Hora de comprar a cama infantil? Nós te ajudamos!

Como comprar cama infantil? Qual é a cama ideal? Como deve ser a cama? Essas são dúvidas bastantes frequentes para a tarefa de montar o quarto dos filhos.

O motivo principal das dúvidas sobre o que irá constituir o quarto da criança é em relação a sua idade. Por isso, é preciso planejamento e organização para fazer as apostas corretas e proporcionar um ambiente confortável.

Pesquisar por dicas sobre os itens direcionados para cada idade, o tipo de cama indicada é essencial para concluir essa etapa com sucesso. Afinal, o sono dos pequenos é fundamental, não só para o descanso, mas para o crescimento saudável e desenvolvimento intelectual e criativo. Quer saber como descomplicar o momento de comprar a cama do seu filho ou da sua filha? Acompanhe a seguir!

Devo comprar cama infantil de acordo com a idade? 

Respondendo a pergunta, sim, é importante comprar a cama de acordo com a idade do seu filho! Resolvida a questão, é preciso ter em mente também que os bebês crescem. Isso quer dizer que o berço, ou a cama pequena, baixinha que havia sido colocada no quarto, não será adequada no futuro.

A escolha da cama tem de ser decidida a fim de promover autonomia e segurança para os pequenos. Assim como camas indicadas para um bebê de 1 ano não devem ser utilizadas para crianças de 6, as de 6 anos também não devem ser selecionadas para bebês, certo? Por essa razão, vamos elencar os modelos ideais do móvel em conformidade com a idade.

Cama infantil de 1 a 3 anos

A quantidade de tempo de sono diária para bebês dessa faixa etária se dá em torno de 11 a 14 horas. É a fase em que mais se sente sono e que mais se dorme. Aqui, a recomendação são os berços e as mini camas que ficam diretamente no chão, são menores, evitando o risco do bebê cair e se machucar.

Normalmente, ao completar 3 anos, o modelo da cama pode ser substituída para uma cama infantil de solteiro, já que a criança começa adquirir um tanto de autonomia e a se locomover com maior facilidade.

Cama de 3 a 6 anos

O tempo do sono para essa idade se faz em média de 10 a 13 horas por dia. A quantidade vai diminuindo e o tipo de cama também é outro. Como dito anteriormente, para crianças acima de 3 anos pode ser trocado o berço ou a mini cama por uma cama de solteiro infantil que também não é tão alta, mas possui tamanho maior.

Cama infantil de 3 a 6 anos

 

Dos 6 aos 13 anos

Essa é a idade em que as crianças já estão com a vida escolar acontecendo, por isso a quantidade de sono é reduzida para 11 horas, em média, por dia. Os modelos de cama recomendados para a faixa etária são, ainda a cama de solteiro infantil, a cama casinha, cama com escorrega, cama com telhado, entre outras, para estimular o desenvolvimento dos pequenos. Você encontra tudo sobre esses modelos nesse post!

Estimule lúdico! 

Estimular o lado recreativo da criança é fundamental para incentivar a criatividade. E não somente! Desenvolvimento, proteção, autonomia… Por conta disso é que a escolha dos móveis é uma etapa tão importante na hora de montar o quarto. Eles colaboram de forma direta nesses aspectos.

Dessa forma, selecionar algum dos modelos de cama casinha, com escorrega ou com telhado pode se mostrar uma alternativa eficiente para propiciar o sentimento de independência, lúdico e instigar a imaginação.

O design divertido das camas chama a atenção dos pequenos, despertando a vontade de passar mais tempo brincando nela e, ainda, enraizando a sensação de liberdade para poder ir e vir ao conseguir subir e descer sem a necessidade da ajuda dos pais e de forma bastante segura.

A segurança em primeiro lugar 

A organização do quarto ideal para o filho deve ter como quesito principal a segurança. De nada adianta planejar um cômodo todo elaborado se ele não oferecer segurança para a criança, não é mesmo?

Pensando nisso, além de eleger as camas adequadas para cada idade, uma opção viável e eficiente são as chamadas camas montessorianas. O estilo montessoriano protege ainda mais do que os modelos com grades, apresentam alturas baixas, evitando que a criança caia e se machuque.

Esses são, portanto, aspectos essenciais e indispensáveis no instante de decidir a mobília para o quarto do seu filho ou da sua filha, levando em conta a segurança, primordialmente, o desenvolvimento criativo, lúdico, intelectual e um crescimento saudável, para que ele se torne um jovem autônomo e destemido, preparado para viver bem em sociedade.

Confira nossos modelos no site!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Decorando a parte externa da sua casa!

Adesivo ou papel de parede: Qual é melhor?  

Próximo