Como higienizar brinquedos de bebê: diversão e segurança!

É uma delícia ter um bebê em casa, não é mesmo? Mas, principalmente no período da quarentena, é importante ter cuidados redobrados para que os pequenos continuem saudáveis. Por isso, nós da Casatema preparamos um conteúdo especial para te ensinar a como higienizar brinquedos de bebê.

Afinal, é bem no começo da infância, num momento mais conhecido como a fase oral, que os pequenos estão mais suscetíveis a doenças, tendo em vista que seus sistemas imunológicos ainda são frágeis e eles colocam tudo na boca.

Mas, não se preocupe, pois com a higienização correta dos brinquedos, você e sua família têm a garantia de dias ainda mais felizes e com muita saúde e diversão! Agora, confira o passo a passo completo e outras dicas essenciais de como realizar essa tarefa.

Passo a passo para higienizar brinquedos

Limpar os itens dos bebês é muito simples e demanda poucos minutos do seu dia. No entanto, é necessário que todo esse processo seja feito com muito cuidado e usando os produtos essenciais. Para realizar essa tarefa você precisará de:

  • Detergente;
  • Esponja;
  • Escova para frascos;
  • Álcool 70%;
  • Pano limpo.

Com todos esses itens em mãos, você pode realizar a limpeza da seguinte forma: pegue todos os brinquedos que tiveram contato com saliva e secreções dos pequenos, ou com o chão e outras superfícies e coloque-os sob água corrente.

Em seguida, coloque uma porção de detergente sobre a esponja e comece a esfregar toda a superfície dos itens. Em brinquedos ou utensílios com profundidades difíceis de alcançar, use a escova para frascos para realizar a higienização completa.

Depois de esfregar, tire os resíduos do produto em água corrente e, em seguida, coloque uma porção de álcool 70% no pano limpo e comece a higienizar todas as partes. Às vezes, é necessário colocar mais de uma vez o álcool no pano para que o produto tire todas as bactérias.

Por fim, seque os brinquedos com um pano seco. Alguns itens demoram mais tempo para secar devido à sua composição ou formato, no entanto, deixe-os em um local seco e higienizado para que a secagem seja completa. Devolva os brinquedos para os bebês apenas quando secarem completamente.

 

Mão de criança segurando brinquedo

Qual é a frequência ideal para limpar os brinquedos?

Agora que você aprendeu a higienizar os brinquedos corretamente, geralmente, vem a dúvida de quanto tempo deve separar uma limpeza completa da outra e a resposta para essa pergunta é: depende.

Isso porque, dependendo da quantidade de crianças que têm no seu lar, a higienização precisa acontecer com mais ou menos frequência. Ou seja, se dois ou mais bebês compartilham o mesmo brinquedo, essa tarefa precisa acontecer todos os dias. Isso porque eles compartilham o mesmo item na hora da brincadeira e podem entrar em contato com secreções.

Já se você tem apenas um bebê em casa, a frequência ideal para realizar a limpeza é de 2 a 3 vezes por semana. Porém, se seu filho está doentinho, é necessário higienizar todos os dias para evitar que o vírus se propague.

Criança brincando

Como limpar brinquedos de metal e pelúcia

O tratamento com os brinquedos de plástico e outros materiais que não estragam com o contato com a água é diferente com os itens fabricados com metal, pelúcia ou madeira, por exemplo.

A melhor forma para realizar essa tarefa é usar um pano limpo com álcool 70%, mas, se o brinquedo é produzido com material que estragam com o contato com álcool, o ideal é usar uma esponja úmida com detergente ou sabão neutro.

Já no caso das pelúcias, é ideal higienizá-los na máquina de lavar roupa pelo menos 2 a 3 vezes por mês. Além disso, é indicado guardá-los dentro de um saco plástico ou de pano para evitar o acúmulo de poeira. Os itens de madeira, por sua vez, têm um cuidado diferenciado: use apenas um pano seco umedecido levemente.

 

Ursinho de pelúcia

Para crianças maiores: higienize os eletrônicos

Além dos bebês, as crianças com média de 4 anos de idade ainda estão suscetíveis a ficarem doentes por conta da falta de higienização dos brinquedos e demais itens que elas usam no dia a dia.

É importante lembrar que, caso você permita o uso de aparelhos eletrônicos nesta idade, esse deve ser muito restrito, tendo em vista que o uso excessivo pode acarretar vários problemas no desenvolvimento dos pequenos.

Tratando-se da higienização desses itens, você precisará apenas de um pano seco e álcool 70%. Passe uma porção do produto no pano e realize a limpeza em toda a superfície do aparelho. Por fim, deixe-o secar completamente para voltar a usá-lo com segurança – essa dica também serve para os seus aparelhos eletrônicos.

 

Criança usando smartphone

Então, o que você achou desse passo a passo super simples e dicas especiais para realizar a limpeza correta dos brinquedos e outros itens que as crianças têm contato? Com certeza, agora você terá muito mais tranquilidade na hora de vê-los aproveitando seus momentos mais divertidos.

Se você gostou deste post, deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou dúvida. Nós da Casatema teremos o prazer em responder a todas! Além disso, siga-nos no Instagram para conferir as novidades em primeira mão sobre os melhores itens montessorianos para bebês e crianças. Nos vemos por lá!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Cabana infantil: como fazer? Ensine seu filho brincando!

Como organizar guarda-roupa infantil de forma funcional: 5 dicas!

Próximo