Atividades para crianças de 3 anos: 8 sugestões da Casatema!

Estimular brincadeiras e atividades para crianças de 3 anos é fundamental para desenvolver a criatividade, a coordenação motora e a autonomia dos pequenos. As brincadeiras lúdicas desempenham um papel indispensável, pois capturam a atenção dos pequenos e estimulam os seus sentidos, ao mesmo tempo que fortalecem habilidades sociais e motoras de forma divertida e educativa.

E não dá para negar: incluir atividades na rotina é fundamental, porque ajuda no entendimento adequado do mundo, da sociedade e da natureza. Por isso, preparamos algumas alternativas para você adotar com seu filho ou filha. Acompanhe:

1. Desenhar e pintar com diferentes materiais

Colorir ou fazer um desenho do zero é estimulante, auxilia no reconhecimento de cores e na exposição dos sentimentos. Ofereça giz de cera, tinta, canetinhas e pincéis com folhas sulfite para a criança pintar e trabalhar a criatividade, a imaginação, a coordenação motora fina e a concentração.

Para a brincadeira ser mais agradável, defina um ambiente próprio para os desenhos serem feitos. Uma mesa grande e espaçosa é a melhor escolha. Ah, e se puder, deixe-a encapada com um plástico para facilitar a higienização.

Inclusive, não se esqueça dos aventais: eles diminuem a sujeira, são coloridos, divertidos e têm bolsos para colocar os pincéis e algumas tintas fechadas.

2. Jogo de equilíbrio com fitas no chão

Faça círculos com as fitas adesivas coloridas para formar obstáculos e peça para as crianças passarem por cada um sem pisar fora. Aqui, você pode trabalhar com os formatos geométricos como o triângulo, o quadrado e o retângulo para incentivar a criançada a pular ou a correr para fortalecer a musculatura e aprimorar a motricidade grossa.

3. Jogos de memória com cartas

Para criar um jogo de memória com cartas em casa, você precisa de papel cartão, tesoura e cola em bastão. Com uma revista ou figuras impressas, recorte as imagens e, com a ajuda da criança, cole cada animal, fruta ou objeto na superfície e espere secar para o jogo ser iniciado. Ainda é possível comprar as cartas ao escolher o produto personalizado com o tema que a criança gosta.

Embaralhe as cartas e mostre para o seu filho como formar os pares com base na observação e na comparação de figuras. Essa é uma das atividades para crianças de 3 anos que estimula a memorização visual e de longo prazo, o foco e a atenção, assim como auxilia no desenvolvimento e no aprimoramento do raciocínio lógico.

4. Montagem de quebra-cabeças simples

Os quebra-cabeças simples auxiliam na observação, exercitam a memória visual e ensinam para a criançada os métodos de resolver problemas com mais praticidade. É possível também diminuir o estresse e trabalhar com o raciocínio lógico, assim como contribui de forma excelente com o desenvolvimento psicomotor.

Escolha um quebra-cabeça mais simples, com poucas peças para a criança conseguir encontrar as figuras e juntá-las. Há opções com 60 pecinhas ou até mesmo menos. O interessante é que a figura seja montada em uma mesa ampla com a sua ajuda, em que você indica as partes da figura e mostra como uni-las. A interação nesse aprendizado estimula a cooperação, a socialização e o fortalecimento do relacionamento entre pais e filhos.

Apenas garanta que você esteja incentivando a autonomia da criança, ajude no que ela não é capaz de se virar sozinha e deixe-a livre para solucionar problemas mais simples.

5. Brincadeiras de faz-de-conta

Brincadeiras de faz-de-conta são importantes atividades para crianças de 3 anos, pois estimulam a criatividade, a imaginação e a comunicação. Junto do seu filho, pense em uma loja imaginária, em que ele trabalha no lugar e vai te atender para oferecer um brinquedo.

É possível também brincar de clínica veterinária, de médico, escolinha, restaurante e cabeleireiro. Essas atividades mostram a criançada os papéis sociais e o tipo de função desempenhada por cada profissional, além de ser um incentivo para descobrir o que a criança quer ser no futuro.

As crianças, quando assumem o papel de um professor, por exemplo, precisam se comunicar com o seu aluno para explicar uma atividade ou uma matéria. Elas conseguem aprimorar a fala, as habilidades motoras e desenvolver empatia, consciência a respeito da profissão e a sua importância.

6. Jogos em grupo: esconde-esconde ou jogos de roda

Esconde-esconde é uma brincadeira divertida e lúdica que deve ser feita entre mais crianças para que a diversão seja garantida. O espaço precisa ser amplo para a criançada conseguir se esconder e o batedor encontrar cada uma nos seus respectivos esconderijos.

Os jogos de roda são atividades para crianças de 3 anos que estimulam a socialização, observação e atenção. Passa-anel ou adoleta, por exemplo, são sugestões que podem ser consideradas, pois auxiliam na comunicação, na interação social e todos precisam cooperar com a hora de fala dos colegas para se divertir.

crianças de 3 anos brincando em grupo

Vale destacar: nesse caso, o ideal é que as demais crianças também estejam na mesma faixa etária de 3 anos, ok?

7. Caça ao tesouro no jardim

No jardim de casa, coloque objetos seguros e de fácil localização para estimular a criança a encontrar os tesouros. Peça que o seu filho tente procurar os itens escondidos e espalhados, o que vai fazê-lo observar o ambiente com mais calma e atenção para achar os brinquedos usados.

Essa atividade incentiva a observação, o foco e a coordenação motora fina e auxilia a aumentar o contato da criançada com a natureza. Brincadeiras ao ar livre trabalham com o desenvolvimento dos sentidos, auxiliam a melhorar e a fortalecer a musculatura, além de ser um ambiente que proporciona mais autonomia ao seu filho.

8. Plantio de pequenas mudas

Flores e ervas são exemplos de mudas que podem ser plantadas pelas crianças no jardim de casa. Para ter mais praticidade nos cuidados, é muito importante escolher algumas opções de sementes que são fáceis de regar e não exigem adubagem frequente. Algumas opções são:

  • Rabanete;
  • Cenoura;
  • Alface;
  • Abóbora;
  • Morango;
  • Tomate-cereja.

Plantar auxilia no desenvolvimento dos sentidos, ensina a criança a ter paciência e saber esperar, fortalece a coordenação motora fina e proporciona o senso de responsabilidade. Ter consciência ecológica é um dos benefícios proporcionados pelas atividades para crianças de 3 anos, assim como o contato direto com a natureza, fundamental para a criançada entender a importância de proteger o meio ambiente.

Continue acompanhando os nossos conteúdos e saiba a melhor forma de lidar com o desenvolvimento do seu filho. Aproveite que está por aqui e descubra como lidar com crianças de 6 anos — logo mais, essa etapa chegará aí na sua casa.

Até a próxima!

5/5 - (1 voto)

Deixe um comentário

Anterior

Método montessori e educação positiva: diferenças, conexões e mais

Atividades para Dia das Crianças: 7 sugestões da Casatema!

Próximo