Quarto montessoriano simples: 3 ideias de como montar um

Um dos principais pilares do método montessoriano é possibilitar a autonomia das crianças. Por conta disso, a busca por quartos desse tipo tem crescido bastante. Um quarto montessoriano simples pode ser montado com algumas ideias acessíveis, como móveis baixos, objetos e brinquedos sempre ao alcance para que as crianças possam fazer tudo sozinhas.

Os quartos montessorianos vão muito além da decoração, a forma como os móveis estão dispostos e a sua altura permitem que os bebês e crianças tenham total liberdade para subir e descer da cama, escolher a sua roupa e brincar. Ou seja, eles são projetados para atender todas as necessidades das crianças e facilitar o dia a dia das mães.

Vantagens de um quarto montessoriano

O método montessori quando aplicado nos quartos possibilita muitas vantagens, não só para o desenvolvimento das crianças e bebês, como também para os pais. Se você ainda tem dúvidas sobre este tipo de quarto, veja algumas da principais vantagens:

Liberdade e autonomia

A principal vantagem dos quartos montessorianos está justamente atrelada a liberdade e facilidade que as crianças têm em subir e descer da cama, há também outras atividades que em quartos comuns não seria possível.

No quarto montessori a cama e todos os demais objetos ficam sempre ao alcance das crianças para que elas consigam fazer tudo sem a necessidade de pedir a ajuda dos pais ou de outra pessoa. Aguçar a autonomia das crianças é de suma importância para o desenvolvimento infantil, já que dessa forma elas conseguem ter muito mais independência e jogo de cintura, possibilitando que no futuro elas sejam mais responsáveis.

Proteção

Justamente por conta da altura dos móveis, eles representam muito mais segurança às crianças. Com uma cama no nível do chão eles não correm o risco de cair e se machucar. Além da altura da cama, os outros móveis precisam ter os cantos arredondados.

Para as crianças menores, que ainda estão aprendendo a andar, barras fixas na parede são uma boa alternativa, já que ajudam no equilíbrio.

Economia

Outra vantagem, que pode ser muito boa para os pais, está relacionada à economia. Com os quartos montessorianos, a caminha pode ser utilizada por muito mais tempo, fazendo com que não seja necessário gastar com uma nova ao longo do crescimento da criança.

Além disso, os quartos que utilizam o método montessori não necessitam de muitos objetos decorativos e alguns deles podem até ser feitos pelos pais, sendo até uma maneira de ter um maior envolvimento com o ambiente enquanto aguarda a chegada do bebê.

O que não pode faltar em um quarto montessoriano

Alguns itens são indispensáveis em quartos montessorianos, para garantir a segurança e também autonomia dos pequenos. São itens simples, mas que fazem toda a diferença. Confira:

Cama montessoriana

O principal item é a cama. Ela deve ser baixa, praticamente na altura do chão. Para os recém nascidos e crianças menores, protetores laterais são uma boa alternativa para garantir uma maior segurança.

Em caso de irmãos que dividem o quarto, o beliche montessoriano é uma boa maneira de otimizar o espaço e ainda possibilitar que eles criem um vínculo maior. Nesse caso, é mais indicado que a criança maior durma na cama acima e a menor na cama abaixo.

quarto montessori bebe

Cômoda

Além da cama, a cômoda é outro móvel que não pode faltar em um quarto montessoriano. Ela deve ser baixa para que os pequenos consigam acessar roupas e objetos nas gavetas com facilidade.

Para as crianças maiores, as araras e cabideiros baixos também podem ser uma boa alternativa. Dessa forma elas tem as roupas e sapatos sempre disponíveis e podem escolher o que querem vestir, criar combinações e despertar a criatividade.

Tapetes

Os tapetes são ótimos para delimitar o espaço da brincadeira e ainda evitam o contato direto com o chão. Outra vantagem é que eles possibilitam que os pequenos tenham novas sensações.

Tapetes de diferentes texturas podem ser uma boa alternativa, como os de EVA ou os peludinhos. Só tenha atenção no momento da escolha do material para que ele não cause alergia na criança.

Nichos

Seja para colocar livros ou brinquedos, os nichos e prateleiras são ótimos para decorar e deixar os quartos montessorianos mais funcionais. Só não esqueça que eles precisam estar na altura dos pequenos.

Espelho

Outro item que não pode faltar é o espelho. Eles possibilitam que a criança possa se ver e se reconhecer, sendo ótimo para o autoconhecimento, além de garantir que desde pequenas elas consigam entender e perceber que não são a mesma pessoa dos pais e sim indivíduos distintos.

Para que a segurança seja maior, os espelhos devem ser leves e fixados na parede com fitas dupla face, do tipo 3m. Evite o uso de pregos e parafusos.

Protetores de tomada e de porta

Os protetores de tomada são indispensáveis para garantir a segurança das crianças, evitando que elas coloquem o dedo ou mexam. As portas também devem ter protetores ou pesos para evitar acidentes com os dedos. Quartos com janelas precisam de telas de proteção, mesmo em casa, essa medida deve ser prioritária.

Dicas simples para um quarto montessoriano mais aconchegante

Mesmo que esse tipo de quarto tenha as suas especificidades e particularidades, com ideias simples e um pouco de criatividade é possível montar um quarto montessoriano sem precisar gastar ou investir muito dinheiro.

Alguns pais ainda possuem dúvidas sobre até que idade o quarto montessoriano pode ser usado. Ele é indicado a partir dos 6 meses de idade até os 7 anos, idade em que os sentidos das crianças estão em formação. Mas não existe regra, então, eles podem ser utilizados até o momento que atendam as necessidades dos pequenos.

1 – Cores

As cores no quarto são uma boa alternativa para decorar e ainda deixar o espaço mais lúdico. Dê preferência às cores primárias como azul, amarelo ou verde.

Para que não fique muito chamativo, você pode dar preferência para pintar apenas uma parede ou usar a técnica da meia parede e pintá-la na altura da criança. Adesivos com desenhos coloridos também podem ser uma boa maneira de decorar o quarto sem gastar muito.

cama montessori

2 – Espaço para desenho

Outro pilar do quarto montessoriano é o estímulo da criatividade. Não existe maneira melhor de fazer isso do que permitir que os pequenos possam desenhar e pintar livremente. Tintas e giz são artefatos que as crianças amam!

Para as crianças maiores, ter uma mesinha e cadeira pode ser bom. Para as menores, você pode colocar uma cartolina ou papel kraft na parede, assim elas podem riscar livremente sem sujar a parede.

3 – Móbiles ou luzinhas coloridas

Ou móbiles e luzinhas coloridas decoram e também estimulam. Para os bebês, é indicado que o móbile seja instalado com a distância de 30 cm do local onde eles ficam deitados.

Para as crianças maiores, as luzinhas são uma boa alternativa de luz noturna para que o quarto não fique totalmente escuro, na hora de dormir.

Com essas ideias simples é possível montar um quartinho super aconchegante e que possibilite que o seu filho possa se desenvolver com muito mais autonomia.

Gostou das ideias? Aproveite também para ler o nosso post sobre tipos de iluminação para quarto infantil e replique em seu lar! Até o próximo post!

Avalie este post

1 comentário em “Quarto montessoriano simples: 3 ideias de como montar um”

Deixe um comentário

Anterior

Saiba tudo sobre o quarto montessoriano e veja como montar um

10 dicas para acertar na decoração de quarto de adolescente

Próximo