Ao cortar, decorar e modificar as caixas, as crianças desenvolvem habilidades motoras finas e habilidades criativas.

O processo de transformar a caixa estimula o pensamento tridimensional e a resolução de problemas. Além disso, caixas grandes promovem o brincar cooperativo quando as crianças trabalham juntas para criar estruturas complexas, como casas de bonecas ou teatros de fantoches.

menina brincando com caixa de papelão

4. Elementos naturais

Elementos naturais como pedras, galhos e folhas proporcionam uma conexão direta com o mundo ao redor, promovendo a apreciação pela natureza e estimulando a criatividade. Pedras podem ser empilhadas em esculturas, usadas em jogos de classificação ou pintadas para criar personagens.

Galhos se transformam em varinhas mágicas, instrumentos de escrita na areia ou materiais de construção para casinhas. Folhas servem para colagens artísticas, impressões com tinta ou como “ingredientes” em cozinhas de lama. Brincar com esses elementos desenvolve a consciência sensorial, introduz conceitos científicos e estimula a curiosidade sobre o ambiente natural.

5. Massa de modelar

A massa de modelar é um meio tátil e maleável que oferece infinitas possibilidades criativas. Ao manipular a massa, as crianças fortalecem os músculos das mãos e melhoram a coordenação motora fina. Elas podem criar esculturas tridimensionais, moldando animais, pessoas ou objetos imaginários, o que estimula a criatividade e o pensamento espacial.

A massa também pode ser usada para formar letras e números, auxiliando na alfabetização e no aprendizado matemático inicial. Além disso, o ato de amassar, esticar e moldar a massa pode ser terapêutico, ajudando as crianças a processar emoções e reduzir o estresse.

6. Utensílios de cozinha

Utensílios de cozinha transformam-se em poderosas ferramentas de aprendizado e diversão nas mãos das crianças. Panelas e colheres viram instrumentos musicais, promovendo a exploração de ritmos e sons. Quando usados em brincadeiras de faz-de-conta, como em um restaurante imaginário, estimulam o desenvolvimento infantil da linguagem e habilidades sociais.

Esses objetos também podem se tornar equipamentos de um laboratório científico improvisado, incentivando a curiosidade e o pensamento investigativo. Manipular utensílios de diferentes tamanhos e formas ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e na compreensão de conceitos como volume e proporção.

7. Cordas ou fios

Cordas e fios são brinquedos não estruturados que oferecem uma gama de possibilidades físicas e criativas. Pular corda é uma atividade que promove a coordenação motora grossa e o condicionamento físico. Usar cordas para criar formas no chão estimula o pensamento geométrico e espacial.

Quando usadas para tecer ou fazer nós, elas desenvolvem a motricidade fina e introduzem conceitos básicos de engenharia. Em brincadeiras de faz-de-conta, podem se transformar em laços de caubói, trilhos de trem ou teias de aranha gigantes, estimulando a imaginação e o jogo dramático.

crianças brincando de pular corda

8. Pregadores de roupa

Pregadores de roupa são pequenos objetos que oferecem grandes oportunidades de aprendizado e diversão. Eles podem ser usados para construir estruturas simples, desenvolvendo habilidades de engenharia básica e pensamento tridimensional.

Em atividades de classificação por cor ou tamanho, os pregadores ajudam a desenvolver habilidades matemáticas iniciais e reconhecimento de padrões. Transformados em personagens simples com a adição de desenhos ou adesivos, estimulam o jogo dramático e a narrativa.

Manipular pregadores também fortalece os músculos das mãos, preparando as crianças para tarefas mais complexas como escrever, amarrar os calçados, interagir com aparelhos eletrônicos, escovar os dentes, usar talheres e mais.

aviões de pregadores de roupa

9. Tubos de papelão

Tubos de papelão são versáteis e cheios de potencial criativo. Podem ser transformados em telescópios ou megafones, incentivando a exploração e a comunicação. Quando usados para criar sistemas de túneis para carrinhos ou bolinhas, promovem o entendimento de causa e efeito e conceitos físicos básicos.

Empilhados ou conectados, os tubos se tornam torres ou estruturas complexas, desenvolvendo habilidades de construção e planejamento espacial. Em brincadeiras imaginativas, podem se tornar espadas de cavaleiros, colunas de templos antigos ou até mesmo instrumentos musicais improvisados, estimulando a criatividade e o jogo de papéis.

Tubos de papelão

Agora que você já sabe como os brinquedos estruturados estimulam e auxiliam o desenvolvimento das crianças, confira nosso post sobre brinquedos recicláveis e aprenda a criar brinquedos não estruturados com as suas crianças. Até lá!

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