Ter um bebê é tudo de bom, não é mesmo? Babies são fofos e adoráveis, mas precisam de carinho e cuidado redobrado, já que são também frágeis e delicados. Nessa fase, colocá-los para dormir no berço é fundamental para que tenham segurança enquanto dormem, uma vez que ele é fechado e evita possíveis quedas e machucados.
Mas e quando o bebê está crescendo e o berço começa a ficar pequeno para ele, o que fazer? Nessa hora, é o momento de trocar o berço pela caminha!
Muitas mamães não sabem o momento certo de fazer a troca e têm receio de colocar a criança para dormir na cama, com medo de que ela sofra uma queda ou não se acostume. No entanto, o momento de transição é fundamental para o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, como independência e ergonomia. Sendo assim, vamos te ajudar nesse momento.
Entenda a seguir qual a importância de trocar o berço pela cama e como fazer essa transição com segurança!
Tchau, berço! Entenda por que colocar seu filho na cama!
Tirar o filho do berço não é uma atitude que deve ser feita apenas porque o berço está apertado demais. Quando o bebê cresce e entra na fase dos 2 ou 3 anos, ele se encontra em uma fase de mudança de comportamento por conta do desenvolvimento cognitivo e motor que estão acelerados. Nesse momento, ele não é mais bebê, mas sim uma criança.
Sabemos que dói ver que o filho está crescendo rápido, e é difícil aceitar que não é mais um bebê, mas ter isso em mente vai contribuir muito para a progressão da criança.
Quando a criança começa a falar e andar de maneira mais aperfeiçoada, ela começa a ter mais independência dos pais e acabam querendo fazer as coisas por conta, e uma delas é sair sozinho do leito quando acorda, mesmo sem um adulto por perto.
Assim, o berço pode ser perigoso: a criança pode tentar subir as grades para sair e não ter apoio do outro lado, caindo no chão. Então, mamãe, fique atenta nos sinais que seu pequeno te dá sobre a hora de trocar o berço pela cama: se você ver seu filho fazendo de tudo para sair do berço, é hora de colocá-lo na cama!
Cama com proteção lateral: por que é mais segura?
Se o seu bebê cresceu e você decidiu que está na hora de fazer a transição para a caminha, o ideal é optar pelo uso de camas montessorianas. Isso porque ela tem a altura adequada para seu pequeno, permitindo que ele suba e desça quando bem entender e ainda não se machuque no caso de possíveis quedas.
Dentre as opções de cama no estilo montessoriano, existe a cama infantil com grade de proteção, que é perfeita para quando a criança está saindo do berço e ainda não está acostumada com as laterais livres. Essa cama é mais ampla do que o berço e tem altura baixa, permitindo uma maior autonomia para a criança e ainda evitando as quedas.
Por ter grades, ela é adequada também para crianças maiores que se mexem muito durante o sono, e que acabam rolando até a lateral. Assim, a cama protege os pequenos e proporciona um sono tranquilo, que é tão importante para seu desenvolvimento.
Grade de proteção para camas: Como escolher a ideal?
Se a cama do pequeno não vem com proteção, é possível inserir uma grade na lateral, sabia? Nesse caso, é importante escolher uma meia grade para que ampare, mas ainda tenha um espaço livre que permita mobilidade ao pequenino.
Assim, a criança ganha a autoridade de entrar e sair na hora que quiser, sem correr riscos de se machucar e assim explorar o ambiente de maneira segura e eficiente.
Opção de modelos é o que não falta: você pode optar por grades vazadas em que a criança pode se segurar, em formatos lúdicos, como nuvem, ou até mesmo cercadinhos que lembram cercas de jardim.
Dicas para o momento de transição entre berço e cama!
Se você, mamãe, está preocupada com esse momento de tirar o filho do berço, entenda de uma vez por todas que não se trata de uma fase ruim, mas sim bastante positiva para seu pequeno. Veja nossas dicas!
-
Faça a troca na idade certa:
Esperar muito para fazer a transição pode interferir bastante no desenvolvimento da criança. O ideal é fazer a troca entre os 2 e 3 anos, fase em que ela está mais independente e quer explorar as coisas sozinha.
-
Coloque a grade desde o primeiro instante na cama infantil:
Assim que o bebê cresce e sai do berço, é fundamental colocar em uma cama infantil com grade. Assim, você vai dormir mais tranquila à noite sabendo que seu filho descansará em segurança na caminha nova.
-
Adapte o quarto para a cama:
Com esse momento de independência, é importante criar um ambiente seguro e útil à criança. Como ela pode subir e descer da cama sozinha, dispor brinquedos e livrinhos em prateleiras e estantes acessíveis permite que ela explore o quarto e desfrute da liberdade.
Móveis montessorianos são perfeitos para os pequeninos, pois evita qualquer tipo de acidente e possibilita um momento mágico de criatividade e ludicidade a eles!
Em nosso site, você encontra várias opções de móveis montessorianos para criar um espaço perfeito para seu filho, divertido e pensado em cada mínimo detalhe. Temos muitas opções de camas infantis com ou sem grade para montar o quarto do jeitinho que você e seu pequeno gostam! Confira também nosso post com dicas para decorar o quarto do pequeno com móveis montessorianos!
Se você gostou desta postagem, acompanhe nosso blog para receber mais conteúdos incríveis feitos especialmente para você!