Saiba as vantagens das camas infantis com proteção lateral

Ter um bebê é tudo de bom, não é mesmo? Babies são fofos e adoráveis, mas precisam de carinho e cuidado redobrado, já que são também frágeis e delicados. Nessa fase, colocá-los para dormir no berço é fundamental para que tenham segurança enquanto dormem, uma vez que ele é fechado e evita possíveis quedas e machucados.

Mas e quando o bebê está crescendo e o berço começa a ficar pequeno para ele, o que fazer? Nessa hora, é o momento de trocar o berço pela caminha!

Muitas mamães não sabem o momento certo de fazer a troca e têm receio de colocar a criança para dormir na cama, com medo de que ela sofra uma queda ou não se acostume. No entanto, o momento de transição é fundamental para o desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, como independência e ergonomia. Sendo assim, vamos te ajudar nesse momento.

Entenda a seguir qual a importância de trocar o berço pela cama e como fazer essa transição com segurança!

Tchau, berço! Entenda por que colocar seu filho na cama!

Cama Infantil Prime com Grade de Proteção Amarelo e Escadinha Escorrega

 

Tirar o filho do berço não é uma atitude que deve ser feita apenas porque o berço está apertado demais. Quando o bebê cresce e entra na fase dos 2 ou 3 anos, ele se encontra em uma fase de mudança de comportamento por conta do desenvolvimento cognitivo e motor que estão acelerados. Nesse momento, ele não é mais bebê, mas sim uma criança.

Sabemos que dói ver que o filho está crescendo rápido, e é difícil aceitar que não é mais um bebê, mas ter isso em mente vai contribuir muito para a progressão da criança.

Quando a criança começa a falar e andar de maneira mais aperfeiçoada, ela começa a ter mais independência dos pais e acabam querendo fazer as coisas por conta, e uma delas é sair sozinho do leito quando acorda, mesmo sem um adulto por perto.

Assim, o berço pode ser perigoso: a criança pode tentar subir as grades para sair e não ter apoio do outro lado, caindo no chão. Então, mamãe, fique atenta nos sinais que seu pequeno te dá sobre a hora de trocar o berço pela cama: se você ver seu filho fazendo de tudo para sair do berço, é hora de colocá-lo na cama!

Cama com proteção lateral: por que é mais segura?

cama montessoriano com grades de proteção

Se o seu bebê cresceu e você decidiu que está na hora de fazer a transição para a caminha, o ideal é optar pelo uso de camas montessorianas. Isso porque ela tem a altura adequada para seu pequeno, permitindo que ele suba e desça quando bem entender e ainda não se machuque no caso de possíveis quedas.

Dentre as opções de cama no estilo montessoriano, existe a cama infantil com grade de proteção, que é perfeita para quando a criança está saindo do berço e ainda não está acostumada com as laterais livres. Essa cama é mais ampla do que o berço e tem altura baixa, permitindo uma maior autonomia para a criança e ainda evitando as quedas.

Por ter grades, ela é adequada também para crianças maiores que se mexem muito durante o sono, e que acabam rolando até a lateral. Assim, a cama protege os pequenos e proporciona um sono tranquilo, que é tão importante para seu desenvolvimento.

Grade de proteção para camas: Como escolher a ideal?

Cama Infantil Montessoriana Nuvem

Se a cama do pequeno não vem com proteção, é possível inserir uma grade na lateral, sabia? Nesse caso, é importante escolher uma meia grade para que ampare, mas ainda tenha um espaço livre que permita mobilidade ao pequenino.

Assim, a criança ganha a autoridade de entrar e sair na hora que quiser, sem correr riscos de se machucar e assim explorar o ambiente de maneira segura e eficiente.

Opção de modelos é o que não falta: você pode optar por grades vazadas em que a criança pode se segurar, em formatos lúdicos, como nuvem, ou até mesmo cercadinhos que lembram cercas de jardim.

Dicas para o momento de transição entre berço e cama!

Se você, mamãe, está preocupada com esse momento de tirar o filho do berço, entenda de uma vez por todas que não se trata de uma fase ruim, mas sim bastante positiva para seu pequeno. Veja nossas dicas!

  • Faça a troca na idade certa:

Esperar muito para fazer a transição pode interferir bastante no desenvolvimento da criança. O ideal é fazer a troca entre os 2 e 3 anos, fase em que ela está mais independente e quer explorar as coisas sozinha.

  • Coloque a grade desde o primeiro instante na cama infantil:

Assim que o bebê cresce e sai do berço, é fundamental colocar em uma cama infantil com grade. Assim, você vai dormir mais tranquila à noite sabendo que seu filho descansará em segurança na caminha nova.

  • Adapte o quarto para a cama:

Com esse momento de independência, é importante criar um ambiente seguro e útil à criança. Como ela pode subir e descer da cama sozinha, dispor brinquedos e livrinhos em prateleiras e estantes acessíveis permite que ela explore o quarto e desfrute da liberdade.

Móveis montessorianos são perfeitos para os pequeninos, pois evita qualquer tipo de acidente e possibilita um momento mágico de criatividade e ludicidade a eles!

Em nosso site, você encontra várias opções de móveis montessorianos para criar um espaço perfeito para seu filho, divertido e pensado em cada mínimo detalhe. Temos muitas opções de camas infantis com ou sem grade para montar o quarto do jeitinho que você e seu pequeno gostam! Confira também nosso post com dicas para decorar o quarto do pequeno com móveis montessorianos!

Se você gostou desta postagem, acompanhe nosso blog para receber mais conteúdos incríveis feitos especialmente para você!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Mini cama ou cama infantil: veja qual é melhor para o seu filho!

Dicas para quem tem dois filhos e um quarto: como ganhar espaço?

Próximo