Resumo
- É uma forma de reviver as memórias e criar um álbum de recordações, além de estimular a escrita, a memória e a organização de ideias, criando um objeto de valor sentimental.
- Uma chance para as crianças se aventurarem por mundos mágicos sem sair do lugar, transformando a leitura em um evento especial, além de fortalecer o vínculo familiar, desenvolvendo a linguagem, a imaginação e o hábito de leitura.
- Fazer uma receita simples e divertida, onde a criança é a protagonista, é uma ótima forma de ensinar sobre alimentação, a importância dos alimentos, noções básicas de medidas, responsabilidade com os itens da cozinha e desenvolver mais a coordenação motora.
As férias escolares chegaram, e com elas, a alegria dos dias sem aula e… o desafio para os pais e educadores de como preencher o tempo livre das crianças! Se você está em busca de ideias criativas para sair da rotina, relaxar e criar memórias inesquecíveis, você veio ao lugar certo.
Preparar atividades divertidas não precisa ser complicado nem caro. O segredo é estimular a criatividade e aproveitar os momentos juntos. Pensando nisso, preparamos uma lista completa com 21 atividades, que vão desde aventuras em casa até passeios culturais, para garantir a diversão de toda a família. Vamos lá?
1. O diário de férias
Um registro das aventuras e dos momentos inesquecíveis que vocês vão viver nessas férias! Compre um caderno ou um bloco e incentive a criança a escrever, desenhar ou colar fotos e objetos que marcaram as férias. É uma forma de reviver as memórias e criar um álbum de recordações, além de estimular a escrita, a memória e a organização de ideias, criando um objeto de valor sentimental.

2. Oficina de arte
Um espaço dedicado à criatividade, onde as crianças podem se expressar livremente de forma artística. Essa atividade estimula a criatividade, a coordenação motora fina e a expressão individual, além de promover uma maior interação em família.
Separe tintas, pincéis, canetinhas, folhas de papel, massinha, cola colorida e tudo o que a imaginação permitir. Forre o chão com jornal ou um plástico para proteger, coloque uma roupa velha nas crianças e deixe-as soltas para desenhar, pintar e criar à vontade.
Confira 8 opções de atividades artísticas que podem ajudar no desenvolvimento infantil, e torne esse momento memorável e educativo!

3. Sessões de leitura divertidas
Uma chance para as crianças se aventurarem por mundos mágicos sem sair do lugar, transformando a leitura em um evento especial, além de fortalecer o vínculo familiar, desenvolvendo a linguagem, a imaginação e o hábito de leitura.
Crie um “cantinho da leitura” com almofadas, cobertas e uma luz agradável. Escolha um horário para ler histórias em voz alta, com entonação e interpretando a voz dos personagens. Deixe as crianças escolherem os livros e, para os mais velhos, sugira a leitura de um capítulo por dia de um livro maior.

4. Noite de cinema
Prepare um bom balde de pipoca, separe as guloseimas preferidas da família, apague as luzes e transforme a sua sala de estar em uma sala de cinema completa.
Preparamos uma lista com algumas sugestões de filmes para toda a família se divertir:
- Encanto
- Divertidamente
- Como Treinar o Seu Dragão
- Toy Story
- Ratatouille
- Shrek
- Wall-E
- Moana
- Up – Altas Aventuras
- Lilo & Stitch
- Zootopia – Essa Cidade É o Bicho
- Elementar
- Wish: O Poder dos Desejos
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
- Red: Crescer é uma Fera

5. Pequenos chefs na cozinha
Fazer uma receita simples e divertida, onde a criança é a protagonista, é uma ótima forma de ensinar sobre alimentação, a importância dos alimentos, noções básicas de medidas, responsabilidade com os itens da cozinha e desenvolver mais a coordenação motora.
Escolha receitas que as crianças possam ajudar, para que elas se sintam de fato incluídas na atividade.
Para te ajudar, separamos uma receita simples e super saborosa para fazer com os pequenos: pão de beijo! Uma adaptação do tão amado pão de queijo.
Ingredientes:
- 2 xícaras de polvilho doce;
- ½ xícara de polvilho azedo;
- ⅓ xícara de óleo vegetal;
- ¼ xícara de água morna;
- 1 ½ xícara de purê do tubérculo da sua preferência (batata, inhame, batata-doce, mandioquinha, etc);
- Sal e temperos a gosto.
Modo de preparo:
- Cozinhe o tubérculo até ficar macio, amasse-o até virar um purê e reserve até esfriar. Misture todos os ingredientes até a massa não grudar mais na mão;
- Faça bolinhas, coloque-as numa forma untada, deixando um espaço entre elas, e leve ao forno preaquecido a 180°;
- Asse por cerca de 35 minutos, dependendo do seu forno. Fique de olho para as bolinhas ficarem douradas por igual. Depois, é só aproveitar com as crianças!

