Como ensinar o bebê a sentar — Dicas simples e eficazes

Aprenda como ensinar o bebê a sentar de forma divertida!

Chega um momento da maternidade que tudo o que as mamães se perguntam é como ensinar o bebê a sentar. Isso porque o bebê sentando sozinho significa um grande passo em seu desenvolvimento, que abre portas para novas brincadeiras e novas formas de se relacionar com o mundo – o que, por sua vez, permitirá ainda mais aprendizados!

Quando os bebês estão crescendo, cada novo aprendizado é sempre motivo de comemorações, não é mesmo? E esses momentos devem realmente ser curtidos com prazer pelos papais, porque logo logo eles passam e a criança já estará andando, falando e comendo sozinha. Aí, o que vai sobrar é apenas a saudade do seu pacotinho de amor quando ele era assim, pequenininho!

A boa notícia é que conseguimos oferecer ajuda nesses aprendizados e auxiliar os bebês a conquistarem novas habilidades. Quer saber como? É o que vamos te mostrar nesse post! Siga a leitura e descubra:

Qual é a hora certa para ensinar o bebê a sentar?

A idade entre os seis e sete meses é a melhor para ensinar o bebê a se sentar sozinho. Nessa altura, a criança já desenvolveu algumas habilidades essenciais que servem de base para se sentar sozinha e, a partir disso, só precisa de estímulos e exercícios que fortaleçam sua musculatura e que o faça aprender essa nova “função” do seu corpo.

Entretanto, como todas as mamães já estão carecas de saber: nada no desenvolvimento dos bebês é lei! Cada criança é diferente, com peculiaridades que a diferencia de qualquer outra criança do mundo. Por isso, pode ser que o filho da sua amiga aprenda a se sentar sozinho um pouco antes dos seis meses e o seu bebê demore um pouco mais. Não há nada de errado nisso, viu? Na dúvida, converse sempre com o seu pediatra!

Saiba como ensinar o bebê a sentar com 5 exercícios

Quer saber como ensinar o bebê a sentar e acelerar um pouquinho esse aprendizado? Sem problemas! O time da Casatema pesquisou e trouxe para você algumas ideias de brincadeiras bem legais, que vão divertir o seu bebê e criar situações favoráveis para que ele desenvolva a habilidade de se firmar sentado sozinho. Olha só:

1. Brincando de bruços

Deixar que a criança brinque de barriga para baixo em alguns momentos do dia tem uma contribuição muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades corporais! Nessa posição, a criança naturalmente começará a sustentar mais a sua cabeça, fortalecendo a musculatura do pescoço – que, mais tarde, vai auxiliar na hora de se sentar sozinha.

Esse tipo de brincadeira pode começar bem cedo, quando a criança estiver com 3 ou 4 meses (e até mesmo antes se você perceber que ela fica confortável dessa forma). Entretanto, é essencial ter um adulto supervisionando esse tipo de brincadeira para garantir a segurança e o bem-estar da criança. O melhor também é deixar a criança descansar com alguns intervalos, permitindo que brinque de bruços por cerca de 5 minutos, três vezes ao dia.

2. Brincando de costas

Assim como a hora de brincar de bruços é importante, ter um tempo especial para o bebê brincar deitadinho de costas também é essencial para o desenvolvimento de suas musculaturas. Por esse motivo, separe alguns momentos do dia para deixar a criança tranquila, deitada na cama e se divertindo com alguns brinquedos. Aquele momento após a hora do banho é perfeito para isso!

Dessa forma, seu bebê poderá fortalecer seus músculos da região do abdômen, do peito e do tronco.

3. Sentando com apoio – treinar é essencial!

O que muitas mamães que procuram aprender como ensinar o bebê a sentar esquecem é que, como qualquer outra habilidade em nossa vida, o movimento de se sentar e manter nessa posição precisa de prática para ser aperfeiçoado. Portanto, um ótimo exercício para a criança durante esse aprendizado é mantê-la sentada e se apoiando em alguns objetos, como travesseiros, a cama, o sofá ou a parede.

