Aniversário, um jantar especial, ceia de natal e revéillon, seja qual for a data comemorativa, fazer uma festa em casa e receber a família e os amigos é sempre muito bom!
Quando o evento é planejado fica muito mais fácil organizar tudo com mais tranquilidade, além de evitar dor de cabeça em cima da hora, como a falta de comida para todos. O ano novo é uma ótima oportunidade para reunir a família, aproveite as nossas dicas sobre decoração de reveillón!
O ato de receber em casa é também uma forma de demonstrar que aquelas pessoas que estão ali são queridas. Além de ser uma ótima oportunidade de confraternizar, se divertir e criar momentos especiais e inesquecíveis.
Organizar uma festa pode até parecer difícil, no entanto, com algumas dicas simples e um bom planejamento é muito fácil fazer uma festa em casa sem ter muito trabalho, acompanhe e confira!
Qual a melhor maneira de começar?
Com tanta coisa para resolver, se você não está acostumado ou nunca realizou uma festa em casa, a tarefa pode parecer um bicho de sete cabeças. É normal ficar perdido ou não saber exatamente por onde começar, calma, vamos te ajudar a planejar tudo, de maneira prática e fácil.
Lista de convidados
Essa deve ser a primeira tarefa na hora de organizar uma festa, seja ela em casa ou em um salão de festas. Com a quantidade de convidados definida fica muito mais simples de organizar tudo, desde a comida até as coisas mais simples com a escolha da louça e dos talheres.
Com o avanço da tecnologia, agora ficou cada vez mais fácil convidar pessoas, já que é só enviar o convite pelo Whatsapp, por exemplo. No entanto, se você ainda gosta da moda antiga, pode fazer ou comprar convites prontos e enviar para o endereço dos convidados.
Uma dica importante é pedir para que as pessoas confirmem presença com antecedência, assim, você consegue saber exatamente quem vai comparecer, eliminando o risco de a comida sobrar, ou pior ainda, faltar.
Se a sua casa ou apartamento são menores, o ideal é chamar poucas pessoas para que todos fiquem confortáveis. Caso o espaço seja mais amplo, a lista de convidados pode ser um pouco maior. Atente-se para que tenha cadeiras para todos, afinal de contas, comer em pé pode não ser agradável.
O que servir
A escolha do cardápio vai depender muito da quantidade de pessoas ou do seu tipo de recepção, o ideal é que você dê preferência para comidas que sejam fáceis de preparar e também de servir, para que você não corra o risco de passar boa parte da festa na cozinha.
Outra boa dica é perguntar aos convidados se alguém possui alguma restrição alimentar, como alergia a glúten ou outro alimento. Perguntar se o convidado é vegano ou vegetariano também é uma excelente ideia, assim, você não corre o risco de causar desconforto ou constrangimento na hora da refeição.
Para um jantar, uma boa opção é servir comidas gratinadas ou que não necessitem de tantos preparos. Lasanha, escondidinho de recheios variados, risoto e estrogonofe são ótimas opções, já que além de simples, não necessitam de muitos acompanhamentos. Já para uma festa em casa mais informal, os lanches e petiscos são uma ótima opção.
Veja algumas opções de comidas que agradam tanto crianças como adultos e, além de serem um sucesso, não dão tanto trabalho ao preparar:
- Salgadinhos fritos ou assados;
- Pão de metro;
- Hot dog;
- Quiche ou empadão;
- Pizza;
- Torta salgada;
- Mini hamburger;
- Guacamole e tortilhas;
- Torta salgada;
- Torradas, patês variados e antepastos;
- Tábua de frios;
- Bruschettas;
Veja uma receita fácil de bruschetta, uma ótima opção para servir como entrada.
Ingredientes
- 2 tomates maduros e cortados em cubos;
- 1 dente de alho triturado;
- ½ xícara de azeite;
- Fatias de pão baguete, italiano ou francês;
- Manjericão fresco;
- 1 colher de sopa de orégano;
- Mussarela de búfala em fatias;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo
Para o recheio, misture o azeite, tomate em cubos e o alho, em seguida acrescente orégano, manjericão, sal e pimenta. Fatie o pão e regue com azeite. Coloque a mussarela de búfala e por cima o recheio. Leve ao forno para gratinar e finalize com azeite e manjericão para decorar.
Para a sobremesa você pode servir um bolo, mousses, pavê, cremes e até mesmo salada de frutas.
Decoração
Agora é a hora de botar a mão na massa. A decoração vai depender um pouco de como vai ser a sua festa, se for um jantar, pode ser algo mais formal com louças diferentes e uma toalha de mesa bonita. Se for mais informal, é possível usar até descartáveis coloridos como copos e pratos.
Para fazer uma boa decoração não é necessário gastar tanto. Com criatividade e alguns itens que já fazem parte da sua casa é possível arrasar. Toalhas de mesa, vidros de tamanhos diferentes, garrafas, vasos e até porta retratos podem ser utilizados.
Uma ótima maneira para deixar a mesa muito mais bonita é apostar nas flores. Diferentes arranjos em vasos e vidros de tamanhos diversos são ótimos para decorar. Os balões também caem muito bem, os modelos de gás hélio dão um tom mais sofisticado e elegante.
Bandejas e boleiras são uma boa aposta tanto para preencher os espaços da mesa, quanto para decorar e também servir as comidas.
Se você for da turma do DIY (Faça Você Mesmo), bandeirolas de papel ou painel de fotos são uma ideia incrível e criativa para deixar o ambiente ainda mais divertido e decorado.
Dica extra!
Para garantir a animação dos convidados na sua festa, você pode apostar em algumas coisas de entretenimento que todos vão adorar. Veja algumas sugestões:
- Playlist de músicas animadas;
- Karaokê;
- Jogos de tabuleiro.
Com essas dicas fazer uma festa em casa para receber a família e os amigos vai ser muito mais simples e todos vão se divertir muito.
Aproveite para ler o nosso post sobre como organizar o guarda-roupa infantil e aprenda 5 dicas que vão facilitar a sua vida.