Você sabe a importância dos brinquedos pedagógicos?

Passar, naturalmente, por todas as fases da infância é um movimento de extrema importância. Isso quer dizer que não se deve acelerar o ritmo da criança, tão pouco reduzi-lo. Ou seja, a criança deve receber todos os estímulos correspondentes à fase que está passando.

Sabe-se, também, o quanto brincar é importante para o desenvolvimento das crianças, isso porque as brincadeiras estimulam o desenvolvimento da cognição das funções motoras dos pequenos.

Um estudo realizado por Maria Montessori, médica e pedagoga, apresentou um método que levou o seu sobrenome, o chamado “Método Montessoriano”. Esse estudo foi realizado a partir de pesquisas científicas e empíricas que chegaram à conclusão de que as fases da criança devem passar por estímulos da autonomia. A palavra “autonomia” é muito importante nesse estudo. É preciso que os pais ofereçam liberdade, com limites, e, principalmente, respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Por isso, foram desenvolvidos os brinquedos pedagógicos ou educativos ou ainda os brinquedos Montessori. Eles são brinquedos pensados, exatamente, para oferecer estímulos de acordo com cada fase da criança. Neste sentido, vamos listar alguns brinquedos Montessori para você.

1 – Mobile para berço

Este tipo de brinquedo, oferecido a criança logo nos primeiros meses de vida, favorece, inicialmente, o desenvolvimento visual, uma vez que a criança começa a seguir as peças do móbile com os olhos. Posteriormente, inicia-se o desenvolvimento da coordenação motora, visto que a criança tenta agarrar as peças que se movimentam. A ideais do móbile Montessori é ser o mais simples possível, sem tantos estímulos como cores fortes ou música. Difíceis de serem encontrados no mercado, podem até mesmo ser feitos em casa pelos pais. Esse brinquedo, além de desenvolver a visão e a coordenação do bebê, também desenvolve a atenção e a concentração, já que se trata de um brinquedo que a criança precisa acompanhar os seus movimentos. Para as primeiras semanas de vida do bebê, uma dica é utilizar formas geométricas diferentes, e, como cores, o preto e o branco. Aos poucos, se indica que sejam incluídos as várias cores e formatos geométricos.

2- Arcos de madeira

Esse brinquedo também é indicado para os primeiros meses do bebê, pois tem funções similares ao móbile. Geralmente, é utilizado quando a criança é deixada para fora do berço, podendo, a mesma, brincar deitada ou sentada. A ideia desse brinquedo é de que a criança interaja com as peças penduradas no arco, por isso, o ideal é escolher formas, cores e texturas diferentes para um maior estímulo. Esse brinquedo propicia a criança a se firmar ao sentar e a auxilia a ficar em pé, conforme ela for adquirindo idade para tal.

arco de madeira

 

3 – Chocalho de madeira ou plástico

O chocalho estimula a coordenação motora da criança, além de aguçar a ideia de ritmo dentro do cérebro da mesma. A escolha do material deve ser feita de acordo com a idade do baby. Sendo os de plástico mais recomendados para as mais novas, para que elas não machuquem o próprio rosto. Já os de madeira, são para as crianças que já têm um controle motor maior para lidar com o brinquedo.

chocalho

 

4 – Instrumentos Musicais

Os instrumentos musicais de brinquedo fazem parte do método Montessori, isso porque a música é uma das artes que mais tocam e estimulam o ser humano ao longo da vida. Muitos estudiosos defendem a ideia de que a música deve fazer parte da grade curricular das escolas, uma vez que, eles acreditam que as melodias têm a capacidade de formar cidadãos mais inteligentes e sensíveis. Depois de oferecer o chocalho, conforme a criança vai crescendo, é possível oferecer instrumentos como a matraca, o tambor, o pandeiro ou o teclado. Ou seja, os instrumentos musicais ajudarão a desenvolver habilidades auditivas e sensoriais ao longo da vida.

instrumento infantil

 

5 – Brinquedos Montessori de Banho

A hora do banho é também um momento de aprendizado e diversão para as crianças, uma vez que a água é um ótimo meio de desenvolver a capacidade motora. Existem diversos brinquedos Montessori para a hora do banho, para que os pequenos possam, desde sempre, desenvolver habilidades sensoriais. Os brinquedos devem ter cores, texturas e materiais diferentes, flutuar ou afundar, para que as crianças percebam as diferenças. Assim, aprenderão enquanto tomam banho!

brinquedo de banho

 

6 – Livros

Os livros, logicamente, não poderiam ficar de fora dessa lista. São ótimos estimuladores das crianças. Eles fazem com que os pequenos relaxem e se acalmem ao interagir com a narrativa. Dependendo da idade da criança, o livro pode conter apenas as figuras que contarão as histórias ou ainda quando tiver trechos de história escrita, fica a responsabilidade do pai e da mãe proporcionar o contato com o hábito de leitura, desde cedo. Existem, ainda, os livros interativos, opções para crianças a partir dos 6 meses. Eles permitem que a criança tenha experiências sensoriais, como: apertar, tocar ou ouvir, já que o livro apresenta relevos.

livro interativo

 

8 – Encaixes de Madeira

Esses brinquedos são dos mais interessantes, podendo ser oferecidos pouco antes de a criança completar um ano. Eles oferecem diversos estímulos, pois permitem empilhar, encaixar ou extrair sons ao bater com as variadas peças de madeira. Existem em formatos de torres de encaixe de peças, das menores para as maiores, para encaixar diversas formas geométricas ou, ainda, é possível formar um determinado objeto a partir das peças como em um quebra-cabeça.

encaixes de madeira

 

Os brinquedos pedagógicos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois estimulam o esforço das mesmas desde cedo, fomentando diversos aspectos cognitivos e motores dos pequenos.

 

Toda criança deve ter o direito de brincar, por isso essa atividade tem sempre que ser pensada para objetivar o desenvolvimento. Esses brinquedos auxiliam na construção ou criação de algo externo, como também a construção de si mesma. Para a construção interna, a criança precisa de esforço, trabalho e atividade. Dessa forma, quanto mais estimulante for o brinquedo, mais interessante será para a criança conquistar os seus objetivos ao brincar.

Avalie este post

1 comentário em “Você sabe a importância dos brinquedos pedagógicos?”

Deixe um comentário

Anterior

Qual o melhor momento para modificar o quarto do seu filho?

Saiba como decorar sua casa com papéis de parede!

Próximo