Nesse exercício, o pequeno poderá fortalecer seu pescoço e aprimorar a sustentação da cabeça. Com o tempo, ele ficará craque nisso!

4. Serra, serra, serrador

Uma brincadeira tão antiga, que provavelmente a sua mãe fez com você, também é de grande ajuda no processo de ensinar o bebê a se sentar sozinho! Cantando a cantiga “Serra, serra, serrador. Serra o papo do vovô”, posicione o bebê sentado em seu colo, virado para você e, segurando em suas mãozinhas, balance-o no ritmo da música para frente e para trás.

Além de ser um momento precioso, em que a criança construirá memórias afetivas junto de seus pais, a brincadeira do Serra, serra, serrador contribuirá de forma divertida para o fortalecimento das musculaturas das costas, tronco e peito que ajudarão a criança a se firmar sozinha quando estiver sentada.

5. Brinquedo no berço

Enquanto crescem, normalmente as crianças têm apego por alguns brinquedos mais especiais que os outros, não é mesmo? Pois esses brinquedos favoritos do bebê podem ser usados a seu favor na hora de ensiná-lo a se sentar. A nossa dica é aproveitar os momentos em que a criança estiver bem ativa e alerta no berço, se mantendo em pé com o apoio das grades, e colocar o seu brinquedo favorito no fundo de berço. Dessa forma, a criança precisará se sentar para alcançar o objeto que rouba a sua atenção.

É importante lembrar que quando estamos falando de brinquedos para crianças muito pequenas, a higienização é importantíssima para mantê-las seguras! Afinal, elas estão constantemente colocando esses objetos na boca. Por isso, recomendamos que você também faça a leitura de nosso post que ensina o passo a passo simples de como higienizar brinquedos de bebê.

No início, pode ser que a criança fique um pouco desengonçada, mas você estará ali para ajudar! Pouco a pouco, a habilidade de se sentar vai se desenvolvendo.

O Método Montessoriano e a autonomia nesse aprendizado

Se você já conhece o blog da Casatema, sabe que o nosso assunto preferido por aqui é o Método Montessoriano. Ele foi criado por Maria Montessori e estabeleceu alguns pilares bem importantes para uma educação autônoma, em que os pequenos são protagonistas de seu próprio aprendizado. Com esse método, os bebês são mais livres para fazerem suas descobertas e, assim, se tornam crianças mais curiosas e equilibradas.

Se quer aprender mais sobre o assunto, leia também o nosso post “Método Montessoriano: saiba o que é e como funciona“!

Com isso em mente, podemos nos questionar sobre como aplicar os ensinamentos de Maria Montessori na hora de ensinar a criança a se sentar sozinha. O mais importante é não forçar o aprendizado ou exigir que a criança se desenvolva somente porque você acha que está na hora. Coloque-a no centro desse processo e deixe que ela vá trilhando sozinha sua jornada de desenvolvimento. De forma natural é muito melhor, você não concorda?

Ainda assim, fazer esses exercícios que fortalecem a musculatura da criança são essenciais para o aprendizado. Por isso, pode fazê-los sem medo! Eles são divertidos, ajudam a criar memórias afetivas do bebê com a família e, de quebra, são de ajuda para o desenvolvimento da musculatura. Dessa forma, quando seu bebê quiser se sentar de forma autônoma, seu corpo estará muito mais preparado para essa tarefa!

E agora que você já sabe como ensinar o bebê a sentar sozinho com nossas dicas de brincadeiras, está na hora de colocá-las em prática! Para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog Casatema. Ele está recheado de informações que vão te ajudar na educação de seus filhos de forma natural, como ela tem que ser!

Continue os estudo em nosso blog conferindo nossas dicas para fortalecer o vínculo mãe e filho. Te aguardamos por lá!

About Leandro Varela

Deixe um comentário

Anterior

Regras da casa: 10 ideias para criar com os filhos e por em prática!

Escolha o tamanho de colchão de berço ideal com essas dicas!

Próximo