Ninho redutor de berço: entenda o que é e para que serve!

Um dos maiores medos das mães é que o bebê role do berço enquanto dorme, não é? Principalmente quando eles são bem novinhos. Por isso o ninho redutor de berço é essencial para noites tranquilas para pais e filhos!

Quando nascemos, sofremos com a adaptação espacial. Estamos em um lugar bem quentinho e aconchegante e, de repente, não estamos mais. É por isso também que os bebês têm dificuldades para dormir nos berços, camas, sofás, eles são mais “abertos” do que o costume.

Além do desconforto, esses móveis também são perigosos para os bebês ficarem desacompanhados, pois eles podem rolar para os lados, cair e sofrer um acidente bem grave!

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial para você manter seu filho ou filha seguro, enquanto continua com seus afazeres ou aproveita de uma boa noite de sono. Vamos conferir?

Como o ninho redutor de berço pode proteger os bebês?

ninho de berço rosa

O ninho para bebês é como se fosse uma mini cama com bordas de almofadas que envolvem os pequenos, reproduzindo a sensação de proteção que eles tinham dentro da barriga da mãe ou em um colo.

Envolvidos por essas almofadas, os bebês, principalmente recém-nascidos, ficam relaxados e dormem mais fácil. Além disso, os rolinhos não permitem que a criança caia de onde estiver, pois servem como barreira de proteção.

Com isso, os nenês estão seguros, confortáveis e os pais ficam mais tranquilos para fazer o que precisarem, como cuidar da casa, realizar um trabalho ou simplesmente relaxar. Viu? O ninho para bebê é seguro para seu filho e para você!

Até quando seu filho pode usar um ninho?

As utilidades do ninho são especiais para os bebês mais novinhos, mas com tantas opções disponíveis por aí, você pode encontrar modelos maiores, menores ou até mesmo ajustáveis.

É ideal que você tenha o ninho para o bebê dormir desde quando ele nasce, para evitar uma dependência de um dos pais para a hora do sono. E se quiser garantir ainda mais segurança e conforto para o recém nascido, o mini berço é a opção mais adequada para os primeiros 6 meses, pois é compacto e perfeito para ser acoplado ao lado da cama dos pais sem ocupar muito espaço no quarto.

Se preferir, também é possível usar um berço convencional e ir adaptando o tamanho do ninho conforme a criança cresce. Assim ela aproveita melhor o móvel, né?

Depois que você escolher o tipo de berço que mais combina com a sua necessidade, fica mais fácil determinar o tamanho do ninho e até quando seu pedacinho de amor vai precisar dele!

Use o ninho para bebê fora do berço!

A principal função do ninho para bebê é como redutor de berço, afinal, é lá onde se espera que a criança durma a maior parte do tempo. Mas nós sabemos que, no dia a dia, os pequenos acabam dormindo em outros ambientes, pois estão sempre perto de nós.

Então, sem problemas: você pode levar o ninho para fora do berço! Dá para colocá-lo no sofá e ficar pertinho de seus filhos enquanto assiste à sua programação favorita.

Se for passear na casa de alguém, você pode levar o ninho com você. Muitos contam com alças, o que facilita a mobilidade, e dá para acomodá-lo em cima de uma cama de casal ou de solteiro.

É possível, também, colocar o ninho dentro do carrinho de bebê. Se você tiver optado por uma peça maior, pode usá-la mesmo quando a criança for pequenininha com o auxílio do ninho e aproveitar bastante seu investimento fazendo passeios deliciosos em família!

Ah, alguns modelos contam com mosquiteiro embutido, então não precisa se preocupar com os mosquitos e demais insetos nos passeios aos ar livre.

Como fazer um ninho para bebê com coisas que você tem em casa!

ninho de berço caseiro

Se você está lendo esse post agora e não consegue esperar ter que ir até a loja para comprar o seu ninho, a gente tem uma ótima notícia: dá para fazer o ninho redutor de berço na sua casa, sem gastar nada!

Então pega o lápis e o papel e vamos lá!

Você vai precisar de:

  • Duas toalhas;
  • Uma manta ou lençol infantil;
  • Um bebê.

Como fazer:

Primeiro, estique a toalha em uma superfície plana. Na horizontal, enrole a toalha certificando-se de que ela forme um rolo bem firme e não muito grosso. Repita o mesmo procedimento com a segunda toalha.

Em seguida, posicione uma toalha na parte onde ficará a cabeça do nenê, formando um arco. Faça o mesmo com a outra toalha, mas no lugar onde ficarão os pezinhos do baby. Você vai criar uma forma oval e lembre-se de fazer seu ninho no tamanho do bebê.

Por último, cubra o ninho com a manta ou lençol, dobrando as pontas por baixo do ninho, do lado externo. Assim você evita que o nenê puxe o pano e se enrole nele.

Prontinho, agora é só colocar o pequeno no ninho, conferir e ajustar, se necessário, o tamanho e aproveitar!

Viu só como é fácil? No post “Como fazer protetor de berço? Confira nossas sugestões” você aprende outra técnica para montar seu kit berço gastando pouco. Vale a pena tentar!

Mas lembre-se de que esse ninho vai servir como um improviso, afinal, não tem a praticidade de levar para qualquer lugar como os que você encontra nas lojas, né?

Esperamos que com essas dicas você saiba o que é, para que serve e como montar o seu próprio ninho redutor de berço improvisado. Boas horas de sono para você e seu pequeno e até o próximo post!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

MDP ou MDF: qual o melhor para móveis infantis?

Períodos sensíveis – Montessori e as fases de desenvolvimento infantil

Próximo