Varanda decorada – 7 ideias para mudar seu espaço

Tire do papel o sonho da varanda decorada com as ideias da Casatema!

Ter a varanda decorada é uma ambição para muitas pessoas, principalmente para aquelas que gostam de receber convidados e querem criar um ambiente perfeito para isso e, também, para aquelas que querem transformar o espaço em um cantinho particular para relaxar e aproveitar a brisa natural ao longo do dia.

Independente do caso, fazer as escolhas certas para acertar em cheio na decoração é um passo essencial para deixar o espaço perfeito para os planos que você tem em mente para ele. Desde a escolha dos móveis, a sua disposição e até na paleta de cores a ser usada.

Se você precisa de ajuda nessa missão, separamos aqui algumas dicas que com certeza vão te ajudar! Continue a leitura, veja o que nós da Casatema preparamos para você e tire logo a suas ideias do papel!

7 dicas para fazer a sua varanda decorada

Para conseguir sucesso no seu projeto da varanda decorada, é preciso pensar nos detalhes que fazem a diferença no visual do ambiente. Veja agora algumas dicas que vão te ajudar a pensar em tudo isso e fazer as melhores escolhas:

1. Tenha uma paleta de cores e se atenha à ela

Em qualquer projeto de decoração, um dos passos mais importantes é decidir qual vai ser a paleta de cores trabalhada no ambiente. Muita gente acaba se esquecendo disso e, no final, o resultado acaba ficando bem longe do que se esperava.

Portanto, não cometa esse erro! Procure inspirações e decida quais são as que você mais gosta. A paleta de cores vai cumprir o importante papel de ditar a atmosfera criada pelo ambiente. Por exemplo, se quiser algo mais sofisticado, o preto e o branco com certeza não poderão faltar. Se quiser um ambiente com ares criativos, a mistura de cores vivas como o amarelo e o laranja serão muito bem-vindas!

As cores da sua paleta, é claro, não serão as únicas presente no ambiente, mas deverão ser as principais, que se destaquem aos olhos. Tendo uma paleta definida, você poderá utilizá-la para decidir quais serão os móveis e as decorações que você irá trazer para sua varanda decorada.

Uma boa forma de trabalhar com a paleta de cores, dando destaque para ela, é com papéis de parede. Já pensou em utilizá-los na sua varanda? Existem opções perfeitas para esses ambientes externos! Saiba mais lendo nosso outro conteúdo, que comenta sobre como decorar a casa com papéis de parede.

2. Escolha móveis de madeira se quiser uma decoração rústica

Muita gente gosta de encher a varanda decorada com móveis de madeira exposta, como mesas e cadeiras rústicas. O estilo é perfeito para áreas externas pois combina super bem, então pode apostar sem medo!

As mesas de madeira com 6, 8 e até mesmo 12 lugares são ótimas opções para quem quer decorar o espaço para receber um bom número de convidados. Com essas opções, você poderá criar uma atmosfera campestre e bastante aconchegante, que poderá ativar lembranças da infância de muita gente!

Mesa de madeira comprida com dois bancos da mesma dimensão comprimento

Para acompanhar esse estilo, escolha bancos ou cadeiras igualmente rústicos, que contribuam para a construção da atmosfera aconchegante, com toques do campo. Engana-se quem pensa que os móveis de madeira maciça só podem criar decorações grosseiras. Se combinados corretamente, eles também podem ser chics e elegantes!

3. Peças de estilo industrial estão em alta e combinam bem!

Para além do estilo rústico, outro visual que está fazendo bastante sucesso nas decorações ultimamente e o estilo industrial, mas isso você já sabia, não é mesmo? Esse é aquele visual que é composto, principalmente, por paredes de concreto queimado, móveis feitos em madeira e ferro preto, linhas retas e até mesmo com canos e ferragens expostas.

Trazer esse estilo para sua varanda decorada é completamente possível e, para isso, a nossa dica é se ater aos elementos industriais nos diferentes móveis. As cadeiras e banquetas, por exemplo, se escolhidas corretamente podem ser o toque perfeito que te ajude na criação do ambiente industrial na sua varanda.

uma cadeira alta com o encosto curto

A banqueta com encosto de trama em vinil preto é um ótimo modelo, que se encaixa perfeitamente com esse estilo de decoração. Combinada com os outros elementos do estilo industrial de decoração, você terá um ambiente com visual moderno e bastante encantador!

