Conjunto de mesa de jantar para completar a decoração de sua casa!

Nada como entrar em uma casa e se sentir em um lar! É isso que um lugar bem decorado e que foi planejado para refletir a essência de seus moradores passa para quem vive nesse espaço.

Esse planejamento não é feito uma vez só em nossa vida. Tudo é mutável, inclusive nossos gostos, momentos e necessidades. Por isso, por muitas vezes, sentimos que algo está faltando para completar o ambiente em que vivemos.

Considerando que a sala de jantar é um cômodo muito usado em nosso cotidiano, é comum que essa vontade de mudança apareça vez em quando. Pense só, é na sala de jantar que – geralmente – almoçamos com a família, ajudamos as crianças com o dever de casa, recebemos os amigos para o café da tarde, para jogar baralho, entre outros.

A verdade é que o conjunto de cadeiras e de mesa de jantar é usado para diversas funções. Sendo assim, é muito importante saber escolher o conjunto de mesa de jantar!

Quer saber como? Nós te ajudamos!

Como escolher o conjunto de mesa de jantar perfeito para a sua casa?

Além de ser útil, como mencionamos anteriormente, em diversas situações do dia a dia, um conjunto de mesa de jantar se torna extremamente agradável para toda a família, já que todos gostam de se sentir confortáveis na hora das refeições.

Por isso, algumas considerações devem ser feitas antes de comprar um conjunto de mesa de jantar. Dentre elas, selecionamos as mais importantes!

Tamanho do espaço disponível

Essa é a regra de ouro! Não compre nada para sua casa sem levar em conta o espaço que ela dispõe e como os ambientes permitem comportar os móveis – em diferentes aspectos.

Estamos falando de espaço, de tamanho, de possibilidades. Quando for metrificar o ambiente, considere as diferentes posições que a mesa pode ser disposta, na horizontal, na vertical, encostada, etc.

É de extrema importância calcular o espaço disponível na sala de jantar antes de escolher uma mesa e suas cadeiras.

Número de lugares

De forma geral, as mesas de jantar e suas respectivas cadeiras comportam números pares: 2, 4, 6 lugares. Considerar o número de pessoas da sua família é um requisito importante.

Porém, não é uma obrigação que seu conjunto seja condizente com a quantidade de familiares que vivem na casa. Afinal, sua família pode ser constituída de um casal que adora receber amigos e, assim, seria muito mais interessante um conjunto que disponibilize espaço para quatro lugares.

Então, considere como mais relevante a nossa primeira dica (tamanho do espaço disponível) e, depois, o número de pessoas que, usualmente, estarão utilizando o conjunto de jantar.

Decoração

Depois de pensar nos itens técnicos, chegamos à parte mais prazerosa da escolha: usar o critério pessoal para o aspecto decorativo!

É fundamental que você faça essa escolha ouvindo seus sentimentos – gostos familiares e pessoais. Porém, ainda mais importante, é fazer uma tentativa para escolher um conjunto que combine com o entorno.

Provavelmente o ambiente que a mesa e as cadeiras irão compor já tem uma decoração, ou contará com alguma em breve. Por isso, reflita sobre o restante do espaço.

Modelos de mesas de jantar elegantes para sua casa!

Agora que você já entendeu bastante sobre os entornos, vamos considerar estritamente as informações relacionadas às mesas e as cadeiras.

Sempre que for escolher uma mesa, observe a sua estrutura, o tampo e os pés. Materiais como MDF, vidro ou madeira são os mais comuns e indicados por sua durabilidade e facilidade para limpeza.

Para as cadeiras, é importante que você observe, além do encosto e do assento, quantos quilos elas podem suportar. E não se esqueça do detalhe final: o acabamento!

Mesas redondas

As mesas redondas são ótimas, pois, além de permitir que todos se olhem durante uma conversa ou refeição, possibilita que mais cadeiras sejam adequadas. Dessa forma, você não precisa comportar apenas o número original de lugares, se uma visita pintar, é só encostar mais uma cadeira!

mesa redonda

Mesas quadradas

As mesas quadradas são elegantes e clássicas. Alguns conjuntos são vendidos com duas cadeiras a mais, que podem ser usadas nas extremidades da mesa. Ou seja, é uma opção adquirir duas cadeiras extras para momentos destinados a receber convidados.

mesa quadrada

Mesas para espaço restrito

Se o espaço da sala de jantar da sua casa for muito restrito, duas ótimas dicas são: conjuntos dobráveis ou conjuntos em que as cadeiras são embutidas.

O modelo embutido, além de amável, é prático. Pois, o espaço que seria usado pelas cadeiras é economizado, uma vez que elas se integram à mesa, formando um só móvel.

mesa com cadeiras embutidas

O conjunto dobrável, como já diz o seu nome, é mutável. Você pode de forma rápida desdobrar mesa e cadeiras e ambientar sua sala para uma situação. Depois, se quiser desfazer a ocupação do conjunto, é só guardá-lo.

mesa quadrada preta

Mesas para ambiente externo

Pode ser que sua casa tenha um ambiente externo e você esteja pensando em incrementá-lo com um conjunto de jantar. A dica da vez é: mesa bistrô com banquetas ou bancos.

A mesa bistrô é mais alta que as comuns, ela se parece com os modelos usados em bares. Um charme! Quando composta com as banquetas deixa o clima mais descolado e informal.

Mesa para ambiente externo

As mesas que são acompanhadas com um banco extenso – que acomoda duas ou três pessoas – tem um perfil acolhedor. É uma ótima opção para ambientes externos que contam com churrasqueiras, fogões a lenha, áreas de interação.

E aí, já conseguiu decidir qual conjunto vai integrar a sua casa? Se ainda está em dúvida, ou gostaria de conferir as opções de conjunto de mesa, visite o nosso site!

Avalie este post

Deixe um comentário

Anterior

Camas Prime: uma nova tendência em móveis infantis

Como utilizar os nichos para valorizar o quarto da criança?

Próximo