6. Desfile de moda em família
Um momento de pura diversão e risadas, onde a criatividade e a espontaneidade são as estrelas. As roupas são ótimas formas de se expressar e se comunicar com o outro, e essa é uma oportunidade de ensinar isso aos pequenos.
Separe roupas, lençóis, sapatos e acessórios. Coloque uma música animada e incentive todos a criarem looks malucos e desfilarem! Todos da casa podem entrar na brincadeira, criando uma conexão ainda maior entre a família.

7. História da família
Por que não aproveitar esse momento das crianças em casa para aprofundar a conexão com as origens e a história da família?
Peça para as crianças desenharem uma árvore em uma folha grande e, juntos, preencham com os nomes dos avós, tios, primos e outros parentes. Use fotos, desenhos e anedotas para enriquecer o processo. Uma forma de fortalecer o senso de identidade e pertencimento, além de ser um momento de aprendizado sobre a família.

8. Noite de jogos
Uma noite dedicada à competição saudável e às risadas garantidas com jogos de tabuleiro. Separe os jogos que você já tem em casa, como quebra-cabeças, dominó, jogo da memória ou Banco Imobiliário. Prepare petiscos, dividam-se em times e comecem a diversão, estimulando o raciocínio lógico, a paciência e o trabalho em equipe.

9. Caça ao tesouro
A clássica brincadeira de pistas, que estimula o raciocínio e a aventura, além de desenvolver a capacidade de resolver problemas, a leitura, a lógica e a paciência.
Esconda um “tesouro” (pode ser um brinquedo, um doce, um livro, use sua imaginação!) e crie uma série de pistas ou enigmas que a criança deve seguir para encontrá-lo, e cada pista leva ao local da próxima. Seja criativo e desenvolva uma brincadeira que vai ficar na memória dos pequenos.

10. Caça ao tesouro das cores
Outra espécie de caça ao tesouro que desafia as crianças a encontrarem objetos de cores específicas, desenvolvendo o raciocínio, a atenção e o conhecimento das cores. Dê uma lista de cores e um tempo para as crianças acharem objetos de cada cor pela casa. Você também pode aumentar o nível de dificuldade conforme as rodadas vão passando. Hora de desafiar um pouco a criançada!

11. Mural de memórias
Sabemos que atualmente o ato de revelar fotos é muito raro, todos costumam usar apenas os meios digitais. Porém, ter em mãos uma foto de um momento especial é uma experiência única!
Revele ou imprima fotos de momentos marcantes para as crianças, fotos da família, dos animais, de coisas que as crianças gostam e criem juntos um mural para registrar esses momentos especiais. Com cartolina, cola e canetinhas, montem juntos o mural de memórias. As crianças podem escrever legendas e decorar como quiserem, fortalecendo a memória afetiva e a criatividade.

12. Show de talentos
Uma oportunidade para as crianças se soltarem e mostrarem seus talentos! Crie um palco em casa, com um pano, um tapete ou algumas cadeiras. Deixe que as crianças se apresentem, seja com uma música, um passo de dança, uma piada ou um truque de mágica. Os pais são a plateia! É uma forma de aumentar a autoconfiança, a autoestima e a capacidade de se expressar em público.

13. Noite de acampamento
A aventura de acampar, sem o desafio de estar em um lugar desconhecido, mas ainda promovendo a imaginação, a superação de medos e o senso de aventura.
Monte uma barraca na sala de casa, use cadeiras e cobertores para improvisar, acenda lanternas, conte histórias de aventura e durmam no local, se quiserem.

14. Criatividade com recortes e imagens
Uma atividade simples, mas que estimula a criatividade e a imaginação, desenvolve a coordenação motora fina e a capacidade de contar histórias e se expressar. Reúna revistas velhas, jornais, panfletos, papel e cola. Incentive as crianças a recortarem imagens, letras e palavras para criar novos desenhos, histórias e significados.

