meu bebe dorme muito
Dicas

Meu bebê dorme muito, é normal? Entenda!

Quem é mãe de primeira viagem apresenta diversos questionamentos sobre a maternidade, afinal, todo o conhecimento foi adquirido por ver ou ouvir falar. Uma das principais dúvidas é em relação ao sono, quando percebem que o bebê está dormindo muito.

Mas será que isso é normal? Quantas horas o bebê precisa dormir por dia, de acordo com a faixa etária? No post de hoje, você vai obter respostas para todas as suas perguntas sobre o sono infantil. Portanto, acompanhe a leitura e saiba mais!

É normal recém-nascido dormir muito

é normal recém nascido dormir tanto

Ao sair da maternidade, as mamães são recebidas com muito mimo e carinho. Nesse momento, todo mundo quer visitar, dar um presentinho e conhecer o novo serzinho que veio ao mundo, até mesmo aquele parente distante que não vê há anos.

Mas é tão frustrante quando uma visita chega para ver o bebê e ele está dormindo, mesmo depois de dormir o dia inteirinho, não é mesmo? Especialmente quando a visita veio de longe somente para conhecê-lo.

Eu sei que parece um pouco estranho o fato de o bebê ficar praticamente o dia todo dormindo e interagir muito pouco com o ambiente que o cerca. Muitas mães se assustam com isso.

Entretanto, se o seu filho for recém-nascido, fique tranquila: é absolutamente normal eles dormirem tanto nos primeiros meses de vida, principalmente nos primeiros dias.

As horas do dia são dedicadas, a eles, apenas para mamar, fazer cocô, interagir um pouquinho com o espaço e voltar a dormir novamente.

Por que bebê dorme tanto?

É essencial entender por que o seu filho passa tanto tempo dormindo, para que você possa proporcionar as melhores condições a ele. Basicamente, quando nascemos, ainda não temos o cérebro totalmente definido e, devido a essa imaturidade, os recém-nascidos executam apenas tarefas básicas, como comer e dormir. Seus movimentos são realizados quase que inteiramente a partir de reflexos.

Até o segundo mês de vida, os recém-nascidos ainda são incapazes de ter um sono profundo, por isso, não dormem por longos períodos e acordam de tempos em tempos para se alimentarem: tudo leva o tempo de mamar, digerir (enquanto dorme) e ficar com fome novamente.

Esse momento é bem difícil para os recém-papais, que não conseguem estabelecer um padrão de sono do filho. Infelizmente, nas primeiras semanas, estabelecer um cronograma é praticamente impossível, visto que os pequenos confundem dia com noite.

O lado positivo é que a maioria desses bebês não sente dificuldade em pegar no sono: basta uma ninada e logo eles adormecem.

Benefícios do sono nos primeiros anos de vida

Se eles dormem bastante, é por um bom motivo: dormir é fundamental para o desenvolvimento do bebê e, por essa razão, deve ser priorizado pelos pais.

É durante o soninho que o organismo do pequeno trabalha para se desenvolver, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos. Além de tudo, estimula o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central e da memória.

Outro aspecto no qual o sono se mostra importante é no bem-estar do bebê. Se ele não dorme bem, isso vai impactar de modo significativo em seu humor, devido ao cansaço e estresse. E, claro, no da mamãe também, que vai deixar de dormir devido ao mal estar do neném.

Portanto, dê prioridade ao sono do seu bebê, isso é essencial para que ele tenha um bom desenvolvimento.

Quantas horas dorme um recém-nascido

Nos primeiros 6 meses, o baby passa a maior parte do dia dormindo. Ele possui um sono polifásico, ou seja, ainda não sabe diferenciar a noite do dia.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono, a expectativa é que o pequeno durma, nos primeiros meses de vida, em torno de 16 horas por dia.

Assim, vão restar apenas 8 horas para o restante das “tarefas diárias”. No entanto, sabemos que não são consecutivas as horas que ele fica desperto. O ritmo biológico se repete a cada 3 ou 4 horas, entre um soninho e outro. Esse é o tempo de ser alimentado, higienizado e dormir de novo.

É por isso que é tão importante que ele durma no mesmo quarto dos pais. Como acorda frequentemente durante a noite, é necessário redobrar os cuidados.

Nesse sentido, o mini berço é perfeito para o recém-nascido ficar do ladinho da mamãe, protegido e seguro. Isso contribui significativamente contra os riscos de morte súbita. Para saber mais, confira o post “Mini-berço: até que idade é adequado para o bebê

mini berço moisés

Cuidados com o sono do seu bebê

Deu para perceber que o sono é extremamente importante para o desenvolvimento do seu filho, especialmente quando recém-nascido, certo? Sendo assim, é fundamental torná-lo prioridade na rotina da criança e garantir que seja de qualidade.

Oferecer um leito seguro e confortável é essencial para assegurar um sono tranquilo ao pequeno, no qual ele possa desfrutar de todos os benefícios de dormir.

Na Casatema, você encontra as melhores opções de mini berços, berços e mini camas  montessorianas para seu bebê. Além de seguras, elas são lindas e complementam a decoração com muito charme!

Então, mamãe, gostou deste post? Esperamos ter ajudado! Se ainda tiver alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo – vamos adorar responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *