Brincadeiras para crianças: 7 jogos de diferentes culturas

Vamos brincar? Um dos temas que a gente adora colocar aqui no blog são as brincadeiras infantis. Elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento e no aprendizado das crianças. São momentos de diversão, estímulos para a criatividade, oportunidades de socialização e contribuição para o desenvolvimento físico e cognitivo.

Pensando nisso, nós fizemos uma pesquisa ao redor do mundo, buscando as brincadeiras mais populares entre as crianças. O resultado é uma lista super original para você aproveitar, se inspirar e adaptar conforme às suas necessidades. Professoras, mães, pedagogas e cuidadoras, aproveitem este post que montamos com muito carinho pensando nos nossos pequenos.

1. Kabaddi (Índia)

Originária da Índia, o kabaddi é um jogo tradicional que combina habilidades físicas e estratégia. Curiosamente, ele é o esporte nacional da Índia e muito popular em toda a Ásia — é como uma variação do pega-pega que a gente conhece bem.

A ideia é que um jogador, conhecido como “raider”, toque os membros da equipe adversária e retorne à sua metade do campo antes de ser capturado. Cada pessoa tocada pelo raider fica de fora do jogo e, quando alguém é tocado, os times se alternam entre ataque e defesa.

O primeiro time que conseguir eliminar todos os adversários ganha. O kabaddi pode ser jogado em qualquer espaço que seja possível delimitar uma área de jogo suficientemente grande para as crianças correrem. As equipes se revezam entre atacar e defender, o que o torna um jogo dinâmico e emocionante.

2. Skipping rope (Estados Unidos)

O skipping rope, também conhecido como pular corda, é uma brincadeira que ficou popular nos Estados Unidos e logo se espalhou para várias outras partes do mundo. De uma brincadeira a um esporte profissional, hoje existem muitos estilos e cantigas para pular corda. Essa brincadeira é maravilhosa para desenvolver a coordenação motora, o ritmo, a noção espacial e o raciocínio rápido das crianças, além de ser super saudável!

crianças brincando de pular corda

3. Mancala (África)

Essa dica é muito legal! O mancala é um jogo de tabuleiro originário da África, sendo um dos jogos mais antigos conhecidos. Existem mais de 800 variações em toda a África e Ásia, cada uma com suas próprias regras. É uma brincadeira cheia de estratégias que requer habilidades de contagem, planejamento e experiência.

Existem tabuleiros para comprar, mas você pode montar o jogo em casa com objetos usuais. Com duas fileiras paralelas de 6 “copinhos de café” e dois potes maiores nas extremidades delas, você tem um tabuleiro de mancala. Em cada copinho, devem conter 4 contas (sementes ou grãos).

família juntas brincando de uma brincadeira infantil da Africa

O objetivo é capturar as contas do lado adversário para si. Isso se faz retirando as 4 de um único copinho e distribuindo uma a uma pelos seguintes no sentido anti-horário. Os potes maiores entram na contagem e valem pontos para cada jogador. Na regra mais simples, quem conseguir capturar mais contas ao final é o vencedor.

4. Bambolê (Egito)

Sim! O bambolê, embora popularizado no Ocidente, tem suas origem no Antigo Egito, onde era feito de materiais naturais. E sabe o que mais? Ele era usado pelos guerreiros como um exercício militar. Se você já bamboleou, sabe que, de verdade, não é tão fácil assim. Não demorou para o objeto se tornar uma diversão e, hoje, é uma das brincadeiras antigas mais populares do mundo.

crianças com o bambole na cintura

A atividade envolve habilidades de coordenação motora, equilíbrio e destreza. Não tem segredo: as crianças devem girar o bambolê ao redor da cintura, braços ou pernas, mantendo-o em movimento constante. Ele também pode ser um excelente recurso para muitas outras brincadeiras!

5. Diabolô (China)

O diabolô, também conhecido como ioiô chinês, é um brinquedo tradicional que envolve habilidades de malabarismo, equilíbrio e destreza manual. Ele é composto por dois copos opostos com um eixo no meio. O objetivo é manter esse copo em movimento giratório com a ajuda de uma corda sustentada por duas varetas. Com a manipulação das varetas, é possível criar movimentos e manobras impressionantes.

Apesar de ser um pouco desafiador para crianças menores, ele envolve um aprendizado constante que pode engajar e ensinar aspectos como a disciplina e a dedicação para as crianças. É possível encontrar opções para vender na internet com facilidade ou fazer o brinquedo com objetos recicláveis em casa, criando mais uma experiência para compartilhar com as crianças.

duas crianças brincando de Diabolô

6. Peteca (Brasil)

A peteca é um jogo popular no Brasil, com origens indígenas e portuguesas. Ela já é reconhecida como esporte nacional em algumas regiões e continua sendo uma das brincadeiras tradicionais mais populares do nosso país. O objetivo é manter a peteca no ar, utilizando as mãos ou pés, sem deixá-la tocar o chão. Uma oportunidade para brincar no quintal, na praia, em parques ou nas quadras esportivas. Dá para jogar sozinho, em duplas, em roda ou em equipes.

Sabe aquela brincadeira ótima para estimular a espontaneidade e gastar energia? Essa é a escolha perfeita. Super simples e muito eficiente, pode confiar!

7. Elástico (Filipinas)

Mais uma brincadeira popular no mundo todo, o jogo do elástico tem origens nas Filipinas. Lá, ele é conhecido como “gumi-ela”. A ideia é que os participantes no centro do jogo realizem movimentos predeterminados com um elástico, pulando e deslocando-se conforme as instruções, criando emaranhados que devem ser desfeitos com outra sequência de movimentos.

Ele é muito divertido e os níveis de desafio vão do mais simples aos quase impossíveis em que as crianças se divertem e não se entediam. Que viagem! Agora, você já tem mais opções de brincadeiras para incluir no seu repertório de atividades. Aproveite a visita e descubra também atividades montessorianas para crianças de todas as idades. Boa leitura!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

As melhores camas para crianças de 2 anos

Tudo sobre o desenvolvimento das crianças de 3 anos

Próximo