,

Lista de atividades montessorianas para crianças de dois anos

Aos 2 anos, as crianças estão começando a desenvolver sua independência, habilidades motoras finas e habilidades sociais. Estimular a curiosidade, a autonomia e a concentração nesta idade é muito importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social delas.

Uma abordagem que está cada vez mais popular e vem se demonstrando muito eficiente em diversos aspectos é o Método Montessori. Na perspectiva montessoriana, o foco está no desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças desde muito cedo e existem muitas atividades e brinquedos montessorianos especialmente desenvolvidos para crianças de dois anos.

Isto é possível através da adaptação de alguns ambientes, tornando-os ricos em possibilidades que incentivem a exploração, a concentração e o aprendizado das crianças.

bebê brincando com brinquedos montessorianos

Além disso, as atividades montessorianas para crianças de dois anos valorizam o respeito pelo ritmo individual e promovem um ambiente estimulante para descobertas e aprendizados espontâneos.

Atividades Montessori para promover curiosidade em crianças de 2 anos

Existem muitas atividades, materiais e móveis montessorianos que podem ser usados para promover a curiosidade, a concentração e desenvolver diversas habilidades e competências das crianças de dois anos.

As atividades são sensoriais práticas e envolventes, permitindo que as crianças explorem e aprendam por meio de suas próprias percepções.

Confira nossa lista com algumas atividades montessorianas que podem estimular as crianças de dois anos de muitas maneiras.

1. Atividades de classificação para desenvolver a coordenação

As atividades de classificação e correspondência são ótimas para desenvolver as habilidades cognitivas e de resolução de problemas em crianças de 2 anos.

Algumas opções para montar atividades deste tipo são a classificação e separação de objetos por cor, forma ou tamanho, ou a combinação de objetos com características específicas, por exemplo.

crianças brincando de Atividades de classificação para desenvolver a coordenação

Neste tipo de atividade, as crianças são encorajadas a explorar e descobrir os diferentes materiais, desenvolvendo habilidades sensoriais, de coordenação motora e foco por cada vez mais tempo.

2. Exploração com caixas Montessori para descobrir novas sensações

As caixas sensoriais são uma ótima maneira de estimular os sentidos e a curiosidade das crianças de 2 anos.

Elas podem conter uma variedade enorme de materiais, como areia, água, grãos e outros objetos com as mais diferentes texturas. As crianças ficam com a curiosidade aguçada e exploram por vontade espontânea, descobrindo os diferentes materiais e desenvolvendo muitas habilidades sensoriais, cognitivas e motoras.

menina de dois anos brincando de exploração com caixas Montessori para descobrir novas sensações

3. Atividades montessorianas para estimular o foco e a independência

Para que as crianças de dois anos fiquem cada vez mais independentes e seguras para realizar novos desafios, elas precisam desenvolver as habilidades de vida diária com atividades práticas.

Ensinar tarefas domésticas para as crianças é uma das bases do Método Montessori. Vestir-se, fazer a higiene pessoal e cuidar do seu próprio quarto são algumas atividades que ajudam a desenvolver o foco por mais tempo e promovem a independência das crianças.

Atividades montessorianas para estimular o foco e a independência

Além disso, essas atividades também ajudam a criança a se organizar para poder executar ações em sequência para concluir uma tarefa.

4. Histórias para desenvolver a linguagem e o vocabulário

A contação de histórias na hora de dormir, a leitura de livros, jogos de vocabulários com imagens e atividades de correspondência são outros recursos muito utilizados pela metodologia montessoriana para estimular as crianças.

Essas atividades ajudam a criança de dois anos a começar a formar e ampliar o seu vocabulário, além de desenvolver as habilidades de escuta e compreensão e o interesse pelos livros.

mulher contando Histórias para desenvolver a linguagem e o vocabulário

5. Atividades com números para estimular o raciocínio lógico

Apesar de as crianças de 2 anos ainda estarem muito novas para assimilar conceitos matemáticos, as atividades com números são super importantes para compreensão dos conceitos, estímulo do raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo.

Com propostas regulares, pode haver um bom avanço e as crianças podem aprender as habilidades numéricas básicas em pouco tempo, como contagem, correspondência de quantidade e noção de padrões.

6. Atividades de arte para desenvolver habilidades motoras finas

As atividades de arte e artesanato são maravilhosas para desenvolver as habilidades de coordenação motora fina nas crianças de dois anos. Pintura, desenho, recorte e colagem são algumas das opções que você pode deixar à disposição das crianças para ver a criatividade delas se manifestar.

O legal das atividades montessorianas é que, muitas vezes, você pode ser surpreendido com o desenvolvimento natural de determinadas habilidades das crianças, facilitando detectar aptidões que elas terão por toda a vida.

menino pintando um quadro com pincel e fazendo Atividades de arte para desenvolver habilidades motoras finas

7. Atividades baseadas na natureza para criar consciência ambiental

A natureza oferece uma infinidade de possibilidades para estimular a curiosidade e a concentração nas crianças. Explorar o jardim, observar insetos, coletar folhas ou brincar na areia com brinquedos montessorianos podem ser motivos de entretenimento por horas, e o estímulo com informações é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

Além disso, elas criam uma consciência natural sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e aproveitam para desenvolver habilidades motoras correndo, pulando, se equilibrando e superando os obstáculos que a própria natureza oferece.

Atividades baseadas na natureza para criar consciência ambiental

São ideias incríveis para se divertir com as crianças. E o mais legal é que dá para combinar várias atividades para uma experiência de aprendizado ainda mais imersiva e intensa.

Você pode criar um ambiente cheio de oportunidades de aprendizado para as crianças de dois anos na sua própria casa, com os móveis montessorianos e as torres de aprendizagem, por exemplo. Veja seu filho florescer em um ambiente que valoriza a curiosidade natural das crianças!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Ideias para se divertir em família no Dia das Crianças

Mini Cama Infantil: Escolha o melhor modelo para o seu filho

Próximo