Mini cama infantil ou cama infantil
Móveis

Mini cama ou cama infantil: veja qual é melhor para o seu filho!

Qual é a cama ideal? Como deve ser a cama? Essas são dúvidas muito frequentes para ao montar o quarto dos filhos.

A idade da criança é um motivo de dúvidas ao escolher o que fará parte do seu quarto. Por isso, é necessário planejamento e organização para fazer as apostas corretas e proporcionar um ambiente confortável para ela.

Pesquisar por dicas sobre qual tipo de cama é indicada para cada idade, é essencial para concluir essa etapa com sucesso. O sono dos pequenos é crucial, não só para o descanso, mas para o crescimento saudável, desenvolvimento intelectual e criativo.

Quer saber como descomplicar o momento de comprar a cama do seu filho ou da sua filha? Acompanhe o post da semana e veja nossas dicas!

Existe uma cama adequada para cada idade?

Respondendo à pergunta, existe sim uma cama ideal para cada fase da criança. Primeiramente, porque as crianças crescem rápido: não tem como colocar uma criança de cinco anos em um berço, não é? E cada idade apresenta a necessidade de medidas de segurança diferentes.

Os bebês são pequenos, frágeis e delicados, portanto não podem dormir em camas sem proteção, uma vez que podem cair e se machucar. Por outro lado, um leito apertado vai comprometer o sono das crianças já grandinhas, que podem bater nas laterais se a cama for muito pequena.

Isso significa que não adianta comprar uma cama para aproveitar por toda a infância, pois a criança passa por várias fases de transição. Isso quer dizer que o berço ou a cama pequena e baixinha que havia sido colocada no quarto do bebê, não será adequada no futuro.

A escolha da cama deve ser feita a fim de promover autonomia e segurança para os pequenos. Por essa razão, vamos elencar os modelos ideais do móvel em conformidade com a idade.

Veja a seguir os modelos de cama por faixa-etária.

Qual o tipo de cama infantil ideal para cada idade?

Antes de escolher a cama certa para seu filho, é importante ter em mente que a idade não é único fator determinante, pois o tamanho de cada criança é relativo. Assim, nossa intenção é direcionar uma média para que você, mamãe e papai, tenha uma noção de qual seria a hora certa de fazer a troca de cama. Veja só!

Mini cama:  1 a 3 anos

Mini cama com moldura de parede

A mini cama infantil é ideal para bebês com mais de um ano e está grande demais para dormir no berço, mas ainda é pequena para dormir em uma cama maior, o que acontece a partir dos 3 anos. Você vai perceber que é hora de comprar uma caminha quando ele começar a bater nas laterais enquanto dorme ou a fazer de tudo para sair do berço. Sem contar que a criança fica pesada demais para ficar colocando-o e tirando do berço.

A média de sono diária para as crianças de 1 a 3 anos, se dá em torno de 11 a 14 horas. Essa é a fase em que os pequenos mais dormem, pois sentem muito sono. Aqui, a recomendação são as mini camas que ficam diretamente no chão, são menores e bem baixinhas, evitando o risco do bebê cair e se machucar.Além disso, elas têm grade de proteção, ideal para as crianças que rolam na cama.

E se estiver em dúvida de qual modelo escolher, que tal as mini camas em formatos divertidos? Elas com certeza vão proporcionar um ambiente muito mais atrativo e interessante para seu pequenino, incentivando a imaginação e a criatividade.

Ao completar 3 anos, o modelo da cama pode ser trocado por uma cama infantil maior, pois a criança ganha altura suficiente para subir na cama sem ajuda de um adulto, começando a adquirir autonomia e a se locomover com maior facilidade.

Cama infantil: 3 a 6 anos

Bicama infantil com telhado e grade de proteção

O tempo do sono médio para essa idade é de 10 a 13 horas por dia. A quantidade vai diminuindo e o tipo de cama também muda. Como dito anteriormente, para crianças acima de 3 anos podemos trocar a mini cama por uma cama infantil que não seja tão alta, mas levemente maior.

Cama infantil: 6 a 13 anos

Bicama infantil unissex

Essa é a idade em que as crianças já estão com a vida escolar ativa, por isso a quantidade de sono é reduzida para 11 horas, em média, por dia. Os modelos de cama recomendados para a faixa etária são, ainda a cama de solteiro infantil, a cama casinha, cama com escorrega, cama com telhado, entre outras, para estimular o desenvolvimento dos pequenos. Você encontra mais sobre esses modelos nesse post!

Na hora de escolher a cama, estimule  o lado lúdico!

Estimular o lado recreativo da criança é fundamental para incentivar a criatividade. E não só isso, estimula o desenvolvimento, proteção, autonomia, dentre outros âmbitos. Por conta disso é que a escolha dos móveis é uma etapa importante na hora de montar o quarto. Eles colaboram de forma direta nesses aspectos.

Dessa forma, selecionar algum dos modelos de cama casinha, com escorrega ou com telhado pode se mostrar uma alternativa eficiente para propiciar o sentimento de independência, o lúdico e instigar a imaginação.

Cama Infantil com Escorregador, Tenda e Telhado

O design divertido das camas chama a atenção dos pequenos, despertando a vontade de passar mais tempo brincando nela e, ainda, enraizando a sensação de liberdade para poder ir e vir ao conseguir subir e descer sem a necessidade da ajuda dos pais e de forma bastante segura.

A segurança em primeiro lugar

A organização do quarto ideal para o filho deve ter como quesito principal a segurança. De nada adianta planejar um cômodo todo elaborado se ele não oferecer segurança para a criança, não é mesmo?

Pensando nisso, além de eleger as camas adequadas para cada idade, uma opção viável e eficiente são as chamadas camas montessorianas. O estilo montessoriano protege ainda mais do que os modelos com grades, apresentam alturas baixas, evitando que a criança caia e se machuque.

Esses são, portanto, aspectos essenciais e indispensáveis no instante de decidir a mobília para o quarto do seu filho(a), levando em conta a segurança, primordialmente, o desenvolvimento criativo, lúdico, intelectual e um crescimento saudável. Tudo isso para que ele se torne um jovem autônomo e destemido, preparado para viver bem em sociedade.

Agora, mamãe, você está preparadíssima para escolher a cama ideal para o seu filho! Mas lembre-se: não há uma regra, tudo depende do desenvolvimento pessoal da sua criança.

Ah, e se você gostou deste post, continue acompanhando nosso blog para receber sempre conteúdos incríveis pensados especialmente em você. Não perca uma postagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *