Móveis para o quarto de crianças – Dicas!

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o bebê recebe diversos estímulos desde o nascimento. Conforme o crescimento das crianças os pais, pensando sobre isso, devem se atentar para experiência dos pequenos e montar um ambiente cheio de bons estímulos, capaz de criar uma atmosfera positiva para o desenvolvimento da criança!

Quando falamos em criar uma atmosfera boa para os nossos filhos, estamos considerando os móveis, a decoração e os brinquedos. Por isso, elaboramos algumas dicas de como escolher os móveis do quarto infatil, priorizando sempre o melhor para o seu desenvolvimento. Confira!

Considere o que o seu filho deseja

Considerar criar um ambiente que seja voltado para a criança é primordial, já que o espaço será especialmente dela. Então, os pais devem projetar um lugar divertido e, ao mesmo tempo, funcional para o seu aprendizado.

Para isso, existem as cores, o papel de parede, os quadros, além dos móveis e brinquedos montessorianos, que são pensados exatamente para promover aprendizado e a autonomia dos pequenos.

Também devemos pensar em deixar os brinquedos sempre ao alcance deles, para que eles possam pegá-los de acordo com as suas preferências e vontades, estimulando a capacidade de decisão. Para isso, existem as caixas organizadoras e os baús de brinquedos, que podem ser deixados no chão, por exemplo.

Faça do quarto um ambiente de aprendizado

Quando falamos em móveis montessorianos, estamos tratando de móveis decorados e projetados para a diversão e o aprendizado da criança. São camas temáticas que, além de ser o local para dormir, trazem um universo fantástico para dentro do quarto. Optar por camas no chão ao invés do berço dá mais liberdade para a criança.

Além das camas, existem os os papéis de parede, que também podem transformar o quarto em um ambiente de aprendizado. Os elementos presentes no quarto podem auxiliar os pais a contar histórias para os pequenos, estimulando a criatividade e a memória. Os brinquedos educativos são também ótimos incentivos do aprendizado, já que estimulam o raciocínio.

Nos primeiros meses da criança, os móbiles e os arcos de brincar são bastante indicados, como primeiros brinquedos oferecidos ao bebê. Conforme eles crescem, existe uma infinidade de opções de brinquedos montessorianos, para cada fase da criança. Geralmente, são feitos em madeira e ensinam matemática, geometria e o raciocínio lógico, e buscam desafiar os pequenos a montar, encaixar e organizar as peças de diversas maneiras diferentes. O importante aqui é deixar que a criança resolva tais desafios, mesmo que ela não acerte de primeira. Com isso, a imaginação e a criatividade ficam livres, aumentando capacidade de decisão e autonomia, projetando essas qualidades para o futuro.

Veja o mundo pelos olhos de uma criança

Até os dias atuais, os pais estão acostumados a ver o quarto como uma decoração comum, muito porque na sua época foi assim. Contudo, hoje em dia, os estudos avançaram e os conceitos mudaram. Nesse sentido, quanto mais a criança for estimulada, melhor será o seu desenvolvimento.

Além das camas-temáticas ou camas brinquedos, escolher os outros móveis para a experiência da criança é bastante recomendado. Por isso, opte por móveis de altura menor em relação aos convencionais – isso facilita o seu filho a pegar os itens de seu interesse, quando ele começar a andar.  Além disso, alguns temas que podem ser abordados por meio de papéis de parede, tapetes, quadros, entre outros objetos de decoração, estimulam o aprendizado da criança. Por isso, optar por temas como mapa-múndi, sistema planetários, selva, mar é sempre uma boa opção para decorar o quarto do seu filho.

Portanto, a ideia aqui é priorizar os elementos criados e pensados para as crianças, criando um ambiente só deles. Por isso, optar por móveis infantis é oferecer o melhor para o seu filho, sempre pesando em seu conforto, segurança e aprendizado!

Veja as nossas opções de móveis infantis e artigos de decoração e escolha o melhor para o quarto do seu filho!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Berço no quarto de bebê – Usar ou não?

Como criar um ambiente divertido para crianças em casa?

Próximo