15. Piquenique em família
O piquenique pode ser uma refeição divertida e totalmente diferente, que pode ser na sala de casa, no quintal ou em um parque. É uma ótima forma de se reconectar com a natureza (mesmo que seja no quintal), promover uma alimentação saudável e incentivar a colaboração. Use sua criatividade!
Deixe as crianças ajudarem a preparar os lanches, sucos e o que mais gostarem. Escolham um lugar, estendam uma toalha e aproveitem o momento para conversar, rir e comer as delícias preparadas por vocês. É uma ótima oportunidade para degustar o pão de beijo que fizeram juntos!

16. Brincadeiras da época dos pais (e dos avós!)
Uma oportunidade de apresentar brincadeiras antigas que marcaram a sua infância e que hoje não fazem mais parte da rotina das crianças, além de fortalecer o vínculo entre gerações e estimular o movimento e a imaginação.

17. Passeios inesquecíveis
As férias também podem ser uma chance de sair de casa para desfrutar da cultura e do lazer que a cidade oferece. Pesquise sobre a programação infantil nos teatros, os museus com exposições interativas, os zoológicos, os aquários, os parques e as bibliotecas da sua cidade, e aproveitem o enriquecimento cultural, contato com o novo e o estímulo à curiosidade.

18. Construa brinquedos com materiais reciclados
Dar uma nova vida a objetos que iriam para o lixo, transformando-os em brinquedos incríveis, e despertando a consciência ambiental, a criatividade e o raciocínio para a construção. Reúna caixas de papelão, rolos de papel higiênico, garrafas plásticas, tampinhas e outros materiais recicláveis. Com cola e tesoura, incentive as crianças a construírem robôs, casinhas de boneca, aviões ou o que a imaginação mandar.
Aqui temos 15 ideias de brinquedos recicláveis para fazer com os pequenos.

19. Jardineiros mirins
Ensinar sobre o ciclo de vida das plantas é uma ótima maneira de conectar as crianças à natureza e promover o aprendizado por meio de atividades do dia a dia.
Use vasos pequenos, garrafas PET cortadas ao meio ou caixas de ovo. Plante sementes de feijão, alpiste, girassol ou até mesmo hortaliças como cebolinha ou salsinha. Explique o que a planta precisa para crescer e incentive a criança a regar e cuidar do plantio. Não precisa ter um grande espaço em casa, apenas um vasinho é suficiente!

20. Cientistas em ação
Transforme sua casa em um laboratório para descobrir a ciência de forma divertida, despertando nos pequenos a curiosidade, o raciocínio científico e a paixão por novas descobertas.
Um experimento simples e seguro é “areia movediça de amido de milho”. Trata-se de um “fluido não-newtoniano”, que pode ser um ótimo experimento sensorial para os pequenos. Preparamos um passo a passo especial para você:
Materiais:
- Jornal;
- Um recipiente grande e de preferência transparente;
- 1 copo de água;
- 3 copos de amido de milho;
- Colher;
- Corantes alimentícios caso queiram deixar a atividade ainda mais colorida e divertida.
Como preparar:
- Forre a mesa ou a bancada do laboratório com o jornal e organize os materiais;
- Coloque, no recipiente, o amido de milho e a água e misture com o auxílio de uma colher por cerca de 4 minutos, até que se forme uma mistura homogênea e densa. Caso opte por utilizar corantes, adicione antes de iniciar a mistura;
- Depois, comecem as experimentações! Peça aos pequenos para baterem com a mão bem forte em cima da mistura, para sentirem a textura rígida, em seguida para que enfiem a mão lentamente, para que sintam como entra com facilidade, como se fosse líquido.
Aproveitem a diversão que a ciência pode proporcionar!

21. Uma volta ao mundo dentro de casa
Dedicar um dia a uma cultura ou país diferente pode ser uma forma muito divertida de ensinar sobre geografia, culinária e culturas diferentes, de forma lúdica e criativa. Escolha um país. Pesquise suas músicas, filmes, culinária e costumes. Preparem um prato típico, ouçam a música local e assistam a um filme do lugar.

O mais importante: a magia de estar junto
Depois de todas essas ideias, a gente espera que você se sinta mais preparado para as férias. Mas, lembre-se: mais do que seguir uma lista, a verdadeira magia está em aproveitar cada momento.
A criatividade de um desenho, as risadas em uma gincana, o cheiro de um bolo recém-assado… são essas pequenas coisas que se transformam nas grandes memórias que as crianças vão guardar para sempre. As férias são a oportunidade perfeita para construir laços e fortalecer a conexão da família.
Gostou das dicas? Coloque-as em prática e compartilhe com outros pais que também vão gostar! Com certeza as crianças vão amar!
