Puffs são itens perfeitos para complementar a decoração do quarto infantil com muito conforto e funcionalidade. Então, que tal alinhar tudo isso a sustentabilidade e um toque personalizado?
Neste post, vamos ensinar o passo a passo de como fazer puff de tecido, para você dar aquele toque a mais de carinho ao quarto do seu filho. Confira!
Puffs para quarto infantil: um elemento especial
Sempre falamos sobre como decorar o quarto infantil, aqui no blog. Junto disso, mencionamos a importância de alinhar a estética a praticidade e conforto para o cômodo da criança a fim de promover um crescimento saudável a ela.
Hoje, o assunto vai unir todos esses fatores: conforto, funcionalidade e decoração. Para isso, nada melhor do que incrementarmos os puffs para quarto infantil!
Eles são itens perfeitos para utilizar no cômodo da criança, do bebê e até de adolescentes, porque, além de confortáveis, possuem cores e formatos divertidos que refletem as características do universo infantil. Assim, eles aprimoram o ambiente do pequeno em diversos sentidos.
Trouxemos ao nosso blog mais um tutorial para montar o quarto da criançada de um jeitinho criativo e super especial, utilizando materiais sustentáveis. Acompanhe a leitura e aprenda como fazer um puff lindo para o cantinho do seu filho!
Ficou curiosa? É muito fácil e temos certeza que você vai se surpreender com o resultado desse artesanato!
Vamos lá?
DIY: como fazer puff de tecido para o quarto infantil
Artesanatos são ideais para dar mais charme à casa, concorda? No quarto dos nossos pequenos, então, eles são mais do que especiais: ter um móvel feito à mão é um ato de afeto e encanto.
O lado bom de fazê-lo de modo artesanal é que fica tudo personalizado, do jeito que a gente gosta. Dessa forma, você pode escolher as cores e estampas pensando na decoração do cômodo infantil e nos móveis dispostos nele.
O melhor de tudo é que é muito simples de criar: além de usar materiais acessíveis, é super fácil de colocar em prática. Olha só o que você vai precisar para os puffs de tecido:
Materiais necessários
- Tecido de sua preferência: você pode optar por um tecido que está em alta, como o linho sintético ou algum bem molinho, como o algodão. Lembre-se de escolher com base na cor do quarto do seu filho, com as tonalidades e estampas que sejam a cara do cômodo da criança.
- Pincel e tinta para tecido: esses itens são opcionais. Você só irá precisar se decidir fazer estampas personalizadas, caso o tecido seja liso. Mas, se possível, faça – fica muito charmoso!
- Material de costura: aqui, entram aqueles objetos básicos que toda mãe tem: linha, agulha, alfinete e afins;
- Enchimento para puff: na internet, você encontra vários tipos de enchimento para o puff, bem baratos. Os mais comuns são as bolinhas de isopor, mas também dá para encher o puff com outro material fofinho, como espuma, roupas velhas, almofadas usadas… por que não, né? A ideia é ser sustentável!
Confira o passo a passo
É hora de arregaçar as mangas! Confira as etapas para a produção do puff infantil:
1. Recorte o tecido da lateral
Esse primeiro aspecto vai depender do tamanho de puff que você deseja. Recorte o material na medida 130 cm X 46 cm, caso queira maior, utilize as mesmas proporções para aumentá-lo.
2. Estampe o tecido
Com o pincel e a tinta, faça desenhos padronizados, como flechas, flores, patinhas de animal, estrelas, enfim, você escolhe. Espere secar.
3. Costure a lateral
Após fazer as estampas, é hora de costurar! Dobre o retângulo no meio, deixando a parte estampada para dentro, e passe a costura na lateral, ao longo do comprimento.
4. Recorte a base e a tampa do puff
Depois de costurada a lateral, a próximo etapa é fazer as bases. Recorte dois círculos com diâmetros de 41 cm cada e repita o segundo passo, que é estampar o tecido.
5. Costure a base e a tampa
Pegue o tecido da lateral e prenda, em cada extremidade, os círculos destinados à tampa e à base do puff. Lembre-se de deixar as estampas para dentro!
Costure muito bem, mas mantenha uma pequena abertura em um dos lados (cerca de 10 cm), para que você possa “desvirar” e preencher.
6. Desvire
Finalmente é hora de colocar as estampas para fora. Mas antes certifique-se de que as bordas estão bem costuradas.
7. Coloque o enchimento
Esse é o último passo! Coloque o enchimento pelo espaço que ficou sem fechar, até ficar fofinho e costure para deixar ficar no lugar.
Viu só como é fácil? Você pode fazer vários puffs para as crianças e montar um quarto muito divertido!
Para quem busca mais praticidade
Tudo bem que é fácil e prazeroso preparar um puff com as próprias mãos, porém, sabemos que nem toda mamãe tem tempo e disponibilidade para isso.
Nesse caso, vale a pena adquirir um que já esteja pronto: na Casatema, temos puffs para quarto infantil lindíssimos e super divertidos para compor o cômodo do seu pequeno.
Há modelos que lembram sofá, macios e muito confortáveis, em diferentes cores, com formatos lúdicos e encantadores, enfim, opção é o que não falta!
Confira nossos puffs infantis, tem um mais lindo que o outro!
E aí, mamãe, gostou do post de hoje? Esperamos que sim! Continue acompanhando nosso blog e não perca uma postagem. Ah, e aproveite para dar uma olhadinha nas nossas redes sociais, temos conteúdos imperdíveis para você!