4. Prefira estofados se quiser dar mais conforto para seus convidados

Saindo da esfera dos móveis rústicos e industriais, um terceiro caminho que você pode seguir no projeto da sua varanda decorada é a criação de um ambiente que preze pelo conforto e aconchego dos convidados. Nesse caso, as banquetas estofadas serão a melhor opção.

mesa redonda pequena e alta, com 2 cadeiras altas com o encosto pequeno

Normalmente, o estofado carrega um visual aveludado, que contribuirá – e muito! – para a construção da imagem de um espaço aconchegante. Além disso, as cores que mais são vistas nessas peças costumam ser neutras, como o creme, o carbono e o marrom. Todos eles trazem mais sofisticação para o espaço. Logo, se você quer algo que transmita esses valores, sua aposta deverá ser nas banquetas estofadas!

5. Balcão e banquetas otimizam o espaço

Falando em banquetas, uma ótima forma de introduzi-las em sua varanda decorada é junto de um balcão. Essa construção é bastante comum, principalmente ao lado de churrasqueiras, pois é ótima para juntar os amigos em momentos de happy hour ou até mesmo em refeições rápidas, quando você quer deixar de lado o ambiente da sala de jantar para aproveitar um pouco do dia que está fazendo lá fora.

três cadeiras altas com o encosto curto

Por serem peças compactas, essa combinação é perfeita para otimizar o espaço, pois ocupa pouca área do seu ambiente e consegue torná-la funcional para várias pessoas. Na escolha dos móveis, uma dica nossa são as Banquetas Opzione em Madeira Maciça – o visual dessas peças é perfeito para criar uma varanda com ares rústicos e modernos!

6. O que seria da varanda decorada sem algumas plantas?

Para muita gente, varanda decorada é quase sinônimo de um ambiente cheio de vasos de plantas, que dão o verde que falta na decoração da casa. Se você concorda com essa linha, com certeza não vai deixar de garantir alguns bons vasos, que comportem suas espécies preferidas, não é mesmo?

Para decorar com plantas não tem regra, você só precisa mesmo é se atentar ao ambiente ideal para cuidar de cada espécie. Algumas gostam de luz direta do sol, enquanto outras preferem a sombra e a proteção dos ventos fortes. Fazendo a sua pesquisa e encontrando quais se encaixam bem com o espaço que você tem, é só escolher os vasos que combine com a decoração e trazer as plantas para a varanda!

Você pode fazer jardins verticais, decorações pendentes ou simplesmente deixá-las sobre os móveis que você já tem por ali. Espécies queridinhas como as jiboias, as samambaias, as dracenas e as costelas de adão podem ser uma boa escolha, pesquise-as!

7. Não se esqueça da iluminação para usar o ambiente durante a noite

Algo muito importante que você não pode se esquecer em seu projeto da varanda decorada é, também, a iluminação para o uso durante a noite. Você pode garanti-la com luminárias pendentes, luminárias de chão e, até mesmo, com um cordão de luz no teto, que ajudará a criar um ambiente bem mágico.

Como o ambiente será utilizado para momentos de lazer e relaxamento, o melhor que você pode fazer é garantir luzes em tons quentes, como o amarelo. Bem melhor do que as luzes frias, como o branco e o azul, as luzes quentes serão outro fator que te ajudará a criar um ambiente confortável para os momentos que você viverá ali ao lado de seus amigos e família. Pense nisso!

Com isso, chegamos ao fim das nossas dicas para te ajudar a criar uma varanda decorada. Gostou delas? Espero que tenham sido úteis para seu projeto! Lembre-se da regra das paletas, escolha seu estilo de decoração preferido e traga os móveis e itens decorativos certos para construir o ambiente dos seus sonhos. Seguindo o que descrevemos aqui, não tem erro!

Continue aqui no blog da Casatema e veja as outras dicas que temos para te ajudar com a decoração da casa. Uma ótima leitura para continuar seus estudos por aqui é o nosso post “Decorando a parte externa da sua casa!“. Estou te esperando por lá!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Escolha o tamanho de colchão de berço ideal com essas dicas!

Modelo de escrivaninha — qual a melhor para cada ambiente?

Próximo